PROPOSTA DO MODUS OPERANDI PARA CONSTRUÇÃO DO NOVO ESTATUTO DA UFPE Trabalho desenvolvido por : Audisio Costa, Auxiliadora Ferraz, Carmen Chaves. Iranir.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

Consulta à Comunidade Interna
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
1 PUCSP Redesenho Institucional CONSUN 26/03/2008 Aprovações.
PUCSP Redesenho Institucional
Redesenho Institucional CORI
PLANO DE GESTÃO.
Universitario CONSUN conselhos superiores Ensino, pesquisa e ADM SUPERIOR Extensão CONSEPE DA UNIVERSIDADE COMPREENDE Reitoria e Vice-reitoria.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Etapas da construção do PDI IFTO
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
SINAES: Concepções e Diretrizes
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Congresso Nacional da Psicologia
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
Autoavaliação Institucional e a CPA
Governança Curricular Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Comissão de Graduação.
REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PROVISÓRIA Aprovada em 12/08/2014.
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Composição da Comissão de Sistematização do Campus Natal-Central
Encontro Estadual de Formação
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TERESINA
Portaria MCT nº 650, de estabeleceu a nova estrutura do LBA Foram instituídos um Conselho Diretor, uma Gerência Executiva e um Comitê Científico.
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Plano de Gestão da Escola
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
A experiência na UEFS XI Encontro do Setor das Iees/Imes.
Professor Coordenador de Apoio
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. 1 Chamada Interna da Pró-reitoria de Pós-Graduação A pró-reitoria lança uma chamada para a apresentação de novas propostas.
Escola Estadual “Sebastião Gurgel” Oficina: Participação Estudantil
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
1 TEMAS ESSENCIAIS AÇÕES PROPOSTAS Previsão da Criação de Polos Educacionais no Plano Diretor, Plano Municipal de Educação e Estatuto do Magistério Municipal.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
O CCDF E SUAS INSTÂNCIAS VINCULADAS. REESTRUTURAÇÃO A reestruturação do CCDF e suas instâncias vinculadas, de acordo com o Projeto da Lei Orgânica da.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

PROPOSTA DO MODUS OPERANDI PARA CONSTRUÇÃO DO NOVO ESTATUTO DA UFPE Trabalho desenvolvido por : Audisio Costa, Auxiliadora Ferraz, Carmen Chaves. Iranir Júnior, Jairo Honório, Lucinda Macedo, Sergio Sette, Tereza França, Valéria Viana.

DIRETRIZES QUE DEVEM NORTEAR A CONSTRUÇÃO DO NOVO ESTATUTO DA UFPE A – Situação Polítco-geográfica: Evolução histórica e momento atual. B – Globalização no mundo atual: interagir de forma autônoma e ágil com outras nacionais e internacionais, comprometidas com o desenvolvimento de uma ciência solidariamente construída. C – Compromisso: desenvolvimento de uma sociedade humanista, solidária e um meio ambiente saudável. D - Estatuto moderno com estrutura flexível e ágil, que atenda aos avanços científicos, tecnológicos, artísticos e culturais comprometidos com o desenvolvimento humano, a democracia e capaz de ultrapassar gestões. E – Democrático: deve garantir avanços nos diferentes aspectos da evolução da universidade e no fortalecimento da produção científica, do ensino de qualidade na graduação e pós graduação, na extensão articulada com ensino e pesquisa e na qualificação de seus quadros.

INSTITUIR COMISSÃO GESTORA A – Composição: oito membros, sendo três indicadas pelo Conselho Universitário, dois pela gestão da UFPE e um representante de cada uma das entidades: ADUFEPE, SINTUFEPE, DCE.

