Definição e critérios de elaboração Questionário Definição e critérios de elaboração
Definição Conjunto de perguntas destinadas a gerar os dados necessários para atingir os objetivos de um projeto de pesquisa; Proporciona padronização e uniformidade no processo de coleta de dados; é a ferramenta dos entrevistadores que cria o produto básico (resposta dos entrevistados)
Informações dos respondentes Objetivos da pesquisa O que preciso fazer Informações dos respondentes O que quero saber Questionário O que perguntar Análise dos dados Entender Resultados Informações Recomendações Orientações Ação gerencial Ação
O questionário precisa O pesquisador de marketing precisa traduzir os objetivos de pesquisa para uma forma que seja compreensível para os respondentes, para extrair deles as informações necessárias. O questionário precisa ser formulado para que as respostas possam ser facilmente tabuladas e traduzidas em resultados e recomendações que satisfaçam aos requisitos de informações do gerente.
Critérios para um bom questionário O questionário proporciona as informações necessárias para a tomada de decisões? O questionário atende aos requisitos dos respondentes? AMBIENTE DAS ENTREVISTAS EXTENSÃO DO QUESTIONÁRIO INTERESSE DOS RESPONDENTES FORMULADO EXPLICITAMENTE PARA OS ENTREVISTADOS PRETENDIDOS LINGUAGEM ADEQUADA AOS ENTREVISTADOS
Critérios para um bom questionário Editoração: revisar o questionário para garantir que as regras de aplicação foram seguidas e que as perguntas necessárias foram preenchidas; Todas as perguntas “abertas” devem ser registradas literalmente pelo entrevistado, as respostas dadas com maior freqüência são relacionadas em uma folha de códigos.
Um questionário deve cumprir uma séria de tarefas Acomodar todos os objetivos da pesquisa Falar com os entrevistados em linguagem compreensível Ser fácil e rápido de editar e verificar o preenchimento Deve facilitar a codificação e a inserção dos dados; Deve ser convertido para resultados que atendam às perguntas originais do gerente.
Processo de desenvolvimento do questionário Passo 1 Determinar objetivos, recurso e restrições Passo 2 Determinar o método de coleta de dados Passo 3 Determinar o formato das perguntas e das respostas
Perguntas abertas São aquelas nas quais os entrevistados podem responder com suas próprias palavras Exemplos: Que vantagens, se houver, você acha que há ao fazer um pedido pelo correio comparado com as lojas de varejo locais? (ESTÍMULO: Que mais?) Rico leque de informações Útil na formulação de temas Motivações e atitudes
Perguntas fechadas São perguntas que pedem aos respondentes que escolham entre duas ou mais respostas? Ler as respostas alternativas poderá reavivar a memória do entrevistado Evita distorções por parte do entrevistador, e é de fácil codificação e inserção de dados. As perguntas fechadas não comunicam qualquer intensidade de sentimentos dos entrevistados
Perguntas dicotômicas Perguntas múltipla escolha Perguntas com Agora que você já usa o produto, você diria que compraria o produto? ( ) sim, compraria ( ) não, não compraria Perguntas múltipla escolha Qual a marca de sabonete você usa? ( ) Lux ( ) Palmolive ( ) Protex ( ) outros Perguntas com respostas escalonadas Agora que você já usa o produto, você diria que compraria o produto? ( ) Definitivamente compraria ( ) Provavelmente compraria ( ) Talvez compre, talvez não ( ) Provavelmente não compraria ( ) Definitivamente não compraria
Processo de desenvolvimento do questionário Passo 4 Decisão sobre as palavras a serem usadas Cite o nível de eficácia de seu líquido de lavar louças preponderante? Cite a sua opinião com o sabão líquido para lavar louças que você costuma usar: ( ) muito satisfeito ( ) mais ou menos satisfeito ( ) totalmente insatisfeito CLAREZA NA REDAÇÃO
Processo de desenvolvimento do questionário Passo 4 Decisão sobre as palavras a serem usadas Considere a disposição dos entrevistados em responder às perguntas, no que diz respeito, por exemplo, a dinheiro, higiene pessoal, atividades sexuais, etc.
Processo de desenvolvimento do questionário Passo 5 Estabelecer o fluxo e o lay out do questionário Perguntas de qualificação FILTRO E TRIAGEM Você comprou revista nos últimos dias? Se o objetivo da pesquisa é saber o hábito de consumo de revistas dos consumidores, eu preciso identificar o público-alvo.
Processo de desenvolvimento do questionário Passo 5 Estabelecer o fluxo e o lay out do questionário Aquecimento Primeiras perguntas Qual revista você comprou? Você compra revistas todas as semanas? Perguntas fáceis de responder, demonstra ao entrevistado que a pesquisa é simples
Processo de desenvolvimento do questionário Passo 5 Estabelecer o fluxo e o lay out do questionário Transições O que você considera importante em uma revista? Qual a sua opinião sobre as revistas de conhecimentos gerais? É necessário um pouco mais de esforço para responder
Processo de desenvolvimento do questionário Passo 5 Estabelecer o fluxo e o lay out do questionário Mais da metade da pesquisa Difícil e complicado Como você define a qualidade editorial das revistas de conhecimentos gerais existentes? Classifique em ordem de preferência, os seguintes títulos de revistas? Ao final, o entrevistado pode verificar que já está acabando, e pode concordar em continuar a colaborar.
Processo de desenvolvimento do questionário Passo 5 Estabelecer o fluxo e o lay out do questionário Seção final Classificação e demografia Qual seu nível de escolaridade? A que faixa etária você pertence? Algumas perguntas podem parecer pessoais, e o entrevistado pode optar por deixar em branco.
Processo de desenvolvimento do questionário Passo 6 Avaliar o questionário e o lay-out As perguntas são necessárias? O questionário é longo demais? As perguntas vão proporcionar as informações necessárias? Há espaço para as respostas das perguntas abertas? As instruções estão legíveis?
Processo de desenvolvimento do questionário Passo 7 Obter a aprovação de todos os gerentes responsáveis Passo 8 Pre-testar e revisar Passo 9 Prepara a cópia final do questionário Passo 10 Implementar a pesquisa
Formulário de observação São elaborados para registrar a reação do entrevistado aos novos produtos, comerciais ou algum outro estímulo de marketing Não há questionamento do entrevistado Devem especificar: QUEM, O QUE, QUANDO, ONDE, COMO E POR QUE o comportamento será observado.