Esporte e Lazer da Cidade de Tangará da Serra: uma análise da percepção de adolescentes a partir dos diferenciais de raça/cor e gênero.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Advertisements

ELIZABETH TEIXEIRA Amanda Martins Bastos Elizabeth Gomes da Rocha
A OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
Painel V Forum Educação Ambiental
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PIBID/UFBA
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
MISSÃO: formar professores de educação física
"Problemas e Perspectivas para o Currículo Escolar do Ensino Médio no Brasil" Antonio Carlos Amorim Faculdade de Educação/Unicamp GT Currículo ANPEd
Antonio R. Navarro Campos do Jordão, 2008
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Mesa Redonda Tema: Formação de Professores, Afetividade e Infância
Sensibilização no IF-SC
Prof. Ms. Ramon Martins de Oliveira Disciplina de Lutas
O GINÁSIO EXPERIMENTAL
A inclusão de alunos surdos nas escolas públicas de Passo Fundo
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
EDUCAÇÃO E INFÂNCIA O Prazer de Ensinar com Alegria,
Desmistificando a Psicologia Organizacional
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO (NEPIE)
Disciplina: Estágio Supervisionado I
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÍTULO DO ARTIGO O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO Autor: Edinalva Silva Aguiar.
PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição.
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA. Juçara Karla Becker
GRACEMIRA SOUSA SIQUEIRA IVANILDI MORAES TELES
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
Análise de Produção Textual III
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CLÁUDIA PICCININI ISABEL MARTINS
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO PERMANENTE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA F3P-EFICE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL.
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Pesquisa ao Alcance de Todos (PAT-2009) 2ª Oficina de Elaboração de Projetos: Formulação do problema, dos objetivos e da justificativa do projeto Coordenadores:
Projeto de pesquisa apresentado
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
Ginastica Geral na escola: Uma proposta metodológica
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA? Juçara Karla Becker Magali Regina Borne Sandra Nara Dos Reis Oliveira Sheila Kist Silveira Silvana Maria Da Silva-
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
MÉTODO CIENTÍFICO CORPO DE INFORMAÇÕES HIPÓTESES EXPERIMENTAÇÃO
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
MESTRADO EM ADMINISTAÇÃO MÉTODO DE PESQUISA I PAINEL DE DISSERTAÇÃO Bruna Protázio Flávia Guimarães.
Transcrição da apresentação:

Esporte e Lazer da Cidade de Tangará da Serra: uma análise da percepção de adolescentes a partir dos diferenciais de raça/cor e gênero.

O objetivo principal é verificar a percepção de adolescentes sobre o Projeto Esporte e Lazer da Cidade de Tangará da Serra - MT

Compreender a dinâmica da participação dos adolescentes nas atividades esportiva. - Estudar as expressões corporais dos adolescentes no decorrer das aulas - Realizar uma contraposição entre o objetivo institucional e o objetivo dos que buscam a participação no projeto (os adolescentes). -Apresentar uma análise diferencial entre as expectativas dos adolescentes negros, brancos, meninas e meninos.

Um processo pelo qual mantém-se a presença do observador numa situação social com a finalidade de realizar uma investigação científica. O observador está em relação face-a-face com os observados e, ao participar da vida deles no seu cenário natural, colhe dados (op. cit. p.89). A observação participante. Becker (1999), Cicourel (1975)

(HERMANNS, apud GASKELL e BAUER, 2002 p.129). A técnica de entrevista narrativa, apresenta a possilidade de retomar delhates importantes no decorrer da entrevista., apresenta a possibilidade de retomar detalhates importantes no decorrer da entrevista.

Bourdieu (2004), que indica que a busca por estratégias para lidar com os campos de forças nos espaços sociais, ocorre de acordo com as regras inscritas no lugar social. No caso do adolescente negro este cria expectativas de acordo com a internalização das regras. Portanto, os campos de escolhas não são determinados nem pela estrutura objetiva, nem pela estrutura subjetiva, mas sim pela percepção das limitações e possibilidades. E, é essa percepção que se pretende discutir nesta pesquisa. Ou seja, até onde vai as expectativas e o poder de jogar contrariando as regras sociais?

