COLÉGIO MARIA IMACULADA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO. COORDENADAS GEOGRÁFICAS São um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre o globo que permitem localizar qualquer ponto.
Advertisements

Sociedades Tribais: a educação difusa.
O ensino de Ciências na educação básica propõe que a aprendizagem de Astronomia deva ocorrer nos ciclos iniciais do ensino Fundamental, na área de conhecimento.
O TEMPO Relatividade Instrumentos e unidades de medida Calendários Linha do tempo historiamelao6. wordpress.com.
Na pré-história o homem desenhava nas paredes das cavernas, muitas das vezes, os animais que comiam!
Aristóteles e a forma da Terra Na Antiguidade, o filósofo grego Aristóteles.
Rotação - Dia terrestre - Dia e Noite - Fusos Horário - Efeito Coriollis ou Coriolis.
Teoria contingencial!! 1.
Introdução e Conceitos.
Estudo de Mercado Previsão de demanda.
Ciências da Natureza e suas
EM 2010 Clique Pra Mudar.
tempo Colégio Maria Imaculada
AS FORMAS DE LOCALIZAÇÃO
Os Movimentos da Terra! Os Movimentos da Terra!
ASTRONOMIA X ASTROLOGIA
UM HORÓSCOPO INFALÍVEL
Capacidade Profª Monique Disciplina: Matemática Isabel; nº: 10
Trigonometria.
O que pesquisa o historiador
COLÉGIO JOÃO AGRIPINO FILHO – CJAF-GEO
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Colégio Maria Imaculada
COLÉGIO MARIA IMACULADA - SP
Ciências da Natureza e suas
Sistema Solar Satélites Estrela: Sol 8 planetas Asteroides Cometas
Dinâmica de populações
ROSSBY WAVE PROPAGATION IN A BAROTROPIC ATMOSPHERE
2009 Calendário do ano letivo
Disciplina: Geografia
MATEMÁTICA FINANCEIRA Juros Compostos e Taxas Equivalentes
A esfera celeste e a orientação pelas estrelas
EGITO.
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA” Duração do Dia e as Estações
ENDOCARDITE BACTERIANA BOVINA - Relato de Caso
Ciências da Natureza e suas
de um número real positivo
Planeta Terra Movimentos
CALENDÁRIO 2018.
Estágio Curricular Supervisionado 2018
Síntese Capítulo 2 – A origem do Universo e do Sistema Solar.
FÉNIX EBSSMA PRÓ-SUCESSO 2015/2016.
1ª Reunião de Pais Ensino Médio
FUSOS HORÁRIOS Você já pensou que confusão seria se cada país quisesse adotar uma hora diferente sem um critério comum? Uma convenção internacional realizada.
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
PROGRESSÃO ARITMÉTICA PROGRESSÃO GEOMÉTRICA
FUSOS HORÁRIOS.
Aula 3.2.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS E FUSOS HORÁRIOS
Planejamento Estratégico para Exportação
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
A organização da vida social na visão de Karl Marx
Geografia -Localização-ROSELI BARAÇAL todos os anos
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
9-dez-18 01:48:30.
A PRÉ-HISTÓRIA.
Alunos:Raul Vitor Fraza Biancon Saulo Ferreira Ocanha
CALENDÁRIO PERMANENTE
@blogcantinhodosaber
Tempo e História.
JANEIRO DE 2010 DOMINGO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA
Janeiro D S T Q Q S S
Introdução à História.
Geografia Prof.ª Viviane. Geografia Prof.ª Viviane.
LOCALIZAÇÃO – ORIENTAÇÃO ESPACIAL – COORDENADAS – FUSOS HORÁRIOS
COORDENADAS E FUSOS HORÁRIOS
CARTOGRAFIA GEOGRAFIA 6º ANO Profª Márcia Apostila 1 – CAPÍTULO 5.
A Terra no Universo – 2ª parte – MOVIMENTOS DA TERRA
PLAYBOY Calendário SÓ MULHERÃO.
As Civilizações Hidráulicas
Transcrição da apresentação:

COLÉGIO MARIA IMACULADA TEMPO 6º D: MATEMÁTICA Giovanna-6 Guilherme-8 João Henrique-12 Juliana-15

SUMÁRIO INTRODUÇÃO...................................................................................................02 A ORIGEM DA MEDIDA DE TEMPO..................................................................03 ANO BISSEXTO.................................................................................................07 FUSO HORÁRIO................................................................................................08 BIBLIOGRAFIA..................................................................................................09

INTRODUÇÃO Nós, alunos do 6°D, apresentaremos um trabalho sobre o TEMPO, sua importância em nossas vidas e suas “propriedades”. Estudaremos, também, suas unidades de medida, como: SEGUNDOS, MINUTOS, HORAS, DIAS, SEMANAS... Esperamos que gostem!

