Alimentos com alegação Diet e Light

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.
Advertisements

O Mercado de Vending e as Tendências em Alimentação Saudável
Informação Nutricional Complementar
Informação Nutricional Complementar
APRESENTA Eu sou diet & Eu sou light.
Alimentos. Área de Conhecimento: Ciências Área de Conhecimento: Ciências Nível: Ensino Fundamental Nível: Ensino Fundamental Série / Bimestre: 4ªsérie.
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Componentes: Mariane, Maria Luísa,
3ª POLICLÍNICA DE NITERÓI
VERDADES MITOS E EM NUTRIÇÃO Cap Serpa– Nutricionista.
Uso de Edulcorantes em Produtos Diet e Light
COMBATE A FOME 6°B.
Alimentação.
Importância da leitura do rótulo
Professor Cristofer A. Masetti
ACERTANDO NA ESCOLHA NO CAFÉ DA MANHÃ
MENSAGEM DO DIA.
Grupos 1 – O que são Calorias. 2- Qual a origem das calorias?
Alimentação Alimentação saudável.
Suplementação e Saúde Boa noite a todos!! O objetivo dessa apresentação é falar não de um produto ou de uma indicação específica de suplementação, mas.
Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
ALIMENTOS Eu sou diet & Eu sou light Prof. Amanda.
Dra. Henriqueta Sacramento
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
As células e os nutrientes
NUTRIÇÃO CLÍNICA I SAÚDE
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
CURSO DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS
ANVISA- Resposta ao Protocolo
CUIDADOS COM A DIETA A dieta do brasileiro sempre se baseou no arroz com feijão associado a algum tipo de mistura composta por carnes e verduras. Nos últimos.
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
COOPERAÇÃO TÉCNICA GGALI - GGPAF
Nutrição do Trabalhador
Alimentação saudável Por Radamés Manosso.
AÇAÍ: CALORIA DO BEM A fruta nativa da Região Norte contém um alto valor nutricional e é a campeã brasileira no combate aos radicais livres. No entanto.
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
Gerência de Produtos Especiais GGALI / ANVISA
Composição dos Alimentos Nutrição Humana - SAU 119
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
Suco, Néctar e Refresco.
Rotulagem e Propaganda de Alimentos
Papel dos Guias Alimentares
Uso de Edulcorantes em Produtos Diet e Light
Profa. Debora Soares Marini – 8° ano – 2015
Trabalho: “Nutrição e saúde”
Porque Engordamos.
Alimentos industrializados
Nutrição animal - Avanços no manejo nutricional -
ALIMENTOS ENRIQUECIDOS
Alimentos Diet e Light CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE
ROTULAGEM DE ALIMENTOS EMBALADOS
OBESIDADE Turma do 8º Ano de Ciências da Escola Evangélica Ágape
CONCEITOS BÁSICOS EM NUTRIÇÃO
Ludmila Santana Braz Bolsista de extensão do grupo Renascer
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Diet x Light Adoçantes Equipe Nutrição 2009.
Pasta Clube de Nutrição de Alvalade.
Novo SuperCrac Eqüinos 2.0
AUDIÊNCIA PÚBLICA Gestão do SUS – Legislação do SUS e Universalidade do Sistema A questão da alimentação especial no SUS Brasília, 29 abril de 2009.
Profª Adriana S. Nagahashi 2015
CONTINUAÇÃO Guias alimentares
FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO AULA 3
Desenvolvimento de Produtos: aspectos legais
Nutrição na Atividade Física no Âmbito Escolar
Componente Curricular: Educação Física Hidratação Professor Irapuan Medeiros de Lucena.
Atendimento ao Consumidor e Rotulagem
composição, nutrição e energia
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Alimentos Diet e Light.
Transcrição da apresentação:

Alimentos com alegação Diet e Light Prof.ª Meire Braga

Produtos com Alegação Diet ou Light Produtos com alegação Light: -Portaria SVS/MS n.º 27 de 13/01/98. O termo light significa uma alegação de uma propriedade nutricional que o produto possui no sentido de redução do teor de um determinado nutriente ou teor calórico. - Uma grande parte dos produtos alimentícios industrializados, que apresentam um teor considerável de açúcares ou gorduras em sua composição, já possuem a sua versão light. Isto é, uma redução o teor de açúcares, de gorduras, ou de ambos.

Produtos com alegação light Essa redução tem que ser no mínimo de 25% em relação ao convencional para que o produto seja considerado light. Este procedimento implica geralmente a redução do valor energético, tornado o produto viável nas dietas de emagrecimento ou controle de peso.

Produtos com alegação light O termo light pode ser inserido na rotulagem dos alimentos obedecendo a duas situações de acordo com as normas da legislação vigente: 1.Conteúdo absoluto: refere-se a alimentos com baixo teor em um determinado nutriente, podendo ser utilizados os seguintes termos: baixo, leve, low ou lite. Para cada nutriente, há um determinado valor para que o alimento seja considerado light. EX: Gorduras Totais  Atributo   Condições no produto pronto para consumo  Baixo Máximo de 3 g de gorduras / 100 g (sólidos)    Máximo de 1,5 g de gorduras/100 ml (líquidos)   Não Contém  Máximo de 0,5 de gorduras / 100 ml (líquidos) 

Produtos com alegação light 2. Conteúdo comparativo: refere-se àqueles produtos que têm o teor de determinado nutriente reduzido em comparação com um alimento similar, o qual é geralmente denominado tradicional ou convencional. Isto é, quando do alimento tradicional possui algum nutriente que seja considerado prejudicial à saúde humana é reduzido , daí então o produto é denominado light. No entanto essa redução precisa obedecer as normas da legislação vigente , que determina que a diferença do determinado nutriente entre o produto tradicional e o light deve ser no mínimo de 25 %.

