Profa. Dra. Iolanda B. C. Cortelazzo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Portal do Professor SEED/MEC
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Plano de Ação Pedagógica
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Marcos Alexandre Barros
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
A construção de Recursos didáticos Montando um quebra-cabeça
FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Novas Funções dos Professores de EAD
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Profa. Reane Franco Goulart
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Multimídia e Comunicação Educativa
Organograma Simplificado da Diretoria de Tecnologia Educacional
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
RECURSOS AUDIOVISUAIS
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
Educação, Comunicação e Tecnologia I Iolanda B. C. Cortelazzo Doutora em Educação pela FE-USP São Paulo -
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
As tecnologias da Inteligência. HIPERTEXTO "A idéia do hipertexto foi enunciada pela primeira vez por Vanevar Bush em 1945, em um célebre artigo intitulado.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

Profa. Dra. Iolanda B. C. Cortelazzo iolanda@boaaula.com.br Multimídia Educativa Profa. Dra. Iolanda B. C. Cortelazzo iolanda@boaaula.com.br CNS – FACINTER 2006

Educação e Comunicação Não há educação sem comunicação ; mas que tipo de comunicação se realiza no espaço educacional?

Comunicação processo de interação social – baseado no uso de sistemas simbólicos – pelos quais os seres humanos trocam experiências cognitivas e afetivas por meio de diálogos, influenciando, uns aos outros reciprocamente e com diferentes propósitos (BELTRAN, 1972, p. 22).

Comunicação não são 'as mensagens' que são transferidas na troca comunicativa (o que pressupunha uma posição de igualdade entre emissor e receptor) mas antes é a relação comunicativa a que se constrói ao redor de um 'conjunto de práticas textuais” (WOLF, 1987:143-147)

Como se realiza a comunicação, para Freire (um educador) e para Lévy (um estudioso da comunicação)?

Paulo Freire Co-participação de emissor e receptor na compreensão da significação do significado de forma crítica, como elemento essencial da educação, comprometida com o contexto histórico.

Pierre Lévy Relacionamentos entre interlocutores, mediatizados pelas TICs, num contexto dinâmico que provoca ... redes de conexões, transformando a mensagem recebida e construindo novas mensagens .

Comunicação Social profusão de mídias “interativas”; Redes de comunicações; Multidirecional.

Comunicação Escolar

Comunicação Escolar Emissor (professor) para receptor passivo (aluno) Quadro de giz, retro-projetor, livro, vídeo, data-show. Unidirecional.

Como se transforma a Comunicação Escolar em Comunicação Educativa, próxima da Comunicação Social?

Comunicação Educativa Professor Conteúdo Mídia Aprendiz

Junqueiro Al Manaus AM Balsas Ma Chopinzinho PR Curitiba PR Campinas SP Valparaiso GO Joinville SC Santa Maria RS

Mídia e Educação “A origem do termo é latina, medium (singular) e media (plural) querem dizer meio e meios. Em inglês, os termos são usados para designar um meio (medium) e os meios (media) de comunicação, pronunciando-se midium e midia" (SANTAELLA, 1996:24).

Cada mídia que aparece na escola substitui a anterior, ou, combinadas, formam uma rede de mídias?

Redes de Mídias TV – noticiário com imagens rápidas Rádio – notícias comentadas Jornal – notícias comentadas com ilustrações Revista semanal – aprofundamento do tema a partir de uma pesquisa Filme ou vídeo – ficção ou documentário Livro – aprofundamento a partir de investigação

Redes de Mídias na escola Vídeo – apresentação motivadora Quadro-negro – apresentação Retro-projetor -texto com ilustrações Jornal, revista, fotocópias trazidas pelos alunos – aprofundamento em equipe Filme ou vídeo – aprofundamento Livro – aprofundamento a partir de investigação Internet – aprofundamento com diferentes visões

Redes de Comunicações Comunicação com a comunidade Presencial Mediada: Correio regular, telefone, celular, fax, e-mail, rádio, TV Comunicação com o mundo Internet (e-mail, Lista de discussão, WWW)

Redes de Comunicações Comunicação na escola - presencial - Mediada impressa, sonora e visual audiovisual multimídia

Multimídia Educativa: fundamentos Emirecs : emissores e receptores a uma só vez Meios (as tecnologias de comunicação) a mensagem ou documento multimídia; e Contexto

Comunicação Multimídia Educativa Interações de professores e alunos Dados, informações e conhecimentos sobre o mundo, a natureza, a cultura utilização dos meios combinados integrados pelo computador

Multimeios integrando as diferentes linguagens de forma interativa de acordo com os objetivos estabelecidos,. Criando uma rede de significados que integra textos verbais de diferentes fontes, ou som, imagem e texto verbal (hipertexto).

