ESTIMATIVA DA IDADE ATRAVÉS DA ARCADA DENTÁRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cronologia dentária: estimativa da idade dos equinos através do exame dentário
Advertisements

Operação Unitária de Secagem
CONCEITOS E OBJETIVOS DA EPIDEMIOLOGIA
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 14. Massas Atômicas e Moleculares.
HISTÓRICO DENTAL - SINAIS -INÍCIO-LOCALIZAÇÃO-EVOLUÇÃO -TRATAMENTOS PRÉVIOS.
Introdução à Citopatologia UNIP – Assis Profa. Dra. Renata Bittencourt.
Estatística Aplicada. Unidade 2 Representação de Dados Estatísticos (Tabelas)
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Sistema Cardiovascular !. O sistema circulatório ou cardiovascular é responsável pelo transporte de substâncias como, por exemplo, gases, nutrientes,
ALUNOS: FRANÇOISE MARIA JORDHANA DAFFILY MAIARA BARBOSA PEREIRA JULIANA SANTOS BARBOSA PROFESSORA: SHEILA CURSO: FISIOTERAPIA PERIODO: 5C TURNO: NOITE.
Cronologia dentária de caprinos e ovinos SENAR Instrutor: Arilson Pires - Zootecnista COAPSERI - Juazeiro.
2 aula – Características e raças de ovinos e caprinos
Revisão Medidas de Dispersão
PARASITOLOGIA VETERINÁRIA
05/12/2017.
BALANÇO NUTRICIONAL E EFICIÊNCIA REPRODUTIVA DE VACAS LEITEIRAS
TITULO / AUTORES / INTITUIÇÃO
EDUCACIONAL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4
História e Cronologia O que é História? Passado e presente
Contabilidade Empresarial
SURTOS E EPIDEMIAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS
Mariana Lemes Nº19 Pedro Henrique Nº Ana Julia Nº 8ºB
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
O que o Veterinário pode fazer aqui?
Narjara Prates Gonçalves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS
EPIDEMIOLOGIA.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Contabilidade Nacional
Dinâmica de populações
Cria e Recria Novilhas – preparando para lactação
Principais Doenças em Pequenos Ruminantes parte III
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DA GESTANTE
As Estrelas e a sua evolução
Medida da resistência do circuito de terra
CLAMÍDIA A doença “silenciosa”
DEFINIÇÃO Pathos: doença. Logos: estudo. Estudo das alterações estruturais e funcionais nas células, tecidos e órgãos visando explicar os mecanismos.
O que é? Transtorno de desenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação, relacionamento social, aprendizagem escolar, na percepção dos sentidos.
Alex Sandro Rolland de Souza
Aplicações adicionais da derivada
Doença Sexualmente Transmissível Aluna: Karina dos Santos TST - 25
COMO MONTAR UM PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA
Cadeira de estomatologia
INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA.
POR QUE CONHECER O PASSADO ?
Aplicações adicionais da derivada
MISTURAS Prof.: Renê Machado.
Indicadores epidemiológicos e sua evolução histórica no Brasil
História Natural da Doença
Medidas de Freqüência e de Associação em estudos clínicos
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 8
Pitágoras – Filósofo grego
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA.
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Serviço de Psicologia e Orientação ACESSO EO ENSINO SUPERIOR
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
Aula 3.2.
Fornecimento de água no período crítico
Custos para planejamento e controle
Curso de Métodos Epidemiológicos aplicados à Clínica
Estudo caso-controle Hjm jul-2001.
Características Gerais Dos Seres Vivos.
ATLS Advanced Trauma Life Support for Doctors
CUSTOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Circuitos Sequenciais
Orientador (a); Coorientador (a);
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
DEMANDA.
Transcrição da apresentação:

ESTIMATIVA DA IDADE ATRAVÉS DA ARCADA DENTÁRIA CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA 7 período DISCIPLINA: Produção de Caprinos e Ovinos ESTIMATIVA DA IDADE ATRAVÉS DA ARCADA DENTÁRIA Patrícia Bueno das Neves Médica Veterinária

Estimativa da idade através da dentição – Ruminantes. Dentes incisivos (da frente) apenas na arcada inferior (mandíbula) Pulvino dentário: arcada superior (maxilar) - "almofada" A erupção dos dentes de leite ocorre nos primeiros dias de vida do cabrito/cordeiro e são substituídos gradualmente por dentes definitivos à medida que o animal envelhece. 

Estimativa da idade através da dentição – Ruminantes. Assim como as demais espécies, os pequenos ruminantes apresentam duas dentições: Decídua - de leite ou temporária . Definitiva - permanente. Dentes de leite são mais delicados, menores, mais finos e mais claros. Permanentes são maiores, amarelados e com estrias.

Figura 1 - Dentição decídua (de leite) em animal jovem (A) e definitiva em animal adulto (B).

Primeira dentição de leite: É constituída por 8 dentes incisivos (somente na arcada inferior) e 12 molares, totalizando 20 dentes. Dentição permanente (após todas as trocas) é formada por 32 dentes.

Ovino adulto com dentição completa.