Produtos com alegação Light Considerações importantes: Embora o teor calórico não seja um nutriente , ele está passível de redução mos produtos tradicionais, portanto, um produto contendo 25% de redução em seu teor calórico é considerado light para calorias. A alegação light para teor calórico é bastante utilizada pelas indústrias alimentícias

Produtos com alegação Light Considerações importantes: O termo light significa apenas redução em um ou mais nutrientes, o que não significa que: O produto seja necessariamente isento do referido nutriente; Que o produto não contribua para o aumento de peso. O produto light só será efetivo caso substitua a mesma quantidade só produto tradicional que seria consumida.

Produtos com alegação Light Situações em que produto light seja isento em algum nutriente: virá com uma das expressões: “não contém”, “isento”, “sem”, “livre”, “free”. Será importante verificar se tal supressão do nutriente em questão, contribui para redução significativa do valor calórico do produto.

Produtos com Alegação Diet Portaria da SVS/MS n.º29 de 13/01/98 Alimentos com alegação diet em sua embalagem necessitam de uma redução bastante severa de um determinado nutriente. Ex: açúcar ( diabéticos), sódio ( hipertensos),o colesterol (para os hipercolesterolêmicos) e as proteínas (para os portadores de insuficiência renal ). Um alimento para ser chamado diet para açúcares, por exemplo, necessita ser isento, ou conter no máximo 0,5% de açúcares em sua composição.

Produtos com Alegação Diet Todo alimento com a alegação diet é classificado pela legislação brasileira como alimentos para fins especiais. Alimentos para fins especiais: são aqueles especialmente formulado ou processados , nos quais se introduzem modificações no conteúdo de nutriente, adequados à utilização em dietas diferenciadas e ou opcionais, e ou atendendo às necessidades de indivíduos em condições metabólicas e fisiológicas específicas.

Produtos com Alegação Diet No entanto, deve-se atentar que além dos grupos em que é necessário o uso de alimentos diet com restrição de algum nutriente, o conceito de alimento diet é mais abrangente, uma vez que engloba produtos desenvolvidos para praticantes de atividade física, para controle de peso, para nutrição enteral, alimentação de lactentes e crianças de primeira infância, gestantes, nutrizes, idosos entre outros grupos populacionais específicos.

Produtos com Alegação Diet Importante saber que, de acordo com a legislação brasileira, um produto que não tenha adição de açúcares, mas contenha os açúcares naturais dos ingredientes: entrará na categoria de alimentos para dietas com ingestão controlada de açúcares, e esta alegação precisa vir no rótulo; A legislação também permite , para essa categoria, a utilização do termo diet na rotulagem do produto; Esta determinação é um fator desfavorável para diabéticos, pois tal alimentos pode conter originalmente muitos açúcares em sua composição e mesmo assim ser considerado um alimento diet; Um indivíduo diabético, pouco esclarecido, poderá adquirir tal produto, supondo que o mesmo seja adequado para ele.

Produtos com Alegação Diet Importante salientar que: - Produtos alimentícios com alegação diet, para açúcares, poderá conter alto teor de gorduras e calorias. Tais alimentos, constituem péssima escolha para indivíduos preocupados apenas com a perda de peso. Ex;Chocolates sem adição de açúcares, os quais geralmente são ricos em gorduras, contendo assim bem mais calorias que os tradicionais.

Considerações sobre produtos com alegação Light ou Diet Necessidade de leitura e entendimento dos rótulos; Alguns produtos podem ser light simultaneamente para açúcar e gorduras,mas a maioria é para apenas um destes ingredientes; Ter em mente que um produto light em gordura será indiferente para diabéticos que esteja em seu peso ideal; Um produto light apenas para açúcar não trará vantagens para uma pessoa com hipercolesterolemia. Pode inclusive ter desvantajoso se a gordura, nesses produtos, estiver acima de quantidades convencionais. Exemplo clássico são os chocolates sem adição de açúcar disponíveis no mercado;

Considerações sobre produtos com alegação Light ou Diet A gordura é um importante nutriente em diversas funções orgânicas,e,portanto indivíduos em submetidos à dietas radicais não devem esquecer que necessitamos de no mínimo 25% de lipídios em nosso dieta diária; A invasão de produtos diet ou light no mercado é um avanço positivo da tecnologia de alimentos, já que esses produtos são efetivos auxiliares em diversos tipos de dietas. Entretanto, como qualquer produto industrializado, devem ser consumidos com moderação. Os alimentos in natura são fontes nobres de nutrientes essenciais, e o seu consumo diário associado a uma dieta balanceada e, sem dúvida um dos fatores necessários para o alcance de uma vida saudável.