Multimeios a transparência, o audiocassete, slides vídeos, o quadro-negro fotos

Hipertexto “... um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos, ou parte de gráficos, seqüências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos (LEVY, 1993, p. 33)

Como o professor pode usar os multimeios na sua prática pedagógica?

Uso dos multimeios Construção de novos conhecimentos, Utilização dos diversos meios Busca de outras fontes de informação Reconstrução do conhecimento Utilização de diferentes linguagens, Articulando da escrita, fala, sons, imagens, e movimentos.

Autores: Adonai e Kika, 1996

Autores: Adonai e Kika, 1996

Autores: Adonai e Kika, 1996

Autores: Adonai e Kika, 1996

Atenção! Não basta o uso combinado dos meios, é necessário um planejamento educacional A abordagem pedagógica que os vai combinar, precisa estar associada aos objetivos que se quer alcançar e à interação que se quer provocar

Utilização dos multimeios De forma interativa, o professor coordena um roteiro em que acontecem a apresentação, a prática, a avaliação e a retro-alimentação (feedback )

Apreensão e Expressão Linguagem oral Linguagem Escrita Linguagem Audiovisual Apresentar conceitos de Ensino a distância e Escola Aberta (Open Learning”, a partir dos conceitos apresentados pelo prof. ALex. Processo confecção de materiais e metodologia de aprendizagem Insumo: pré-requisitos edefinidos Produto: Critérios de avaliação e aprovação bem definidos ; Conteúdo - específico para cada curso Ensino por Correspondência - Tradicionais e Interativos Teleducção: Radiodifusão e Televisão Sistemas Integrados: BAI, Multimídia, Hipermídia, Internet Recursos Humanos - Criação/Recepção e Tutoria ~Educação e/ou Treinamento - Aprender, Refletir, Recriar e Construir ou Repetir?

Imagem do Mundo Percepção pelo livro Percepção pelo audiovisual Percepção pelo computador

Imagem do Mundo – pelo livro Compreensão através de dupla abstração; Campo visual determinante; Compreensão linear ; Realidade em um espaço e tempo finitos; Imaginação estimulada; Possibilidade de polissemia. 1. A Comunicação Escolar está geralmente desvinculada da Comunicação Social. Quem é o público do Ensino aa distância? 2. Se a educação a distâncioa for formal ela tem que se preocupar cpom os pré-requisitos e decidir a forma de tê-los ( certificação anterior ou avaliação iniciakl. Se for informal e não certificar, pode-se deixar em aberto. 3. O ideal, a partir de pesquisa e observação pessoal deve haver uma integração 4. Dependendo da área, o conteúdio tem que ser fechado.

Imagem do Mundo – pelo audiovisual Compreensão através da interioridade; Campo visual conjugado com o auditivo; Compreensão multidimensional; Espaço móvel e tempo sem limites; Imaginação restrita; Redução de polissemia. 1. A Comunicação Escolar está geralmente desvinculada da Comunicação Social. Quem é o público do Ensino aa distância? 2. Se a educação a distâncioa for formal ela tem que se preocupar cpom os pré-requisitos e decidir a forma de tê-los ( certificação anterior ou avaliação iniciakl. Se for informal e não certificar, pode-se deixar em aberto. 3. O ideal, a partir de pesquisa e observação pessoal deve haver uma integração 4. Dependendo da área, o conteúdio tem que ser fechado.

Novos Modos de Conhecer Inteligência Geométrica - Compreender Atitude especulativa Análise e síntese - abstração Conceitual, formal, simbólica Encadeamento

Novos Modos de Conhecer Inteligência Tissular – Sentir Atitude afetiva Analogia Global, sensorial, Trama

Compreender pelo audiovisual Estímulo-sensação Estado emocional novo Elaboração sensorial Reflexão conceitualização, apropriação e crítica

Multimídia Educativa O professor não precisa carregar para a sala de aula um variado conjunto de suportes tecnológicos para trabalhar com as diferentes linguagens; Pode utilizar o computador com seus periféricos e os programas de multimídia.

