Administração pública

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Transcrição da apresentação:

Administração pública Márcia Rejane [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Apresentação Márcia Rejane Consultora, Auditora, mestranda e professora. www.incondicionalmentemarcia.blogspot.com [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Apresentações iniciais Teoria x prática Maneiras de estudar Material [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Edital do concurso de 2010 ADMINISTRAÇÃO GERAL. 1.Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 2.Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Edital do concurso de 2010 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 3. Organização administrativa: centralização e descentralização. Administração patrimonialista, burocrática e gerencial. 4. Planejamento Estratégico. [MR] marciarejanefp@gmail.com

Processo administrativo Abordagem Neoclássica* [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Planejamento Organização Direção Controle [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com O processo administrativo inicia-se com o planejamento, passando pela organização e direção. Finalmente, o controle tem a função de subsidiar um novo planejamento, que reiniciará o ciclo administrativo. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Planejamento Planejar significa que os administradores devem pensar antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos sejam baseados em algum método, plano ou lógica e não em palpites. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Organização É o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre membros da organização de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Direção É o processo de mobilizar e acionar os recursos, especialmente as pessoas, para realizar as atividades que conduzirão aos objetivos. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Controle É acompanhar se o que foi planejado foi executado e se o que foi executado foi planejado, propondo melhorias onde ocorreram os desvios. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Quando essas funções administrativas estão integradas e interagindo são tratadas como Processo Administrativo. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Planejamento [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Planejar significa determinar onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como, quem e em que sequência será feito. [MR] marciarejanefp@gmail.com

1. O planejamento é orientado para resultados; Desempenho orientado para metas. [MR] marciarejanefp@gmail.com

2. O planejamento é orientado para prioridades; O mais importante receberá atenção especial. [MR] marciarejanefp@gmail.com

3. O planejamento é orientado para vantagens; Alocar e dispor recursos para melhorar o desempenho. [MR] marciarejanefp@gmail.com

4. O planejamento é orientado para mudanças. Antecipa problemas que certamente aparecerão. [MR] marciarejanefp@gmail.com

Para onde queremos ir? = Definição dos objetivos; Fases do planejamento Para onde queremos ir? = Definição dos objetivos; [MR] marciarejanefp@gmail.com

2. Onde estamos agora? = Qual a situação atual; Fases do planejamento 2. Onde estamos agora? = Qual a situação atual; [MR] marciarejanefp@gmail.com

3. O que temos pela frente? = Quais as premissas em relação ao futuro; Fases do planejamento 3. O que temos pela frente? = Quais as premissas em relação ao futuro; [MR] marciarejanefp@gmail.com

4.Quais os caminhos possíveis? = Quais as alternativas de ação? Fases do planejamento 4.Quais os caminhos possíveis? = Quais as alternativas de ação? [MR] marciarejanefp@gmail.com

5.Qual o melhor caminho? = Qual a melhor alternativa? Fases do planejamento 5.Qual o melhor caminho? = Qual a melhor alternativa? [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Fases do planejamento 6.Como iremos percorrê-lo? = Implemente o plano escolhido e avalie os resultados. [MR] marciarejanefp@gmail.com

Melhora a coordenação; Melhora o controle; Vantagens Melhora a coordenação; Melhora o controle; [MR] marciarejanefp@gmail.com

Aumenta o foco e a flexibilidade. Vantagens Melhora a administração do tempo; e, Aumenta o foco e a flexibilidade. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Tipos de planejamento Estratégico; Tático; Operacional. [MR] marciarejanefp@gmail.com

Tipos x características Estratégico: Institucional; Genérico e sintético;Macro orientado, aborda a organização com um todo; Longo prazo; [MR] marciarejanefp@gmail.com

Tipos x características Tático: Intermediário; Menos genérico e mais detalhado; Aborda cada unidade organizacional em separado; Médio prazo; [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Tático Exemplos: - Planos de produção - Planos financeiros - Planos de marketing - Planos de recursos humanos [MR] marciarejanefp@gmail.com