A origem da Medida de Tempo De onde surgiu a necessidade de controlar o tempo? Por que acompanhamos sempre o relógio para controlarmos as nossas atividades cotidianas? A Cronologia (o estudo do tempo) é uma das invenções fundamentais da espécie humana! É com base neste conjunto de conhecimentos que a civilização consegue, até os dias de hoje, controlar e organizar sua vida e suas atividades.

Para os caçadores do Período Paleolítico, a posição dos astros e suas periodicidades eram usadas para saber quando a Lua mudaria, em que períodos as diversas estações da natureza aconteciam e qual sua influência no comportamento e migração dos animais para que a caça e a pesca pudessem ser bem sucedidas. Além dos sumérios (povo que viveu na Mesopotâmia), os Egípcios também tinham um calendário que utilizava os ciclos das fases da Lua, mas que passou a utilizar o movimento da estrela Sirius, que passa próxima ao Sol a cada 365 dias, na mesma época em que a inundação anual do Nilo tem início. Isto foi muito importante para o crescimento da civilização egípcia.  Podemos então sintetizar que os fenômenos celestes é que determinavam o período de fertilidade da terra e o comportamento dos animais, grande preocupação de todos os povos. Um dos primeiros relógios utilizados foi o relógio de sol.

Com o desenvolvimento das civilizações, o tempo foi sendo padronizado, até chegarmos às medidas que conhecemos, atualmente: Minuto: unidade de medida de tempo equivalente a 60 segundos ou a 1/60 da hora; Hora: segmento de tempo equivalente a 60 minutos ou vigésima quarta parte de um dia solar (ou do tempo em que o planeta Terra leva para girar em torno de si mesmo); Dia: período que corresponde a 24 horas.

Semana: período de sete dias fixado pelo calendário, de domingo a sábado; Mês: cada uma das divisões do ano [os meses de janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro têm 31 dias; os demais, 30, salvo fevereiro, que tem 28 dias, e 29 quando o ano é bissexto]; Semestre: Período de seis meses corridos; Ano: A volta inteira da Terra em torno do sol, ou, então, um período de 12 meses; Década: Período de dez anos; Século: Tempo corrido de 100 anos; Milênio: Tempo corrido de 1000 anos.

ANO BISSEXTO Um ano bissexto é um ano com 366 dias, em vez de 365. De 4 em 4 anos acrescenta-se um dia ao final do mês de fevereiro. Este dia a mais é acrescentado porque um ano não tem 365, mas sim, 365 dias e seis horas... (aproximadamente) Ao acrescentar um dia ao ano, a cada 4 anos, este problema da “sobra de horas” fica resolvido. Todos os anos divisíveis por 4 são anos bissextos. Então, 2016 foi um ano bissexto e o próximo, será 2020.  

FUSO HORÁRIO Inicialmente, cada nação tinha a sua hora, que era a hora do seu meridiano principal. Por exemplo, a Inglaterra tinha a hora do meridiano que passava por Greenwich, a França tinha a hora do meridiano que passava por Paris. Como as diferença de longitudes entre os meridianos escolhidos não eram horas e minutos exatos, as mudanças de horas de um país para outro implicavam cálculos incômodos, o que não era prático. Para evitar isso adotou-se o convênio internacional dos fusos horários. Cada fuso compreende a 1 hora. Fuso zero é aquele cujo meridiano central passa por Greenwich. Os fusos variam de 0h a +12h para leste de Greenwich e de 0h a -12h para oeste de Greenwich. Todos os lugares de um determinado fuso têm a hora do meridiano central do fuso.

BIBLIOGRAFIA Unidades de medida de tempo. Entenda Unidades de medida de tempo - Escola Kids Unidades de Medidas de Tempo - Matemática Didática www.matematicadidatica.com.br www.somatematica.com.br www.infoescola.com Medidas de Tempo astro.if.ufrgs.br