A Associação Norte Americana de Psicologia (American Psycological Association), baseada no princípio e na importância de se utilizar o conceito de classificação como forma de se estruturar e organizar um processo, solicitou a alguns de seus membros, em 1948, que montassem uma “força tarefa” para discutir, definir e criar uma taxonomia dos objetivos de processos educacionais (LOMENA, 2006).
Bloom assumiu a liderança desse projeto e, junto com seus colaboradores – M.D. Englehart, E. J. Furst, W. H. Hill e D. Krathwohl –, definiu que o primeiro passo em direção à execução da responsabilidade a eles atribuída seria a divisão do trabalho de acordo com o domínio específico de desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor. Embora todos tenham colaborado significativamente no desenvolvimento dessa taxonomia, ela é conhecida como “Taxonomia de Bloom”.
Domínios Cognitivo – refere-se à razão, à inteligência, à memória, interpretação e pensamento crítico. Afetivo – refere-se aos valores, às atitudes, às apreciações, interesses, percepções, crenças e emoções. Psicomotor – refere-se às habilidades operativas para manipular materiais, objetos, instrumentos ou máquinas, movimentos amplos ou restritos. Envolve arte, esportes e procedimentos ligados à área de saúde, entre outras.
A aprendizagem ocorre simultânea e interativamente nos três domínios: cognitivo, afetivo e psicomotor. Afetivo Cognitivo Psicomotor
Cognitivo Conceituais Afetivo Atitudinais Psicomotor Procedimentais Bloom e César Cool CONCEITUAIS - o que é preciso saber PROCEDIMENTAIS - o que é preciso saber fazer ATITUDINAIS - os que admitem ser. Cognitivo Conceituais Afetivo Atitudinais Psicomotor Procedimentais
Objetivos Cognitivo = conhecimento / conceituais Afetivo = vida cotidiana / atitudinais Psicomotor = empreendimento / procedimentais
TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS: DOMÍNIO AFETIVO Internalização de Valor Caracterização Organização Valorização Resposta Recepção
Recepção: percepção, disposição para receber e atenção seletiva Resposta: participação ativa, disposição para responder e satisfação em responder Valorização: aceitação, preferência e compromisso (com aquilo que valoriza) Organização: conceituação de valor e organização de um sistema de valores Internalização de valores: comportamento dirigido por grupo de valores, comportamento consistente, previsível e característico.
TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS: DOMÍNIO PSICOMOTOR Complexidade do Movimento Completo Domínio de Movimentos Mecanização Execução Acompanhada Posicionamento Percepção
Domínio Psicomotor Percepção: Atenção que o estudante presta a todos os movimentos envolvidos na ação global, suas conexões e implicações Posicionamento: Colocar-se em posição correta e eficiente para executar os movimentos propriamente ditos
Domínio Psicomotor Mecanização: Ações executadas integralmente O ciclo de movimentos é completo e o aprendiz coordena uma ação com as demais que a ela se ligam Completo domínio de movimentos Maestria sobre as ações que se constituíram objeto da aprendizagem
Domínio Psicomotor Execução acompanhada O aprendiz, tendo se posicionado adequadamente, passa a executar os movimentos de forma ainda hesitante Os movimentos são realizados imperfeita ou parcialmente Mecanização: Ações executadas integralmente O ciclo de movimentos é completo e o aprendiz coordena uma ação com as demais que a ela se ligam Completo domínio de movimentos Maestria sobre as ações que se constituíram objeto da aprendizagem
TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS: DOMÍNIO COGNITIVO Complexidade dos Processos Cognitivos Avaliação Síntese Análise Aplicação Compreensão Conhecimento
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