OBJETIVO ESPECÍFICO Nº 1- COMPREENDER A DINÂMICA DA PARTICIPAÇÃO DOS ADOLESCENTES NAS ATIVIDADES ESPORTIVAS. - Observação dos espaços sociais objetivos: psicina, campo de futebol, quadra poliesportiva. - Categorização dos adolescentes por atividades e horários - Divisão do trabalho de pesquisa entre a equipe. - Observação e anotação sobre a participação dos adolescentes nas atividades. - Definição dos melhores ângulos para as filmagens.

Objetivo específico: nº 2- Estudar as expressões corporais dos adolescentes no decorrer das aulas -Filmar as práticas corporais dos adolescentes. -Organizar as imagens de acordo com as práticas corporais - No futebol - Na natação - Na capoeira - No Handebol

ORGANIZAR AS IMAGENS DE ACORDO COM OS COMPORTAMENTOS -- De lúdicidade/brincadeira - De alegria - De raiva - De tristeza - De garra/vontade -Analisar os dados da imagens por categorias meninas/meninos -Categorizar práticas corporais de meninas e meninas e suas expressões corporais no decorrer das atividades.

OBJETIVO ESPECÍFICO Nº 3- REALIZAR UMA CONTRAPOSIÇÃO ENTRE O OBJETIVO INSTITUCIONAL E O OBJETIVO DOS QUE BUSCAM A PARTICIPAÇÃO NO PROJETO (OS ADOLESCENTES). - Estudar o projeto do Ministério do Esporte em sua versão de implantação, fazendo uma análise do processo. - Destacar os objetivos do projeto Esporte e Lazer da Cidade de Tangará da Serra - Realizar entrevista narrativa para entender os objetivos dos adolescentes. - Fazer um estudo e analisar as diferenças entre os objetivos do projeto institucional e os objetivos dos adolescentes. - - Constatar as dissonancias e consonancias dos objetivos dos que buscam e dos objetivos do projeto.

OBJETIVO ESPECÍFICO Nº 4- APRESENTAR UMA ANÁLISE DIFERENCIAL ENTRE AS EXPECTATIVAS DOS ADOLESCENTES NEGROS, BRANCOS, MENINAS E MENINOS. - Identificar os atores sociais para entrevista narrativa - Realizar as entrevistas. - Categorizar as expectativas - Analisar as expectativas de acordo com as categorias, adolescentes negros, brancos, meninas e meninos. - À luz de teóricos analisar e entender o porquê de determinadas expectativas.

Sistematizar os dados de acordo com os objetivos específicos buscando estudar a percepção. Para alcançar este objetivo geral faz-se uma ligação entre as declarações espontâneas, expressões Corporais como gestos lúdicos, formas de simbolização, ação espontânea no decorrer das atividades e as histórias narradas pelos adolescentes.

BECKER, Howard S. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Editora Hucitec, BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Editora Perspectiva. 5ª edição: ______________ A miséria do mundo. et. al. Petrópolis, RJ : editora Vozes, BRACHT, Valter. Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre: Editora Magister, BRASIL, estatuto do menor e do adolescente Lei Federal 8.069/89 Brasília, DF. Secretaria Especial de Direitos Humanos. CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silencio do lar ao silencio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo; Contexto, CESAR, Maria Rita. A invenção da adolescência no discurso psicopedagógico. Tese de Mestrado Unicamp Mimeo. COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Pedagogia da presença introdução ao trabalho sócio-educativo junto ao adolescentes em dificuldade. Modus Facondi Publicações LTDA. Porto Alegre. Julho FERREIRA, Ricardo Franklin. Afro-descendente: identidade em construção. São Paulo: EDUC; Rio de Janeiro: Pallas,2000. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia saberes necessário à pratica educativa. São Paulo. Paz e Terra,