"Mercado Imobiliário: Índices, Mensurações e Previsões"

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INFLAÇÃO.
Advertisements

Gestores de Patrimônio Financeiro ANBIMA
Avaliação do Plano Plurianual
Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário
AS PERSPECTIVAS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO NO BRASIL
FATURAMENTO NACIONAL DO SETOR DADOS SETORIAIS 2007.
INFLAÇÃO.
MACROECONOMIA.
Franklin Serrano IE-UFRJ (Campinas, 1 outubro 2009)
Faculdade de Direito UNL 2011/2012 José A. Ferreira Machado
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Visão Geral da Administração Financeira
25 - Sistemas Financeiros
Fundamentos de Economia
DIRETORIA DE PESQUISAS COORDENAÇÃO DE ÍNDICES DE PREÇOS ÍNDICE DE PREÇOS DE IMÓVEIS Jan/2010.
Representante nacional e internacional das entidades empresariais da Indústria da Construção e do Mercado Imobiliário A Câmara Brasileira da Indústria.
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
O Mercado de Capitais e a Sustentabilidade das Empresas:
Construção civil: desempenho e perspectivas
Eng. Edson Garcia Bernardes
GRUPO DE TRABALHO DE SUSTENTABILIDADE
Oportunidades no mercado imobiliário da Ucrânia.
ATUAL CRISE AMERICANA.
Indústria Imobiliária Balanço e perspectivas
AGRONEGÓCIO Fórum de Tendências Aliança do Brasil Amaryllis Romano
Latin American Business Outlook Parte do Global Business Outlook Latin American Business Outlook Duke University / FGV / CFO Magazine Mar Uma pesquisa.
Ministério do Meio Ambiente
Contexto do mercado imobiliário no Brasil. O mercado imobiliário viveu, em 2010, um período de euforia sem paralelo em sua história.
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 PIB TRIMESTRAL DA BAHIA 3º TRIMESTRE DE 2011 Coordenação de Contas Regionais.
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 CONJUNTURA ECONÔMICA: 2011 DILMA_100 dias.
A GVT gera competição e qualidade em telecomunicações no Brasil
SIM - Sistema de Informações de Marketing
ANÁLISE DE MERCADO AULA 13
Perspectivas Econômicas para 2013: Brasil e Rio Grande do Sul.
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
1 Setembro de 2013 Anexo. 2 Desempenho da Arrecadação das Receitas Federais Evolução Janeiro a Setembro – 2013/2012.
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
Avaliação de imóveis rurais com passivo ambiental
Financiamento habitacional no Brasil – o Governo Lula
Aspectos Metodológicos da Avaliação de Impactos dos Projetos de Investimento no Espírito Santo Roberto M. Iglesias PUC –RJ Junho de 2009.
PETRÓLEO E PETROQUÍMICO Fabiana D’Atri 28/nov/2006.
IMPACTO FINANCEIRO ROL
TENDÊNCIA DOS PLANOS DE BENEFÍCIOS - Direcionamento dos Ativos Financeiros - Palestrante: Gélio Luiz Barreto Barbosa.
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
A CRISE DE 2008 – ORIGENS E CONSEQUÊNCIAS
Origens da Crise Crédito, Juros & Bolhas. Poupança Pessoal nos EUA em Bilhões de Dólares Fonte: Bureau of Economic Analysis.
Inflação e Índice de Preços
CONSUELO AMORIM PALESTRA DE PRESIDENTE DA ABAC ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
Uso sustentável e ocupação do solo Ben Elder BA BSc FRICS ACIArb Diretor Global de Avaliação da RICS.
0 MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Revisão de Carteira Fevereiro, 2015 Marc ForsterMarcelo Guterman, CFA.
0 MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Revisão de Carteira Maio, 2015 Marcelo Guterman, CFA.
0 MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Revisão de Carteira Abril, 2015 Marc ForsterMarcelo Guterman, CFA.
0 MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Revisão de Carteira Junho, 2014 Marc Forster.
MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Marc ForsterMarcelo Guterman, CFA Outubro 2013.
0 MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Revisão de Carteira Março, 2015 Marc ForsterMarcelo Guterman, CFA.
Introdução à Macroeconomia
28 de outubro de FATORES DETERMINANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO MERCADO IMOBILIÁRIO NOS ÚLTIMOS ANOS.
0 MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Revisão de Carteira Julho, 2014 Marc Forster.
INFLAÇÃO.  INFLAÇÃO – aumento generalizado e contínuo no nível geral de preços;  DEFLAÇÃO – o conceito inverso ao de inflação.
PAPEL E ATIVIDADE DE FINANÇAS
INFLAÇÃO: aumento contínuo e generalizado dos preços na economia
Importância da Política de Crédito no Processo de Gestão da Cooperativa de Crédito Olavo Borges Dezembro / 2005.
0 WA Template Version 3, 3/6/13 MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Revisão de Carteira Fevereiro, 2014 This presentation is printed on 100% recycled.
INFLAÇÃO. DEFINIÇÕES 1) Taxa de variação relativa de preços. 2) Aumento geral e persistente de preços.
13º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDENCIA ANEPREM MERCADO DE AÇÕES ESTRATÉGIAS E OPORTUNIDADES Setembro/2013 Carlos Frederico Valladares.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
SECOVI-MG. A Câmara do Mercado Imobiliário de Minas Gerais é uma entidade civil fundada há 34 anos com o objetivo de defender os interesses do seguinte.
Transcrição da apresentação:

"Mercado Imobiliário: Índices, Mensurações e Previsões" Eduardo Rottmann Engenheiro Civil, M.Sc. IBAPE/SP, FRICS

POR QUE CRIAR ÍNDICES? Segundo a Comissão Européia, os Índices de Preços para Propriedades apresentam as seguintes aplicações: Como indicador da atividade macroeconômica; Para uso na política monetária e no estabelecimento de metas inflacionárias; Como ferramenta para estimar os valores dos componentes da riqueza imobiliária; Como indicador da estabilidade ou saúde financeira, permitindo a mensuração da exposição ao risco; Como deflator nos sistemas de Contas Nacionais; Como insumo para a tomada de decisão dos cidadãos, quanto a vender ou comprar imóveis; Como insumo para os índices de preços ao consumidor; e Para uso em comparações intersetoriais e internacionais.

QUAIS OS TIPOS DE ÍNDICES? Acompanham as classes de propriedades (residenciais, comerciais) e sua forma de retorno do capital (renda ou compra e venda ). Desta forma, há índices focados no estoque e no fluxo de imóveis. Os procedimentos metodológicos variam com a cultura do país de origem e com a disponibilidade e a transparência das bases de dados.

QUEM DESENVOLVE OS ÍNDICES? Entidades setoriais e profissionais com foco em segmentos do mercado; Academia; Órgãos públicos; Órgãos reguladores.

QUAL A ABRANGÊNCIA TERRITORIAL? Países com grandes territórios tem índices regionalizados (Ex. EUA e Alemanha); Países menores com freqüência tem índices somente na Capital ou na cidade principal.

COMO SE CONSTRÓI UM ÍNDICE? Dificuldades técnicas, do ponto de vista econométrico: Índices de preços são normalmente construídos com base na repetividade e na semelhança, o que não costuma ocorrer com imóveis; Transações esporádicas; Diversidade de aplicações; Imóveis tem como componentes básicos a terra e os insumos aplicados.

COMO SE CONSTRÓI UM ÍNDICE? Quatro enfoques principais: Método da estratificação→análise de médias ou medianas por categorias relativamente homogêneas (UK e Austrália); Método das vendas repetidas → acompanhamento dos preços de propriedades que são vendidas diversas vezes ao longo dos anos (USA – Case-Shiller; FHFA; UK e Austrália); Modelagem hedônica de preços → desenvolvimento de modelos advindos de pesquisas levantadas (Holanda, Alemanha); Uso de bases de dados de imóveis avaliados para fins fiscais ou tributários → desenvolvimento de modelos advindos de bases públicas (Nova Zelândia, Dinamarca, Suécia e Holanda).

INTERESSE POR ÍNDICES DE MERCADO IMOBILIÁRIO NO BRASIL Estabilidade econômica e expansão dos mercados de empreendimentos de base imobiliária; Expansão do crédito imobiliário a partir de 2004; Abertura de capital das incorporadoras (fortemente a partir de 2005); Percepção de risco setorial a partir da crise do subprime (2008); Conferências Internacionais sobre Crédito Imobiliário do Bacen (Salvador, 2007 e Fortaleza,2010).

ÍNDICES DE MERCADO IMOBILIÁRIO EXISTENTES NO BRASIL FGV – IGMI-C (2010) – retroage a janeiro de 2000 (dados ABRAPP) FIPE - FIPE-ZAP (2011) – retroage a janeiro de 2008 (SP) BACEN – IVG-R (2013) – retroage a março de 2001 CAIXA – IEPMI-H – 2013 (?)

FGV – IGMI-C IGMI-C – Índice Geral do Mercado Imobiliário – Comercial Baseado na análise da carteira da rentabilidade do investimento imobiliário dos fundos de pensão participantes da ABRAPP; Universo de 156 empreendimentos, 60% localizados entre SP e RJ, 65% dos quais prédios de escritórios. Comparação: 2000 – 1º trimestre – 100 2013 – 2º trimestre – 1.081,90

FIPE-ZAP Baseado em preços ofertados, coletados no site ZAP-Imóveis (Estadão e O Globo); Venda e locação (200.000 anúncios/mês); Cobertura de 16 municípios (13 capitais); Comparações Rio de Janeiro (vendas): 2008 – janeiro – 100 2013 – setembro – 227,4 São Paulo (vendas): 2013 – setembro – 184,7

EVOLUÇÃO - FIPE-ZAP São Paulo, jan.2008 a set.2012, residencial (todos)

IVG-R Índice publicado por órgão governamental; Baseado em valores de avaliação, coletados pelo Bacen; Ajustado pelo IPCA; “Mais conservador” que o FIPE-ZAP, mas com comportamento similar.

IVG-R x FIPE-ZAP

CONSIDERAÇÕES FINAIS Importância estratégica em termos nacionais; Problema complexo → necessidade de bases de dados confiáveis (sistematização); Processo custoso; Avaliadores com duplo papel: usuários de resultados e fornecedores de insumos.

MUITO OBRIGADO! Eduardo.rottmann@contactoconsultores.com.br 55 11 3083 5561