Tipos x características Operacional: Operacional; Detalhado e analítico; Micro orientado, aborda cada operação em separado;Curto prazo. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Exemplos: Procedimentos = métodos; Orçamentos = custos; Programas/programações = tempo; Regulamentos = comportamento das pessoas. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Resumindo Estratégico – incerteza e imprevisibilidade, longo prazo e ação global; [MR] marciarejanefp@gmail.com

Tático – Médio prazo, departamental; Resumindo Tático – Médio prazo, departamental; [MR] marciarejanefp@gmail.com

Operacional- Certeza e previsibilidade, curto prazo e ação específica. Resumindo Operacional- Certeza e previsibilidade, curto prazo e ação específica. [MR] marciarejanefp@gmail.com

Planejamento Estratégico Uma abordagem prática [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com O que é O Planejamento Estratégico é um ferramenta gerencial que permite que se estabeleça um direcionamento, com o objetivo de otimizar a relação entre a empresa e seu ambiente. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Como fazer Definição da missão corporativa. Definição da visão. Definição dos valores. Análise da situação (FOFA/SWOT). Formulação de objetivos. Formulação de estratégias, Implementação, controle e Feedback (PDCA). [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com SWOT [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com SWOT [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Super importante Visão x Missão SWOT BSC e suas perspectivas PDCA [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Missão Refrescar todos os consumidores em corpo, alma e mente. Inspirar momentos de otimismo através de nossas marcas e ações. Criar valor e fazer a diferença onde quer que atuemos. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Visão Queremos ser um dos melhores fabricantes de Coca-Cola no mundo. "um dos melhores": em crescimento de receita e retorno aos Stakeholders; "fabricantes de Coca-Cola": uma Companhia orientada pelo cliente e focada no consumidor; "no mundo": em comparação com os fabricantes de Coca-Cola com ações listadas em bolsa. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Valores Paixão Brilho nos olhos Sede por mais Persistência Liderança Coragem para modelar um futuro melhor Encarar de frente os desafios Liderar o crescimento contínuo do negocio Ética Respeito mútuo Fazer "o correto" e o que se diz Ser autêntico e dizer o que pensa [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Valores Inovação Quebrar paradigmas e estimular a criatividade Buscar o inesperado e surpreender sempre Aproveitar as oportunidades Responsabilidade Se tem que ser, depende de mim Cumprir compromissos Agir como dono do negócio Qualidade Exigir sempre mais O que fazemos, fazemos bem feito Deixar tudo melhor do que como encontramos [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Valores Comunicação Adequada Transparente Contínua e integrada Colaboração Valorizar os diferentes pontos de vista Explorar o trabalho coletivo Estar disponível e compartilhar o conhecimento   [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Missão A missão da Unilever é levar vitalidade para o dia-a-dia. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Visão A Unilever será reconhecida e admirada no Brasil por sua liderança inovadora e pela responsabilidade e respeito com que conduz seus negócios junto à sociedade e aos funcionários. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Missão e princípios “Trabalhamos para criar um futuro melhor todos os dias” A Missão Corporativa, a Visão e o Código de Princípios de Negócios norteiam as ações da Unilever no Brasil [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Missão e princípios Trabalhando sempre com integridade Impacto positivo Compromisso contínuo Promulgando nossas aspirações Trabalhando com outros [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Missão e princípios Trabalhando com outros Queremos trabalhar com fornecedores que têm valores semelhantes aos nossos e que trabalhem com os mesmos padrões que nós trabalhamos. Nosso código de parceiros de negócios, alinhado ao nosso próprio código, consiste em dez princípios, abrangendo integridade nos negócios e responsabilidades relacionadas a funcionários, consumidores e meio ambiente. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com SWOT [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com BSC É uma ferramenta utilizada na avaliação do desempenho organizacional, possuindo – em geral- quatro perspectivas: a) Financeira b) Do Cliente c) dos processos internos d) do aprendizado e do crescimento [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Balanced Scorecard [MR] marciarejanefp@gmail.com

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[MR] marciarejanefp@gmail.com Alguns mapas [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Distribuídos* [MR] marciarejanefp@gmail.com