INSTITUIR COMISSÃO GESTORA B – Funções: - Coordenar o processo de organização nas diferentes etapas da construção do novo Estatuto da UFPE, induzir a criação das comissões executivas setoriais e fornecer-lhes as condições básicas para seus trabalhos. - Criar um sistema de interação virtual: considerando que geralmente os professores, alunos e técnico-administrativos estão envolvidos em suas atividades cotidianas e isto pode dificultar suas participações presenciais nos debates, permite que os membros da comunidade universitária tenham acesso à participarem de debates. - Receber as propostas oriundas das comissões setoriais e de membros da comunidade universitária, sistematizando-as, colocando-as no sistema de interação virtual, do mesmo modo divulgando os calendários planejados em todos os campi. - Garantir a democracia deste processo. - Encaminhar o resultado com a consolidação do Estatuto aprovado ao Reitor.

INSTITUIR COMISSÕES EXECUTIVAS SETORIAIS A - Instituir uma comissão setorial por Centro Acadêmico, cuja composição contemple de forma paritária, professores, alunos e técnico-administrativos, além de dois representantes da direção do respectivo Centro. B - Instituir uma comissão setorial em cada Órgão Suplementar com representantes do corpo técnico-administrativo, da sua direção e, no que couber, dos seus usuários. C - Garantir autonomia no desenvolvimento dos trabalhos, suporte logístico e liberdade para desenvolver discussões, seminários e outras formas de construir propostas a serem incorporadas ao novo Estatuto. D - As comissões setoriais podem promover ações conjuntas para debater temas de interesse do Estatuto da UFPE.

INSTITUIR UM SEMINÁRIO (Estatuinte ou Congresso) PARA APROVAÇÃO DA PROPOSTA FINAL A - Constituição do Seminário: será paritária com representação dos três segmentos que compõem a comunidade universitária. A forma de eleição destes representantes deverá ser debatida pela Comissão Gestora com suas respectivas entidades representativas

B - Os membros deste Seminário serão distribuídos em grupos de trabalho, em torno dos títulos que compõem o estatuto, incluindo os três segmentos da comunidade universitária, nos diferentes Centros e Órgãos Suplementares. C - As propostas aprovadas nos grupos de trabalho serão sistematizadas pela Comissão Gestora e apresentadas para aprovação na Plenária deste Seminário. Aquelas que obtiveram o mínimo de 30% dos votos em um grupo também serão apresentadas, explicitando-se o percentual de votos obtidos. D - As propostas aprovadas neste Seminário serão sistematizadas pela Comissão Gestora e encaminhadas ao Reitor, a quem compete o encaminhamento da proposta do Estatuto para aprovação no Conselho Universitário.

ORGANIZAÇÃO INTERNA a - A Sessão Plenária de instalação do Seminário aprovará seu Regimento Interno, previamente distribuído e elegerá sua Comissão Coordenadora. b - Os membros da Plenária receberão os enunciados dos títulos a serem debatidos, por escrito, previamente à instalação de cada grupo de trabalho. c - Os resultados de cada grupo de trabalho serão entregues, por escrito, aos participantes do Seminário antes de cada Plenária. d - Toda proposta a ser votada na Plenária deverá ter sido aprovada nos grupos de trabalho ou ter neles obtido um mínimo de 30% dos votos, sendo vedada a apresentação de novas propostas no decorrer das Plenárias. Entretanto, duas ou mais propostas de diferentes grupos poderão ser condensadas para melhor expressar o pensamento, sem mudar o sentido. e - Cada Plenária, conforme Regimento Interno terá duração determinada, com hora para início e término e, para cada uma, será definido o número de inscrições, compatibilizando a duração com o tempo de intervenção de cada participante.

CRONOGRAMA A ser definido pela comissão gestora

PROPOSTA DE ESTATUTO PARA SER DEBATIDA NA UFPE I - Constituição do Conselho Universitário; II - Constituição do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão; III - Constituição do Conselho Diretor; IV - Mandato dos Representantes docente, discente e técnico- administrativo, nos órgãos colegiados; V - Conselho de Integração Comunitária; VI - Estrutura da Universidade; VII - Estruturação dos Campi; VIII - Instituições Acadêmicas Especializadas; IX – Núcleos Multidisciplinares; X - Núcleos de Estudos Interdisciplinares.