8ª Reunião Ordinária do Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 09 de fevereiro de 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

Compras Governamentais
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Avaliação do Plano Plurianual
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Fazer negócios e o acesso ao crédito no Brasil
FÓRUM REGIONAL DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DO CEARÁ
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Projeto Extensão Industrial Exportadora
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
Comitê Temático Rede de Disseminação, Informação e Capacitação
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Encontro dos Fóruns Regionais das MPEs. Fórum Permanente Regional das MPEs Bahia Decreto nº de 10/12/2009 e regulamentado pela Resolução SICM.
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
Comitê Temático Investimento e Financiamento
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
18ª Reunião Ordinária Comitê Temático Tecnologia e Inovação 09 de Abril de 2013.
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Comitê Temático Investimento e Financiamento 09 de abril de 2013.
Subsecretaria de Indústria, Comércio e Serviços Superintendência da Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
A IMPORTÂNCIA DOS FÓRUNS REGIONAIS NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DAS MPE Ercílio Santinoni Presidente da CONAMPE.
17ª Reunião GAT Grupo de Assessoramento Técnico 18 de Fevereiro de 2013.
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
Objetivo geral A estruturação da Estratégia Brasileira de Exportação tem como intuito o aumento da competitividade brasileira frente ao novo panorama do.
Recílio Santinoni APRESENTAÇÃO FÓRUNS REGIONAIS 08/12/2011 FPME/PR.
10º FÓRUM DE DEBATES BRASILIANAS.ORG Inovação em Micro e Pequenas Empresas Uma política para as MPEs MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO.
13ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior 08 de fevereiro de 2012.
15ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior
13ª. Reunião GAT Grupo de Assessoramento Técnico 07 de fevereiro de 2012.
20ª. Plenária do Fórum Permanente Comitê Temático Investimento e Financiamento 07 de dezembro de 2011.
5a. Reunião do Comitê Temático Tecnologia e Inovação Brasília – 09 de junho de 2010.
Fórum Permanente das MPEs 5ª Reunião Ordinária do CT Comércio Exterior Coordenador de Governo: Maurício do Val Coordenador da Iniciativa Privada: Valdemar.
11ª Reunião Ordinária Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília, 10 de Agosto de 2011.
9a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 07 de abril de 2011.
12ª Reunião Ordinária Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília, 05 de Outubro de 2011.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Compras Governamentais
F ó rum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Comitê Temático Investimento e Financiamento Abril/08.
13ª. Reunião Ordinária Comitê Temático de Inovação e Tecnologia 9 de fevereiro de 2012.
20ª. Plenária do Fórum Permanente Comitê Comércio Exterior 07 de dezembro de 2011.
Abertura:Diretor DEPME – Sérgio Nunes Apresentação dos novos Coordenadores Aprovação da Memória da 14ª Reunião Posicionamento sobre as ações do CT Inovação.
Brasília – 2011 Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação Por Marcos Ribeiro Consultor SEBRAE NA.
9a. Reunião Ordinária GT ATUALIZAÇÃO DA LEI DE LICITAÇÕES Comitê de DESONERAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO (D&D) Brasília – 07 de abril de 2011.
13ª. Reunião Ordinária Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação Proposta de Plano de Trabalho para de fevereiro de 2012.
7a. Reunião Ordinária do Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 20 de outubro de 2010.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
9ª. Reunião Extraordinária Comitê Comércio Exterior 27 de outubro de 2011.
Brasília – junho Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação.
Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 06 de Abril de 2011.
9ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO FÓRUM PERMANENTE DAS MPEs Brasília – 06 de abril de 2011 COMITÊ TÉCNICO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS.
6a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 17 de agosto de 2010.
15h00: Abertura e Informes Gerais Secretaria Técnica e Coordenadores 15h10: Aprovação da Ata da 13ª Reunião Ordinária 15h15: Posicionamento do andamento.
12ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior 06 de outubro de 2011.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO – PDP Realizações e renovação
Comitê Temático “Desoneração e Desburocratização " Representante do Governo Titular Gustavo de Paula Gasbarro (MDIC) Suplentes Fábio Santos Pereira Silva.
5a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 07 de junho de 2010.
MONITORAMENTO DE DIREITOS A experiência do Projeto de Monitoramente baseado em dados Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - FNDCA -
10a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 09 de junho de 2011.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
9ª Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 07 de abril de 2011.
7ª Reunião Ordinária DO FÓRUM PERMANENTE DAS MPEs Brasília – 20 de outubro de 2010 COMITÊ TÉCNICO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS.
10a. Reunião Ordinária Comitê de DESONERAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO (D&D) Brasília – 09 de junho de 2011.
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Fórum Permanente da ME / EPP Brasília, 21/02/2008 Ações do BNB para apoio às ME / EPP do Nordeste Área de Negócios com Micro e Pequena Empresas.
10ª Reunião Ordinária Grupo de Assessoramento Técnico GAT Brasília – 07 de junho de 2011.
Transcrição da apresentação:

8ª Reunião Ordinária do Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 09 de fevereiro de 2011

Objetivo do Comitê Articular soluções e propor políticas e ações que ampliem o acesso a Investimento e Financiamento com redução dos custos dos serviços financeiros às MPEs; Articular soluções para promover a regulamentação necessária ao cumprimento dos aspectos relacionados a Investimento e Financiamento do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, bem como acompanhar a sua efetiva implantação; Apoiar os Comitês Temáticos de Investimento de Financiamento dos Fóruns Regionais. COMITÊ INVESTIMENTO E FINANCIAMENTO

Comitê Temático "Investimento e Financiamento" Representante do Governo Titular Guilherme Gandra (BNDES) Suplente Marcelo Tavares (BNDES) Representante da Iniciativa Privada Titular Antônio Carlos Henriques (CNI) Suplente Flávio Vital (CNI) Maria Aparecida Bogado Consultora

AÇÕES a 2011 a 2020 Incrementar os desembolsos das instituições financeiras com as MPEs; AÇÃO 1 - AMBIENTE DE CRÉDITO Ampliar o acesso das MPEs ao crédito; Estimular a concorrência bancária; Reduzir o custo do crédito para as MPEs;

AçãoO que será feitoQuandoOndePorqueQuem Avaliar o impacto do cadastro positivo sobre a taxa de juros. 1 -Análise da MP e Lei e seus impactos na avaliação de risco aprovisionamento e inadimplência. 2 -Acompanhar as normas complementares para aplicação do disposto no art. 11 e legislação que trata do banco de dados, parágrafo primeiro art. 1º. 2 -Agendamento de reunião BACEN e SERASA. 3 – Propor instrumento de aferição. A partir da vigência da Lei. Âmbito do Fórum Permanente das MPEs. Ampliar o acesso das MPEs ao crédito; Mitigar o Risco de Crédito das Instituições Financeiras; Incrementar os desembolsos das Instituições Financeiras oficiais com as MPE. Coordenadores AMBIENTE DE CRÉDITO Ações para 2 anos

AçãoO que será feitoQuandoOndePorqueQuem Implementar a portabilidade do cadastro. Solicitação aos bancos a informação dos modelos operacionais adotados à luz da Resolução BACEN 2.835/2001. A partir de Âmbito do Fórum Permanente das MPEs. Melhoria dos serviços destinados às MPEs, aumento da competitividade e redução do custo dos serviços bancários. Coordenadores AMBIENTE DE CRÉDITO Ações para 2 anos

AçãoO que será feitoQuandoOndePorqueQuem Ampliar e fomentar a utilização dos Fundos Garantidores já existentes. Realização de articulação, com entidades representativas, para sensibilização e mobilização dos Bancos para a adesão aos Fundos. 2011Âmbito do Fórum Permanente das MPEs. Ampliar o acesso das MPEs ao crédito, reduzir o custo do crédito; Incrementar os desembolsos das Instituições Financeiras oficiais com as MPE. Coordenadores AMBIENTE DE CRÉDITO Ações para 2 anos

AçãoO que será feitoQuandoOndePorqueQuem Padronização dos Serviços Bancários para a Pessoa Jurídica, em especial às MPEs. Solicitação ao BACEN para estender a legislação aplicada a Pessoa Física às MPEs. A partir de 2011 Âmbito do Fórum Permanente das MPEs. Melhoria dos serviços destinados às MPEs, aumento da competitividade e redução do custo dos serviços bancários. Coordenadores AMBIENTE DE CRÉDITO Ações para 2 anos