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Objetivos estratégicos A Ação Estratégica é o esforço empreendido pelos integrantes de uma organização para possibilitar que o planejamento estratégico seja executado. Para tanto, os objetivos estratégicos são desdobrados em projetos e iniciativas. [MR] marciarejanefp@gmail.com

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[MR] marciarejanefp@gmail.com Organização O ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos da administração. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Organização É o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre membros da organização de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma. [MR] marciarejanefp@gmail.com

Estrutura organizacional Maneira pela qual as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas. É a configuração dos órgãos e equipes da organização. [MR] marciarejanefp@gmail.com

Estrutura organizacional Vertical Hierarquia (Divisão de trabalho; cadeia de comando; e, autoridade, responsabilidade e delegação); Amplitude (estreita/larga); e, Grau de centralização/descentralização. Horizontal Departamentalização [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Estrutura vertical [MR] marciarejanefp@gmail.com

Estrutura vertical Envolve três fatores estreitamente relacionados entre si: [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Fatores: a) A hierarquia administrativa; b) A amplitude de controle; e, c) O grau de centralização ou descentralização do processo de tomada de decisões da organização. [MR] marciarejanefp@gmail.com

a) Hierarquia administrativa Tem a função de assegurar que as pessoas executem suas tarefas e deveres de maneira eficiente e eficaz. [MR] marciarejanefp@gmail.com

a) Hierarquia administrativa Uma estrutura alta exige muitos níveis hierárquicos, uma baixa requer poucos níveis. Sendo conseqüência da divisão do trabalho, como um esquema de controle. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com a.1) Divisão de trabalho a.2) Cadeia de comando a.3) Autoridade, responsabilidade e delegação. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com a.1) Divisão de trabalho Como as organizações executam diversas tarefas, a especialização tornou-se sinônimo de eficiência. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com a.1) Divisão de trabalho Sendo a divisão de trabalho o grau em que as tarefas organizacionais são dividas e fragmentadas em atividades separadas. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com a.1) Divisão de trabalho Apesar das vantagens, muitas organizações estão ampliando cargos e atribuindo tarefas a equipes para que possam efetuar rotação entre os membros. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com a.2) Cadeia de comando Linha contínua de autoridade que liga todas as pessoas da organização, mostrando quem está subordinado a quem. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com a.2) Cadeia de comando Relacionada aos princípios da Teoria Clássica da Administração: o da unidade de comando (cada empregado deve ter apenas um chefe a quem se reportar) e o princípio escalar (linhas de autoridade definidas desde a cúpula até a base). [MR] marciarejanefp@gmail.com

a.3) Autoridade, responsabilidade e delegação. Sendo poder a capacidade de afetar e controlar as ações e decisões das outras pessoas. [MR] marciarejanefp@gmail.com

a.3) Autoridade, responsabilidade e delegação. E autoridade o direito formal e legítimo de tomar decisões, dar ordens e alocar recursos para alcançar objetivos organizacionais desejados. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com A autoridade é formalmente estabelecida pela organização através do poder legitimado. A cadeia de comando reflete a hierarquia de autoridade que existe na organização. [MR] marciarejanefp@gmail.com

Características da autoridade: - Decorrente da posição organizacional e não de pessoas; - Deve ser aceita pelos subordinados; - Flui pela hierarquia vertical. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Atribuição É o mecanismo através do qual a autoridade e responsabilidade são distribuídas entre as pessoas ou órgãos da organização. [MR] marciarejanefp@gmail.com

Atribuição A pessoa recebe autoridade e responsabilidade através da atribuição. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Delegação É o processo pelo qual o administrador transfere autoridade e responsabilidade aos seus subordinados abaixo na hierarquia. [MR] marciarejanefp@gmail.com

b) Amplitude administrativa/ de controle Significa o número de empregados que se devem reportar a um administrador. [MR] marciarejanefp@gmail.com