Definição de Multimídia Múltiplas mídias integradas na comunicação de uma mensagem utilizando-se as linguagens verbal, sonora e visual gerenciadas pelo computador na comunicação social e escolar

Definição de Hipermídia “coletânea de mensagens elásticas que podem ser esticadas ou encolhidas de acordo com as ações do leitor. As idéias podem ser abertas e analisadas com múltiplos níveis de detalhamento” (Negroponte, 1995:66)

Características apresentação ou recuperação de informações de maneira multi-sensorial sentidos da audição e da visão Integrada texto, som e imagem relacionados intuitiva uso de ícones interativa várias possibilidades de navegação para o usuário

A partir de quando se teve tecnologia para Multimídia?

1984: texto escrito, integrado com sons, ilustrações, imagens, tabelas, gráficos; 1987: CD ROM, possibilidade de animações e seqüências em movimento. “Hypercard”: multimídia interativa por hipertexto, com apenas um apertar de tecla, vai-se para outro texto, para uma imagem, para um som ou para um gráfico todos integrados a partir de seus significados.

Quando chega a Multimídia no Brasil?

No Brasil: década de 1990 Computadores Apple, Macintosh, nos centros de pesquisa acadêmicos, e nas empresas de publicidade. PC e sistema operacional Windows alguns projetos desenvolvidos nos Centros de Pesquisa das Universidades com escolas através dos projetos do MEC e das Secretarias Estaduais e Municipais, mais tarde nas escolas.

Como os professores podem utilizar a multimídia?

como um instrumento de compartilhamento de sua produção com os outros, como um instrumento de construção individual do conhecimento (enquanto trabalha com simulações, que permitem a experimentação em um mundo virtual, por exemplo), como um instrumento de compartilhamento de sua produção com os outros, o(s) aluno(s) "desenha(m)" um novo conhecimento com software de autoria, utilizando som, imagem, texto, integrando-os para comunicar o aprendido

Importante as tecnologias e os suportes tecnológicos por si só não promovem a aprendizagem; dependem de uma decisão consciente do aluno, da intencionalidade, de atitudes adequadas, além de habilidades e de conhecimentos prévios .

Que dimensões do desenvolvimento do aluno podem ser articuladas com os multimeios e suas diferentes linguagens?

Linguagem audiovisual leitura do todo, que atinge os sentidos; começa com uma composição de teatro e fotografia, mas captura o que vê e ouve .

A linguagem digital incorpora a seqüencialidade da linguagem verbal ao global da linguagem audiovisual permite segmentar e recompor o texto, simulando realidades não existentes

Os professores ao se apropriarem da linguagem audiovisual e da linguagem digital com a mesma proficiência que usam a linguagem verbal podem orientar seus alunos a ultrapassarem o nível do afetivo e perceberem o jogo, a manipulação, as mensagens sub-liminares que existem por trás da comunicação audiovisual e digital.

Qual é a função dos os professores?

Os professores podem trabalhar com os multimeios de modo que as informações multimediais não se desfaçam no campo sensorial, e para que, do campo afetivo, sirvam de base para uma reconstrução e um aprofundamento do conhecimento no nível cognitivo, desenvolvendo estratégias de questionamento reflexivo e crítico. •desenvolver com os alunos uma leitura crítica dos meios.

Que possibilidades se abrem com o uso da Multimídia educativa?

motivação, interesse dos alunos, investigação, individualização da aprendizagem, trabalho em equipe trabalho colaborativo, aprofundamento de conhecimentos.

revisão do que já foi aprendido e redirecionamento do que não ficou bem caro; diferentes formas de aproximação do mesmo conteúdo mantendo a motivação possibilidade de acesso a materiais, dados e informações variadas em diferentes linguagens conhecimento de ambientes de aprendizagem diferenciados

Para que os professores podem utilizar a multimídia?

regulação da aprendizagem dos seus alunos docência, apresentação de novos conceitos, conteúdos, e tendências da área específica de conhecimento orientação escolha de programas que atendam aos diferentes estilos individuais de seus alunos percursos diversos para desenvolver estratégias de aprendizagem regulação da aprendizagem dos seus alunos possibilidade de uma forma de se rever a mesma temática.

A Educação Especial pode receber boas contribuições da Multimídia?

