A Associação Norte Americana de Psicologia (American Psycological Association), baseada no princípio e na importância de se utilizar o conceito de classificação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
Advertisements

Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Focando a habilidade de Pensar
O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central
Análise Ergonômica do Trabalho (AET)
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
ELABORAÇÃO DE PROJETOS FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Traços da Personalidade
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física
Transferência de aprendizagem
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
O que é Aprendizagem?.
Avaliação Educacional
EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES
Funções Mentais Superiores
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
II Orientação Técnica PCAGP.
Profª. Ms.Esp.Thais Toledo Rocha
Os objetivos.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
TÉCNICAS DE ENSINO.
Metodologia de Ensino e Extensão
As Organizações vistas como cérebros
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gestão por Competências
A Taxonomia de Objetivos Educacionais de Bloom
PSICOMOTRICIDADE.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Construção de Itens de Avaliação de Impacto em Profundidade
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Administração Aplicada à Engenharia Civil
“Como administrar melhor o tempo da equipe de gestão escolar”
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
Projetando ambientes sociotécnicos para o ensino e a aprendizagem de L2 Apresentação 5 - Stepp-Greany (2003) Raquel Bambirra 17 de agosto de 2011.
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
OSM Organização, Sistemas e Métodos
TEORIAS ASSOCIADAS AOS ESTÁGIOS DE HABILIDADES NA APRENDIZAGEM MOTORA.
Cognição nas organizações
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Tipos de Conteúdos.
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
Capítulo 7 Direção.
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Profa. Dra. Léa das Graças Camargos Anastasiou
ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM Helena Tonet.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aprendizagem da matemática
Psicologia Social É o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional, suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas.
Transcrição da apresentação:

A Associação Norte Americana de Psicologia (American Psycological Association), baseada no princípio e na importância de se utilizar o conceito de classificação como forma de se estruturar e organizar um processo, solicitou a alguns de seus membros, em 1948, que montassem uma “força tarefa” para discutir, definir e criar uma taxonomia dos objetivos de processos educacionais (LOMENA, 2006).

Bloom assumiu a liderança desse projeto e, junto com seus colaboradores – M.D. Englehart, E. J. Furst, W. H. Hill e D. Krathwohl –, definiu que o primeiro passo em direção à execução da responsabilidade a eles atribuída seria a divisão do trabalho de acordo com o domínio específico de desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor. Embora todos tenham colaborado significativamente no desenvolvimento dessa taxonomia, ela é conhecida como “Taxonomia de Bloom”.

Domínios Cognitivo – refere-se à razão, à inteligência, à memória, interpretação e pensamento crítico. Afetivo – refere-se aos valores, às atitudes, às apreciações, interesses, percepções, crenças e emoções. Psicomotor – refere-se às habilidades operativas para manipular materiais, objetos, instrumentos ou máquinas, movimentos amplos ou restritos. Envolve arte, esportes e procedimentos ligados à área de saúde, entre outras.

A aprendizagem ocorre simultânea e interativamente nos três domínios: cognitivo, afetivo e psicomotor. Afetivo Cognitivo Psicomotor

Cognitivo Conceituais Afetivo Atitudinais Psicomotor Procedimentais Bloom e César Cool CONCEITUAIS - o que é preciso saber PROCEDIMENTAIS - o que é preciso saber fazer ATITUDINAIS - os que admitem ser. Cognitivo Conceituais Afetivo Atitudinais Psicomotor Procedimentais

Objetivos Cognitivo = conhecimento / conceituais Afetivo = vida cotidiana / atitudinais Psicomotor = empreendimento / procedimentais

TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS: DOMÍNIO AFETIVO Internalização de Valor Caracterização Organização Valorização Resposta Recepção

Recepção: percepção, disposição para receber e atenção seletiva Resposta: participação ativa, disposição para responder e satisfação em responder Valorização: aceitação, preferência e compromisso (com aquilo que valoriza) Organização: conceituação de valor e organização de um sistema de valores Internalização de valores: comportamento dirigido por grupo de valores, comportamento consistente, previsível e característico.

TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS: DOMÍNIO PSICOMOTOR Complexidade do Movimento Completo Domínio de Movimentos Mecanização Execução Acompanhada Posicionamento Percepção

Domínio Psicomotor Percepção: Atenção que o estudante presta a todos os movimentos envolvidos na ação global, suas conexões e implicações Posicionamento: Colocar-se em posição correta e eficiente para executar os movimentos propriamente ditos

Domínio Psicomotor Mecanização: Ações executadas integralmente O ciclo de movimentos é completo e o aprendiz coordena uma ação com as demais que a ela se ligam Completo domínio de movimentos Maestria sobre as ações que se constituíram objeto da aprendizagem

Domínio Psicomotor Execução acompanhada O aprendiz, tendo se posicionado adequadamente, passa a executar os movimentos de forma ainda hesitante Os movimentos são realizados imperfeita ou parcialmente Mecanização: Ações executadas integralmente O ciclo de movimentos é completo e o aprendiz coordena uma ação com as demais que a ela se ligam Completo domínio de movimentos Maestria sobre as ações que se constituíram objeto da aprendizagem

TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS: DOMÍNIO COGNITIVO Complexidade dos Processos Cognitivos Avaliação Síntese Análise Aplicação Compreensão Conhecimento

Domínio cognitivo - Categorias

Domínio cognitivo - Categorias Conhecimento Conceituais Compreensão Aplicação Análise Procedimentais Síntese Avaliação Atitudinais

Domínio cognitivo - Categorias