empresas baseadas no conhecimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Renato Correia de Barros
Advertisements

As empresas no contexto atual
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
Administração Estratégica
Prof. Heber José de Moura e Giselle Marie T de Moura
Universidade Católica de Goiás Engenharia de Produção
Reforço - Estrutura das Demonstrações Contábeis Módulo 6.1 Prof. Wilter Furtado (34) –
Disciplina: Nome Professor: 24 – Ativos Intangíveis.
AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: Da Mensuração Contábil à Econômica
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Contabilidade Gerencial
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Prof. Dr. Osni Hoss Capital Intelectual soma do conhecimento de todos em uma empresa Mito As grandes empresas tornaram-se tão eficazes.
Prof. Dr. Osni Hoss Agrupamentos Representam uma necessidade de se interpretar a interdependência dos ativos intangíveis.
Universidade Federal Fluminense
Investimento e o q de Tobin
Teoria da Contabilidade
NATUREZA DOS ATIVOS INTANGÍVEIS
Capítulo 6 Estática Patrimonial
As empresas no contexto atual
Análise de Investimentos
EMPREENDEDORISMO Os pilares do ensino empreendedorista são a formação de atitudes e o desenvolvimento de técnicas de planejamento.
Pauta Fundamentos, objetivos, funções e ambiente da administração financeira Evolução da administração financeira Administração financeira contemporânea.
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
1 ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Macroeconomia do Desenvolvimento
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
Departamento Jurídico-Financeiro
Análise fundamentalista de Ações
Função da Administração:
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
V ENFOC UNINTER Profª Ana Maria Olivo Prof. Luiz Boschilia
Oportunidades e Carreiras em Finanças. Mercados monetários e de capital; Investimentos; Administração financeira. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Princípios Básicos de Finanças
Seminário Avançado - Eletiva A
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
Missão + Visão = Estratégias Temas estratégicos
MATRIZ BCG.
TEORIA DA CONTABILIDADE
DISCIPLINA: Mercado de Capitais CURSO: Tecnólogo em Gestão Financeira
Princípios e Objetivos da Administração Financeira
Importância da Elaboração do Orçamento de Capital.
Oportunidades e Carreiras em Finanças. Mercados monetários e de capital; Investimentos; Administração financeira. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos.
André Amorim. Para que o gestor das finanças consiga tomar as decisões adequadas, o mesmo deverá identificar o verdadeiro objetivo da empresa; Segundo.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Uma onda de reorganizações
Prof. Ms. João Rafael Alberton
Análise das Demonstrações Contábeis
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Avaliação de empresas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP.
Aula 2.  Unidade 2: Introdução ◦ 2.6 Dissolução, liquidação e extinção.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Administração Financeira e Orçamentária I
Contabilidade Aula 3.
MEDIDAS DE CRIAÇÃO DE VALOR
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
FLUXO DE CAIXA.
Contabilidade Gerencial
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
DADOSDADOS INFORMAÇÃOINFORMAÇÃO CONHECIMENTOCONHECIMENTO CONHECIMENTO EXPLÍCITOCONHECIMENTO EXPLÍCITO CONHECIMENTO TÁTICO CRIAÇÃO DO CONHECIMENTOCRIAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

empresas baseadas no conhecimento Prof. Dr. Osni Hoss hoss@utfpr.edu.br empresas baseadas no conhecimento

empresas baseadas no conhecimento O trabalho mental agrega valor, produz riquezas cria ativos intangíveis. Cabe às empresas buscarem sistematizar seus intelectos a fim produzir novos conhecimentos criar oportunidades neste mercado competitivo e globalizado

Conhecimento Informação é uma mensagem, geralmente na forma de um documento ou uma comunicação audível ou visível que tem por finalidade mudar o modo como o destinatário vê algo, exercendo algum impacto sobre seu julgamento e comportamento. A informação é a matéria-prima para o conhecimento, é uma notícia ou inteligência transmitida oralmente ou pela escrita.

