VII ENCONTRO ANUAL DE COORDENADORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Advertisements

Programa de Ética e Cidadania
O Currículo na Educação Infantil
MÍNIMOS ÉTICOS E PRÁTICAS ESCOLARES
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Educação Online e suas Diversidades
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
5S (House Keeping) Fabiola Andrea Cucit Dutka Flavia Vieira Pinto
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Vídeo Educar – Rubem Alves
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
Ana Cristina Ghisleni
Educação Permanente em Saúde :
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Essa é minha escola.
Núcleo Regional de Educação de Toledo
TEMAS TRANSVERSAIS (PCN´S) UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
A FORMAÇÃO CONTINUADA NA VISÃO DE
Programas sociais para a infância
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
Promoção e Prevenção da Saúde
SECRETÁRIO DO ESPORTE EVANDRO ROGÉRIO ROMAN. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é considerada epidêmica. Nos Estados Unidos estima-se.
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Cuidar e Educar: Papel de quem?
Perfil do Profissional
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS À LUZ DOS DIREITOS HUMANOS: UMA ALTERNATIVA PARA A CULTURA DE PAZ NO AMBIENTE ESCOLAR.
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL (ASB)
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
Contexto de atuação do CME
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL (ASB)
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
SEAC – Escola de Educação Profissional
ANTONIALLI A.L.C.; ANTUNES, S.R.; CAOVILA, J.; CARIOLA, S.G.; GRAMANI, R.C.B.; GIRARDI, A.M.M.; MATUMOTO, M.A.S.; SILVA, D.P.; SILVA, E.C.P. CURITIBA/
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL (ASB) Serviço de Ensino a Distância (SEaD
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL (ASB)
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
SEAC - ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL À DISTÂNCIA CURSO ASB – AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL PROFESSOR: FÁBIO CRISTIANO ALUNA: ROSELI AP. BRISIDA DISCIPLINA:
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
SEAD- Serviço de Educação à Distância- Escola SEAC
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL AOS POVOS INDÍGENAS
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
TRABALHANDO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM REDES SOCIAIS EMEF VILA SÃO JORGE PORTÃO.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Transcrição da apresentação:

VII ENCONTRO ANUAL DE COORDENADORES EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE: CONSTRUINDO CIDADANIA Marta Quintanilha Gomes

O que significa educar para a saúde? É ensinar a ter bons hábitos de higiene? É ensinar a alimentar-se adequadamente? É ensinar como se cuidar para não adoecer?

Hábitos de higiene, alimentação adequada e controle de doenças... Há muitos entendimentos sobre o que é cada um desses itens: se inscrevem em um contexto, em um período histórico.

Ilustração com situações contemporâneas. Filme Babies – 3:05 a 10:05 Nascimentos: Namíbia, Mongólia, Japão e Estados Unidos.

Com que conceitos de educação e saúde estamos trabalhando nos municípios? Os que estão descritos nas leis, nas políticas, são os mesmos de toda população? Se não, como aproximarmos?

EDUCAÇÃO E SAÚDE OMS – o conceito de Saúde está vinculado ao bem estar físico, psíquico e social. Educar é apontar possibilidades para compreender a vida e nela estar bem. Áreas que historicamente não se comunicam.

Compartimentalização do conhecimento. Superespecialização.

Saúde na escola Rotinas de alimentação Atividades de higienização (cuidado com os dentes) Prevenção à saúde física

Como as escolas gerenciam isso? As atividades ligadas à saúde são pauta de discussão com os professores? Como? A saúde faz parte da Proposta pedagógica do município e dos Projetos pedagógicos das escolas?

Para que se faça Educação para a Saúde é preciso considerar isso parte do projeto da cidade e da escola. Considerar que essa demanda vai muito além de situações(atividades)isoladas, mas um conjunto de atitudes que irão construir uma cultura de cuidado consigo e com os outros.

“Quando cuidamos estamos educando e quando educamos estamos cuidando.” Cuidar e educar são ações inseparáveis. “Quando cuidamos estamos educando e quando educamos estamos cuidando.”

Aprender a ter cuidado consigo é uma forma de se colocar na relação com os outros. Na medida em que me cuido, me sinto melhor, mais seguro nas relações que estabeleço com os outros.

Sou capaz de posicionar-me socialmente, de exercer a cidadania. História da Ratoeira