Por meio da avaliação da arcada dentária e da evolução dos dentes incisivos (troca do decíduo pelo permanente e desgaste) é possível determinar a idade aproximada dos caprinos e ovinos. Porém, essas mudanças e desgastes dos dentes podem variar em função de inúmeros fatores, inclusive alimentação, que podem prejudicar a avaliação, não sendo este um método preciso e apenas uma estimativa

Essa avaliação é muito importante para: Rebanhos que não fazem controle zootécnico dos animais. Quando se pretende comprar um animal é muito importante fazer essa avaliação para verificar a real idade do animal. 

Exposição da dentição incisiva.

A observação dos dentes incisivos (inferiores) que são utilizados para determinação da idade aproximada dos animais. Dentes incisivos são classificados em: pinças (dentes da frente), primeiros médios, segundos médios cantos, totalizando quatro pares. Não se esqueça de que os caprinos e ovinos possuem incisivos apenas na arcada inferior (mandíbula)!

Dentes de leite, definitivos e desgaste x idade do animal Os cabritos e cordeiros nascem sem dentes Nos primeiros 3-4 dias nascem as pinças e os primeiros médios. Com 10-14 dias de idade nascem os segundos médios e com 25-30 dias de idades os cantos. 

Animal recém-nascido sem dentes (A) e início do aparecimento das pinças com dois dias de idade (B).

Com em torno de 1 ano de idade inicia a primeira troca da dentição de leite pela permanente. O primeiro par de dentes a ser substituído é a pinça (dente da frente).

Troca completa das duas pinças

Existe pequena variação (meses) entre as épocas de trocas dos dentes incisivos quando comparamos animais de raças ou espécie (caprino ou ovino) diferentes. No entanto, como esta variação é pequena e a determinação da idade pela avaliação da arcada dentária é uma estimativa aproximada.

Idade de erupção da dentição permanente e de desgaste em ovinos e caprinos.

Troca completa das pinças e primeiros médios.

Troca completa das pinças, primeiros médios e segundos médios.

Troca completa de todos os dentes incisivos.

A partir dos 4 anos de idade, todas as trocas de dentes de leite pelos permanentes já foram realizadas e o animal é chamado de "boca cheia". Nessa fase a estimativa da idade deve ser feita pela avaliação do desgaste ou arrasamento dos dentes. O desgaste ocorre pelo desaparecimento da parte superior e o surgimento do avale (arrasamento do dente). Porém, animais que recebem alimentos mais grosseiros e com alto teor de fibra podem apresentar maior desgaste dos dentes, o que dificulta a avaliação nessa fase.

Desgaste (arrasamento) dos dentes incisivos.

Após ocorrer o desgaste de todos os dentes incisivos (utilizados para avaliação da idade), por volta dos 6 a 7 anos, começa o afastamento aparente dos dentes. Este afastamento inicia das pinças para os cantos, apresentando-se em todos os dentes por volta dos 9 anos.

Afastamento dos dentes em animais com idade avançada (entre 8 e 9 anos).

Animais com idade avançada podem apresentar perdas de dentes Animais com idade avançada podem apresentar perdas de dentes. Estas perdas estão diretamente relacionadas com a dieta, o estado nutricional e sanitário do animal. 

Queda de dentes em animal com idade bastante avançada (entre 10-12 anos).

Animal de 11 anos de idades, sem nenhum dente incisivo.

Questões para fixação 1- O que é dentição decídua e dentição definitiva? 2- Quantos dentes o animal apresenta na dentição permanente e na dentição de leite? 3- Em que momento é usada a avaliação do dentes para estimar a idade de caprinos e ovinos? 4 – Como são classificados os dentes incisivos? 5 – Quando nasce os primeiros dentes dos cabritos e cordeiros? - pinças e primeiros médios: - segundos médios: cantos: 6- Em torno de que idade inicia a primeira troca? Qual par de dente é trocado? 7 – Quando o animal é chamado boca cheia? 8- Qual fator pode influenciar em maior desgaste dos dentes de ovinos e caprinos? 9- Com qual idade começa o afastamento dos dentes de ovinos e caprinos?

temas seminários Fitoterápicos no controle de endoparasitoses de caprinos e ovinos. Eimeriose em pequenos ruminantes. Verminose em pequenos ruminantes – importância do hamonchus contortus. Ectoparasitas em ovinos e caprinos. Verminose em pequenos ruminantes – uso do Método FAMACHA. Estacionalidade reprodutiva em ovinos e caprinos. Importância do fotoperíodo. IATF – caprinos e ovinos - Vantagens e desvantagens. Exame andrológico em ovinos e caprinos. Diagnóstico de gestação em ovinos e caprinos. Causas de aborto em pequenos ruminantes. Linfadenite caseosa em pequenos ruminantes. Ectima contagioso em pequenos ruminantes. Clostridioses em pequenos ruminantes. Foot root (pododermatite infecciosa) em pequenos ruminantes. Toxemia da prenhez em ovinos. Urolitíase em pequenos ruminantes. Intoxicação por cobre em ovinos e caprinos. Mastite em cabras de leite. Produtos da caprino-ovinocultura de leite . Produtos da caprino-ovinocultura de corte.

Para seminários com temas abordando enfermidades: Agente etiológico Epidemiologia Patogenia Sinais clínicos Diagnóstico Tratamento Controle e profilaxia