Grandes orientações da teoria do conhecimento O racionalismo(explícito) afirma que o conhecimento é obtido por dedução, utilizando o raciocínio, recorrendo-se a construções mentais de conceitos, leis e teorias; enquanto que o empirismo(tácito), afirma que o conhecimento é obtido por indução, a partir de experiências sensoriais específicas.

A Sociedade do Conhecimento a automação do trabalho, incrementando com a automação uma vasta gama de atividades de serviços, particularmente na saúde, educação, produção de software e entretenimento; redução do tamanho das grandes empresas tanto de manufatura quanto de serviços, devido ao maior estímulo ao espírito empreendedor; uma mudança na força de trabalho, com um crescimento acentuado da participação das mulheres; transformações demográficas substanciais causadas pela queda na taxa de nascimento e uma população mais velha; substituição do centro geográfico da economia, antes centrada em matérias-primas e bens de capital para se concentrar em informações e conhecimentos, particularmente pesquisa e educação.

Empresas e trabalhadores do conhecimento Atualmente, as empresas diferem das da era industrial por valorizarem o conhecimento de seus trabalhadores, daí serem, muitas vezes, identificadas como empresas do conhecimento. Empregados das empresas do conhecimento são profissionais qualificados e cujo trabalho consiste, em grande parte, em converter informação em conhecimento

A Criação e gestão do conhecimento A transferência do conhecimento pode se dar de duas maneiras: pela informação ou tradição. informação - fala ou se escreve. É ideal para transmitir o conhecimento explícito, sendo rápida, segura e independente de sua origem. É a que se tem em aulas, palestras, audiovisuais tradição - se dá em conversas informais e de forma não estruturada. O conhecimento estruturado e sistematizado é uma forma de geração e agregação de valor para as empresas.

Valoração Dentre as concepções de valor da empresa, destacam-se as seguintes: valor patrimonial ou contábil, que é o valor da empresa, determinado pelo somatório dos bens e direitos menos as obrigações, que constituem o patrimônio da empresa; valor econômico, como sendo o valor da empresa que decorre do potencial de resultados.

Valoração Os modelos de avaliação que objetivam valorar empresas, consideram as estratégias, o conhecimento das organizações e estabelecem um processo de implementação evolutivo e flexível.

As premissas da criação de valor no mercado real, a criação de valor acontece quando o retorno sobre o capital investido for superior ao custo de oportunidade do capital; quanto mais se investir em retornos superiores mais se cria capital, ou seja, crescimento com margem superior ao custo do capital próprio; fazer escolhas que maximizem o valor presente dos fluxos de caixa previstos ou o lucro econômico.

As cinco variáveis principais a serem observadas no processo de avaliação de empresas fluxo relevante de caixa, onde o patrimônio da empresa vale aquilo que consegue gerar de caixa no futuro; período de projeção, fluxo de caixa deve ser projetado para um espaço de tempo que permita sua previsão com razoável confiança; valor de perpetuidade ou residual, os fluxos de caixa não cobertos pelo período de projeção devem ser quantificados (perpetuidade com ou sem crescimento ou valor residual ou terminal); condições do endividamento financeiro; taxa de desconto, a taxa de juro usada para descontar fluxos de caixa ao seu valor presente deve ser aquela que melhor reflita o custo de oportunidade e os riscos.

Ativos Baseados no Conhecimento são caros para adquirir e para desenvolver, e difíceis de gerenciar os direitos de propriedade são difusos, por exemplo, quando se trata de um avião, pode-se mensurá-lo facilmente, no entanto, um software que possa revolucionar empresas, pode ser roubado e utilizado por concorrentes barreira existente quanto à mudança, principalmente pelo fato de serem difíceis de ser controlados o valor da marca que somente aparece no balanço, em caso de aquisição de terceiros, pois somente assim se teria o valor da transação como parâmetro de avaliação