AçãoO que será feitoQuandoOndePorqueQuem Criação do marco regulatório do Sistema Nacional de Garantia de Crédito pelo poder executivo, em cumprimento à Lei Geral. Estudar os Sistemas de Garantia de Crédito existentes em outros países; Propor ao legislativo a criação de marco regulatório do Sistema Nacional de Garantia de Crédito; Articulação com o BACEN e mobilização das entidades públicas e privadas em prol da implementação do marco regulatório do Sistema Nacional de Garantia de Crédito. 2015Âmbito do Fórum Permanente das MPEs Reduzir o custo do crédito. Coordenadores AMBIENTE DE CRÉDITO Ações para 5 anos

AçãoO que será feitoQuandoOndePorqueQuem Criação de mecanismos para aumentar o peso da oferta de crédito livre no país para as MPEs. Atuação junto aos bancos para mapeamento da atuação com os recursos livres e proposição de mecanismo estrutural de utilização dos recursos. 2020No âmbito do Fórum Permanente das MPEs Aumentar o acesso o acesso ao crédito. Coordenadores AMBIENTE DE CRÉDITO Ações para 10 anos

AçãoO que será feito QuandoOndePorqueQuem Padronização dos documentos e exigências da análise de crédito para as MPEs. Instituir Grupo de Trabalho para estudos e apresentação de proposta de padronização. 2020No âmbito do Fórum Permanente das MPEs Reduzir a assimetria de informações e agilizar o acesso ao crédito. Coordenadores AMBIENTE DE CRÉDITO Ações para 10 anos

AçãoO que será feitoQuandoOndePorqueQuem Criação de um mercado de valores mobiliários para as MPES. Estudar as operações exitosas e propor estrutura jurídica e comercial para esta atividade. 2020No âmbito do Fórum Permanente das MPEs Aumentar as formas de financiamento não onerosos. Coordenadores AMBIENTE DE CRÉDITO Ações para 10 anos

AÇÕES a 2011 a 2020 Elevar a qualificação do atendimento das instituições financeiras junto às MPEs; AÇÃO 2 – AMBIENTE DE QUALIFICAÇÃO Reduzir a assimetria de informações; Elevar a qualificação dos empresários acerca dos produtos e serviços financeiros. Ação: Conjunta CT Rede de Disseminação Informação e Capacitação.

AÇÕES a 2011 a 2020 Estimular a concorrência bancária com o fortalecimento do associativismo; Incentivar a prática do associativismo para o crédito; AÇÃO 3 – AMBIENTE DO ASSOCIATIVISMO Mobilização das entidades representativas das MPEs sobre os princípios e práticas do associativismo; Ação: Conjunta CT Rede de Disseminação Informação e Capacitação

AçãoO que será feitoQuandoOndePorqueQuem Desenvolver mecanismo para o crédito coletivo e para o aval solidário. Estudar o mecanismos existentes, embasamento legal e apresentar proposta aos bancos para utilização. 2015Âmbito do Fórum Permanente das MPEs. Reduzir o custo do crédito. Coordenadores AMBIENTE ASSOCIATIVISMO Ações para 5 anos

Ação: Articulação junto ao Banco Central para a implementação da obrigatoriedade do Custo Efetivo Total nas operações de crédito com Pessoa Jurídica. Situação: Custo Efetivo Total – PJ Publicada a Resolução BACEN 3639/2010, em 30/09/2010, com vigência a partir do dia 02/05/2011- Ação concluída. RESULTADOS 2010 – A ACOMPANHAR

Ação: Articulação junto aos Bancos para a criação de Linhas de Crédito com taxas diferenciadas para as MPEs. Situação: Linhas de Crédito Efetuado o mapeamento das linhas de crédito disponíveis e disponibilizada a Cartilha de Produtos e Serviços Financeiros. Instituído GT Produtos Financeiros: Coordenação CNI CNI /CNC/AMIC/SINAENCO/FEMICRO/DF/MG/AJORPEME/SIMPI/AM CONAMPI. Expansão do Crédito ao Fornecedor – Compras Governamentais RESULTADOS 2010 – A ACOMPAHAR

Muito obrigado! Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Esplanada dos Ministérios – Bloco J CEP – Brasília – DF – Brasil