Definição e critérios de elaboração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
Advertisements

Elaboração de Instrumentos Objetivos Critérios
SIM(SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING) PESQUISA DE MARKETING
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
QUESTIONÁRIOS Prof. Adalberto.
1 E como estabelecer os indicadores? No capítulo Como acertar deste Caderno Técnico, temos diversas formas que lhe auxiliarão nesta importante etapa. Podemos.
determina como os dados são obtidos subjetividade na análise e
Elaboração de questionários e instrumentos de coleta de dados
Target Group Index.
Modelo Genérico do Comportamento de Compra
PROA 06 – METODOLOGIA CIENTÍFICA ALUNAS DA TURMA 7: ELKE ELISA BELLI
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Menu de opções Fácil Esta ferramenta tornará mais fácil a montagem de suas pesquisas de Clima Organizacional, ou de Satisfação, desde a sua construção,
PROJETO AÇÃO SOCIAL IBOPE MAIO/JUNHO DE 2005
Aula 2- Elaboração de Questionários
O processo de pesquisa de mercado
Pesquisa de mercado e comportamento
Questionário Sociolinguístico
PROJETO DE PESQUISA PROPOSTA OBJETIVO PÚBLICO ALVO OU UNIVERSO
Práticas Investigativas
Resumo do curso Prof. Natalia Braguez.
ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
EAD Pesquisa de Marketing Para Decisões
ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
PESQUISA: Profa. Ms. Eduarda Escila Ferreira Lopes Relações públicas, Mestre em Comunicação pela UNESP-Bauru, Proprietária da LATTERE ASSESSORIA.
Coletando informações
Administração de Marketing II Profª. Drª. Louise Lage.
INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Extraído de Richardson, Gil.
Pesquisa mercado.
Recrutamento e Seleção 2 Aula 3 – Seleção de Pessoas
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
COMO ELABORAR QUESTIONÁRIOS
Vantagens de usar questionários Um modo eficiente de coletar dados As respostas são facilmente tabuladas e os dados conseguidos fáceis de analisar Podendo.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Organização, Sistemas e Métodos Formulários
Unidade III Fluxogramas
Instrumentos de Levantamento de Informação
Elaboração de instrumentos de coletas de dados
Homem X Comunicação.
Ferramentas da Qualidade
TEMA E PROBLEMA.
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS
Técnicas de Coleta de Dados
A base – Inteligência de mercado
Técnicas de Coleta de Dados
Fluxograma Juliana Borges
Backlog Lílian.
Notas de aula Prof. Vicente Prado
GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 9 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA
Prática Investigativa 2
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, Carlos Freire
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Formulários.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Avaliações analíticas Entrevistas Questionários Revisões do especialista (inspeções) Revisões do especialista (walktroughs)
Aula 2: Fontes primárias
Capítulo 5 – Coleta e Processamento de Dados
Capítulo 2 – Tipos, Fontes e Formas de Coleta de Dados
Observação Direta Intensiva e Observação Direta Extensiva
Questionário é tão somente um conjunto de questões, feito para gerar os dados necessários para se atingir os objetivos do projeto. Para se elaborar um.
Engenharia de Software
Coleta de dados de pesquisa acadêmica: Entrevista e Questionário
Gerência de Projetos Gerenciamento de Escopo. Gerenciamento de Escopo do Projeto...inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui.
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
MÉTODO A opção pelo método de pesquisa, quantitativo e/ou qualitativo, orienta-se pela formulação do problema de pesquisa, objetivos e hipóteses. O método.
Coleta de dados questionário.
Pesquisa de Mercado Profª. Ms. Rosani Gardin.
Transcrição da apresentação:

Definição e critérios de elaboração Questionário Definição e critérios de elaboração

Definição Conjunto de perguntas destinadas a gerar os dados necessários para atingir os objetivos de um projeto de pesquisa; Proporciona padronização e uniformidade no processo de coleta de dados; é a ferramenta dos entrevistadores que cria o produto básico (resposta dos entrevistados)

Informações dos respondentes Objetivos da pesquisa O que preciso fazer Informações dos respondentes O que quero saber Questionário O que perguntar Análise dos dados Entender Resultados Informações Recomendações Orientações Ação gerencial Ação

O questionário precisa O pesquisador de marketing precisa traduzir os objetivos de pesquisa para uma forma que seja compreensível para os respondentes, para extrair deles as informações necessárias. O questionário precisa ser formulado para que as respostas possam ser facilmente tabuladas e traduzidas em resultados e recomendações que satisfaçam aos requisitos de informações do gerente.

Critérios para um bom questionário O questionário proporciona as informações necessárias para a tomada de decisões? O questionário atende aos requisitos dos respondentes? AMBIENTE DAS ENTREVISTAS EXTENSÃO DO QUESTIONÁRIO INTERESSE DOS RESPONDENTES FORMULADO EXPLICITAMENTE PARA OS ENTREVISTADOS PRETENDIDOS LINGUAGEM ADEQUADA AOS ENTREVISTADOS

Critérios para um bom questionário Editoração: revisar o questionário para garantir que as regras de aplicação foram seguidas e que as perguntas necessárias foram preenchidas; Todas as perguntas “abertas” devem ser registradas literalmente pelo entrevistado, as respostas dadas com maior freqüência são relacionadas em uma folha de códigos.