b) Amplitude administrativa/ de controle Ou seja, quanto maior é a amplitude de controle, maior é o número de subordinados. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Amplitude estreita A estreita gera ainda estruturas organizacionais altas e alongadas, comunicação mais lenta e mais dificuldade de coordenação entre grupos. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Amplitude estreita A estreita gera custos administrativos maiores. Porém, as pessoas recebem maior atenção e suporte e possuem menos autonomia e oportunidade para autodireção; [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Amplitude larga A amplitude de controle larga gera custos administrativos menores, a tarefa administrativa é mais complicada por haver mais subordinados; [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Amplitude larga Porém, as pessoas são encorajadas a desenvolver mais habilidades e maior iniciativa. [MR] marciarejanefp@gmail.com

c) Centralização/ Descentralização Centralização significa que a autoridade para tomar decisões está localizada no topo da organização. [MR] marciarejanefp@gmail.com

c) Centralização/ Descentralização Do outro lado, a descentralização significa que a autoridade de decisão está distribuída em vários níveis organizacionais mais baixos. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Centralização [MR] marciarejanefp@gmail.com

Vantagens da centralização - Controle, visto que, a centralização constitui o melhor método de controlar e coordenar as atividades e os recursos; [MR] marciarejanefp@gmail.com

Vantagens da centralização - Custos, devido às economias de escala, uma função centralizada pode ser administrada com menos recursos do que uma descentralizada. Ex. Compras; [MR] marciarejanefp@gmail.com

Vantagens da centralização - Novas tecnologias, o processo decisório através das ferramentas de sistemas de informação mais rápidos. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Descentralização [MR] marciarejanefp@gmail.com

Vantagens da descentralização - Agilidade, respostas mais rápidas aos clientes e às condições locais; [MR] marciarejanefp@gmail.com

Vantagens da descentralização - Independência, através do estímulo a criatividade; [MR] marciarejanefp@gmail.com

Vantagens da descentralização - Novas tecnologias, A TI também permite maior descentralização, visto que, o controle de resultados pode ser monitorado através da informação em tempo real. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Estrutura horizontal [MR] marciarejanefp@gmail.com

Estrutura Organizacional O desenho departamental significa a especialização horizontal da organização e os seus desdobramentos são denominados departamentos ou divisões. [MR] marciarejanefp@gmail.com

Abordagens da departamentalização* Funcional; Divisional; Matricial; De equipes; De redes; Virtuais ou não físicas [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com a) Funcional A mais usual, agrupamento de atividades baseado nas habilidades, conhecimentos e recursos similares. Exemplo: produção, finanças, material, RH, Marketing e vendas. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com b) Divisional Os departamentos são agrupados juntos em divisões com base em resultados organizacionais, sendo as divisões autônomas para produzir um produto ou serviço. Ex. localização geográfica, produtos/serviços, processos ou clientes. [MR] marciarejanefp@gmail.com

b.1)Geográfica ou territorial É denominada departamentalização territorial ou regional ou por localização geográfica. [MR] marciarejanefp@gmail.com

b.1)Geográfica ou territorial Requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado e ser servida pela empresa. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com b.2) Produtos/serviços Envolve diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com o resultado da organização, isto é, de acordo com o produto ou serviço realizado. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com b.2) Produtos/serviços Exemplos: hospitais – cirurgia, radiologia, pediatria; bancos: contas correntes, câmbio, cobrança, empréstimo; instituição de ensino: profissionalizantes, graduação, pós-graduação. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com b.3) Por processos É freqüentemente utilizada nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional das áreas produtivas ou de operações. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com b.4) Por clientes A organização na base da clientela envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho é executado. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com b.4) Por clientes As lojas de departamento são exemplos, sendo divididas por seções (perfumaria, lingerie, roupas femininas e masculinas, calçados femininos e masculinos, eletroeletrônico, eletrodoméstico etc). [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com c) Matricial Combinação da funcional e divisional na mesma estrutura. Uma grade ou matriz bipolar de atuação e comando para inovar e ficar mais ágil; [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com d) De equipes Uma maneira de fazer o empoderamento (empowerment*), substituindo os órgãos por equipes para promover a horizontalização da estrutura. * Sendo empowerment a descentralização de poderes pelos vários níveis da organização. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com e) De redes A organização desagrega suas principais funções em companhias separadas que são interligadas por uma pequena organização central, funcionando como uma teia de organizações. [MR] marciarejanefp@gmail.com