Podem ser utilizados como tecnologia assistiva Podem ampliar as potencialidades sensoriais e cognitivas dos alunos com necessidades educativas especiais Podem ser utilizados como tecnologia assistiva para a orientação dos alunos com necessidades educativas especiais no ambiente escolar, para sua inclusão como cidadão na sociedade.

Que relação pode haver entre a investigação e o desenvolvimento de habilidades com a aplicação da multimídia?

diagnosticar limites e possibilidades não desenvolvidas Autonomia responsabilidade pelos resultados conseguidos. controle de sua aprendizagem Tomada de decisões diagnosticar limites e possibilidades não desenvolvidas verificação da necessidade de desenvolvimento das habilidades de reflexão sobre as interações entre professor e alunos, entre alunos e alunos, na utilização da Multimídia no processo ensino aprendizagem.

proficiência na leitura e na escrita de programas de Multimídia e conhecer as diferentes linguagens que eles veiculam a observação, o questionamento, de registro em um “diário de campo”, busca de informações e de conhecimentos em diferentes linguagens de integração na exploração de programas de multimídia em CD-ROMS e DVDs ou disponibilizados, na WWW, via Internet.

Como ocorre o desenvolvimento dos alunos como produtores na Multimídia Educativa?

Processo de produção de Multimídia criação, planejamento e elaboração Desenvolvimento de habilidades sensoriais e cognitivas, estratégias de aprendizagem e pensamento crítico, Realização de levantamento bibliográfico o, coleta de dados, análise, interpretação, argumentação e negociação.

Qual é o papel do professor nesse processo de produção da aprendizagem em Multimídia Educativa.

No processo de produção da aprendizagem em Multimídia Educativa professor desempenha o papel de orientador, referência interlocutor avaliador

Como a interação, a cooperação e a colaboração estão articuladas com a Multimídia?

Interação interação com o ambiente e aos desafios que ele oferece para o processo de adaptação e equilibração (piaget) interação social que propicia modelos de pensamento em relação aos objetos, às atividades e ao mundo (Vygotsky)

Cooperação Professor orienta a interação Professor escolhe alunos Alunos trabalham para alcançar objetivos comuns Em diferentes tarefas Com cronograma estabelecido pelo professo

Colaboração Professor orienta a interação Alunos se escolhem Alunos trabalham para alcançar objetivos comuns Em diferentes tarefas Com cronograma estabelecido pela equipe

O acesso à Internet pode auxiliar a Multimídia Educativa?

propicia o desenvolvimento de habilidades de busca, de recuperação e de seleção de conhecimentos propicia a configuração de aprendizagens colaborativas e aprendizagens significativas decorrentes da investigação e da produção da Multimídia Educativa por alunos e professores parceiros permite discutir, divergir, negociar e alcançar um consenso independente do tempo e do espaço físico que possuam.

Como se configura a interdisciplinaridade na Multimídia Educativa Multimídia

A hipertextualidade promove o tratamento de informações que se articulam em diferentes áreas de conhecimento, as interlocuções que surgem levam os alunos a criarem novos hipertextos e relacionando as diversas áreas reconstruindo os conhecimentos de forma interdisciplinar.

A Multimídia Educativa tem alguma relação com a Educação a Distância?

Com a convergência de diferentes mídias em diferentes linguagens, integrando diferentes saberes e conhecimentos viabiliza a aprendizagem de pessoas que não tem possibilidades de freqüentar a escola em horários e locais determinados. Os programas de Multimídia Educativa estão disponibilizados em CD-ROM, os alunos podem recebê-los pelo correio regular e na WWW, acesso pela Internet.

E a avaliação, qual a sua relação com a Multimídia Educativa na prática pedagógica?

na seleção dos programas Multimídia, na utilização durante a apresentação dos temas ao longo da disciplina/curso; na escolha dos programas Multimídia pelos alunos dentre ou a partir das referências indicadas pelo professor; no projeto de produção de trabalhos de Multimídia pelos alunos para a elaboração da produção de aprendizagem; e na entrega dos produtos realizados pelos alunos.

Os alunos não teriam essa mesma oportunidade com o livro didático ou com livro de ficção?

O livro tem uma seqüencialidade e uma linearidade própria, o programa multimídia permite que o aluno vá de um ponto significativo a outro, a ele articulado, com um simples “clique do mouse”, retornando a o ponto original com outro simples clique Instantaneidade