Um questionário deve cumprir uma séria de tarefas Acomodar todos os objetivos da pesquisa Falar com os entrevistados em linguagem compreensível Ser fácil e rápido de editar e verificar o preenchimento Deve facilitar a codificação e a inserção dos dados; Deve ser convertido para resultados que atendam às perguntas originais do gerente.

Processo de desenvolvimento do questionário Passo 1 Determinar objetivos, recurso e restrições Passo 2 Determinar o método de coleta de dados Passo 3 Determinar o formato das perguntas e das respostas

Perguntas abertas São aquelas nas quais os entrevistados podem responder com suas próprias palavras Exemplos: Que vantagens, se houver, você acha que há ao fazer um pedido pelo correio comparado com as lojas de varejo locais? (ESTÍMULO: Que mais?) Rico leque de informações Útil na formulação de temas Motivações e atitudes

Perguntas fechadas São perguntas que pedem aos respondentes que escolham entre duas ou mais respostas? Ler as respostas alternativas poderá reavivar a memória do entrevistado Evita distorções por parte do entrevistador, e é de fácil codificação e inserção de dados. As perguntas fechadas não comunicam qualquer intensidade de sentimentos dos entrevistados

Perguntas dicotômicas Perguntas múltipla escolha Perguntas com Agora que você já usa o produto, você diria que compraria o produto? ( ) sim, compraria ( ) não, não compraria Perguntas múltipla escolha Qual a marca de sabonete você usa? ( ) Lux ( ) Palmolive ( ) Protex ( ) outros Perguntas com respostas escalonadas Agora que você já usa o produto, você diria que compraria o produto? ( ) Definitivamente compraria ( ) Provavelmente compraria ( ) Talvez compre, talvez não ( ) Provavelmente não compraria ( ) Definitivamente não compraria

Processo de desenvolvimento do questionário Passo 4 Decisão sobre as palavras a serem usadas Cite o nível de eficácia de seu líquido de lavar louças preponderante? Cite a sua opinião com o sabão líquido para lavar louças que você costuma usar: ( ) muito satisfeito ( ) mais ou menos satisfeito ( ) totalmente insatisfeito CLAREZA NA REDAÇÃO

Processo de desenvolvimento do questionário Passo 4 Decisão sobre as palavras a serem usadas Considere a disposição dos entrevistados em responder às perguntas, no que diz respeito, por exemplo, a dinheiro, higiene pessoal, atividades sexuais, etc.

Processo de desenvolvimento do questionário Passo 5 Estabelecer o fluxo e o lay out do questionário Perguntas de qualificação FILTRO E TRIAGEM Você comprou revista nos últimos dias? Se o objetivo da pesquisa é saber o hábito de consumo de revistas dos consumidores, eu preciso identificar o público-alvo.

Processo de desenvolvimento do questionário Passo 5 Estabelecer o fluxo e o lay out do questionário Aquecimento Primeiras perguntas Qual revista você comprou? Você compra revistas todas as semanas? Perguntas fáceis de responder, demonstra ao entrevistado que a pesquisa é simples

Processo de desenvolvimento do questionário Passo 5 Estabelecer o fluxo e o lay out do questionário Transições O que você considera importante em uma revista? Qual a sua opinião sobre as revistas de conhecimentos gerais? É necessário um pouco mais de esforço para responder

Processo de desenvolvimento do questionário Passo 5 Estabelecer o fluxo e o lay out do questionário Mais da metade da pesquisa Difícil e complicado Como você define a qualidade editorial das revistas de conhecimentos gerais existentes? Classifique em ordem de preferência, os seguintes títulos de revistas? Ao final, o entrevistado pode verificar que já está acabando, e pode concordar em continuar a colaborar.

Processo de desenvolvimento do questionário Passo 5 Estabelecer o fluxo e o lay out do questionário Seção final Classificação e demografia Qual seu nível de escolaridade? A que faixa etária você pertence? Algumas perguntas podem parecer pessoais, e o entrevistado pode optar por deixar em branco.

Processo de desenvolvimento do questionário Passo 6 Avaliar o questionário e o lay-out As perguntas são necessárias? O questionário é longo demais? As perguntas vão proporcionar as informações necessárias? Há espaço para as respostas das perguntas abertas? As instruções estão legíveis?

Processo de desenvolvimento do questionário Passo 7 Obter a aprovação de todos os gerentes responsáveis Passo 8 Pre-testar e revisar Passo 9 Prepara a cópia final do questionário Passo 10 Implementar a pesquisa

Formulário de observação São elaborados para registrar a reação do entrevistado aos novos produtos, comerciais ou algum outro estímulo de marketing Não há questionamento do entrevistado Devem especificar: QUEM, O QUE, QUANDO, ONDE, COMO E POR QUE o comportamento será observado.