f) Virtuais ou não físicas Ainda em surgimento, caracterizadas por dispensarem escritórios convencionais. Organização virtual é caracterizada pelo uso da tecnologia da informação como base e sustentação para sua formação. [MR] marciarejanefp@gmail.com

f) Virtuais ou não físicas Ela usa ferramentas da tecnologia para unir pessoas, processos e recursos sem precisar de um espaço físico para tal. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Dificilmente se encontra, na prática, a aplicação pura de um único tipo de departamentalização em toda a organização. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com É comum a conjugação de diversos tipos de departamentalização, seja no mesmo nível ou diferentes níveis hierárquicos da organização. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com As organizações normalmente usam esquemas híbridos de diferentes desses tipos. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Direção [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Direção É o processo de mobilizar e acionar os recursos, especialmente as pessoas, para realizar as atividades que conduzirão aos objetivos. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Direção Significa liderar, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Direção Direção é a função administrativa relativa ao relacionamento interpessoal do administrador com os seus subordinados. [MR] marciarejanefp@gmail.com

Direção É uma das mais complexas funções da administração. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Os meios de direção A emissão de ordens; instruções; comunicação; motivação; liderança e coordenação. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Direção O planejamento e organização precisam ser complementados pela orientação e apoio às pessoas, através de uma boa comunicação, liderança e motivação. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Motivação [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com A motivação existe dentro das pessoas e se dinamiza com as necessidades humanas. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Cada pessoa tem sua necessidade, também conhecidas como desejos, aspirações, objetivos individuais ou motivos. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Elas são as forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento diante das situações da vida. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com A motivação é definida como a vontade de empregar altos níveis de esforço em direção a metas organizacionais, condicionada pela capacidade do esforço de satisfazer alguma necessidade do indivíduo. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com A palavra motivação (derivada do latim motivus, movere, que significa mover) indica o processo pelo qual um conjunto de razões ou motivos explica, induz, incentiva, estimula ou provoca algum tipo de ação ou comportamento humano. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com A motivação é cíclica e repetitiva como o organismo humano que tende a um estado de equilíbrio dinâmico, sendo rompido quando surge uma necessidade. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com O Ciclo motivacional [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Fases Estado de equilíbrio; Necessidade; Tensão; Comportamento; Satisfação da necessidade; e, Retorno ao estado de equilíbrio anterior. [MR] marciarejanefp@gmail.com

Tipos de resolução do processo motivacional 1. Frustração da necessidade quando alguma barreira impede a satisfação da necessidade, que permanece insatisfeita e mantém o estado de tensão no organismo; [MR] marciarejanefp@gmail.com

Tipos de resolução do processo motivacional 1. O ciclo é bloqueado por alguma barreira, impedindo a satisfação da necessidade e provocando um estado de frustração; [MR] marciarejanefp@gmail.com

Tipos de resolução do processo motivacional 2. Satisfação da necessidade com a descarga da tensão e retorno ao estado anterior de equilíbrio dinâmico. [MR] marciarejanefp@gmail.com

Tipos de resolução do processo motivacional 2. O ciclo se fecha plenamente, visto que o comportamento foi eficaz no alcance do seu objetivo; [MR] marciarejanefp@gmail.com

Tipos de resolução do processo motivacional 3.Compensação da necessidade quando a necessidade não é satisfeita mas compensada por um meio indireto ou alternativo. [MR] marciarejanefp@gmail.com

Tipos de resolução do processo motivacional 3. O ciclo é bloqueado por alguma barreira impeditiva e o indivíduo encontra um desvio ou um substituto para aliviar a tensão ou reduzir a insatisfação. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com A motivação depende da direção (objetivos), força e intensidade do comportamento (esforço) e duração e persistência. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Teorias de conteúdo [MR] marciarejanefp@gmail.com

Abraham Maslow – Hierarquia das necessidades Afirma que as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influência, denominada escala de necessidades. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Pirâmide de Maslow [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Pirâmide de Maslow [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Maslow [MR] marciarejanefp@gmail.com

Teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg Dois fatores orientam fortemente o comportamento das pessoas. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Dois fatores [MR] marciarejanefp@gmail.com

Frederick Herzberg- Teoria dos dois fatores [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Controle [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Controle É o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Controle É acompanhar se o que foi planejado foi executado e se o que foi executado foi planejado, propondo melhorias onde ocorreram os desvios. [MR] marciarejanefp@gmail.com

Controle como função administrativa É uma parte do processo administrativo. [MR] marciarejanefp@gmail.com

Controle como função administrativa Ou seja, é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e os resultados alcançados para assegurar que o planejamento, a organização e a direção sejam bem-sucedidos. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Etapas do controle • Estabelecer padrões de desempenho ou objetivos; Podem ser padrões de quantidade, de qualidade, de tempo e/ou de custo. • Medir o desempenho atual; [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Etapas do controle • Comparar o desempenho atual com os padrões estabelecidos; • Caso sejam detectados desvios, executar ações corretivas. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Características Orientação estratégica para resultados; Compreensão (dados compreensíveis para apoio ao processo de tomada de decisão); [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Características Orientação rápida para as exceções (desvios); Flexibilidade (adaptativo); Autocontrole (confiabilidade, boa comunicação e participação); [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Características Natureza positiva (Incentivar a iniciativa e evitar punições); Clareza e objetividade (Imparcialidade). [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Tipos de controle Controles estratégicos; Controles táticos; Controles operacionais. [MR] marciarejanefp@gmail.com

Controles estratégicos - Balanço e relatórios financeiros; - Controle de lucros e perdas; - Análise do retorno sobre o investimento (RSI) [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Controles táticos - Controle orçamentário; - Contabilidade de custos (fixos e variáveis); [MR] marciarejanefp@gmail.com

Controles operacionais - Disciplina A ação disciplinar deve possuir as seguintes características: * Deve ser esperada; * Impessoal; * Imediata; [MR] marciarejanefp@gmail.com

Controles operacionais - Disciplina A ação disciplinar deve possuir as seguintes características: * Consistente; * Limitada ao propósito; e, * Informativa. [MR] marciarejanefp@gmail.com

Controles operacionais - Controle de estoques; - Controle de Qualidade (Ciclo PDCA) [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Ciclo PDCA É uma ferramenta de qualidade, conhecida como ciclo da melhoria contínua, baseada em princípios de Qualidade enunciados por Deming, pressupõe a análise dos processos com vistas a realização de maneira otimizada. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com PDCA [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Ciclo PDCA x PECA (Planejar, Executar, Controlar e Avaliação/ Planejar, Executar, controlar e avaliar) [MR] marciarejanefp@gmail.com

Conceitos importantes [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Accountability A capacidade de “prestar contas” ou “uma capacidade de se fazer transparente”. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Accountability - Obrigação em prestar contas - Responsabilização pelos atos e resultados - Responsividade [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Governança A capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as suas políticas. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Governança É a capacidade financeira e administrativa em sentido amplo de uma organização de implementar suas políticas. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Governabilidade Pode ser concebida como a autoridade política do Estado em si, entendida como a capacidade que este tem para agregar os múltiplos interesses dispersos pela sociedade e apresentar-lhes um objetivo comum para o curto, médio e longo prazos. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Governabilidade = condições políticas, capacidade de governar; Governança = capacidade de administrar. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Eficiência Eficácia Efetividade [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com a) eficiência = fazer certo as coisas;  b) eficácia = fazer a coisa certa; c) efetividade = fazer certo a coisa certa.  [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Segundo o MPOG: - Eficiência: uso otimizado, com economia e qualidade, dos bens e recursos empregados na implementação das ações; [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Segundo o MPOG: - Eficácia: capacidade de alcance das metas previstas; [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Segundo o MPOG: - Efetividade: correspondência entre os resultados da implantação de um programa e o alcance dos seus objetivos, tendo como referência os impactos na sociedade. [MR] marciarejanefp@gmail.com

[MR] marciarejanefp@gmail.com Bons estudos! [MR] marciarejanefp@gmail.com