Critérios de Avaliação dos Mestrados Profissionais GT - Outras Grandes Áreas VI Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais Salvador - BA Universidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Bem-vindos!.
24/08/12.
Assembléia Geral 19 de novembro de Pauta: 1.Avaliação das ações de 2010; 2.Ações junto a CAPES; 3.Ações junto ao CNE; 4.Ações junto ao Congresso.
Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
VI ENCONTRO NACIONAL DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS BAHIA de Novembro de 2010.
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
II Encontro Regional de Coordenadores de Mestrado Profissional Grupo de Trabalho das Ciências Sociais Aplicadas Coordenação: Profa. Graziela Dias Alperstedt.
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Escola Nacional de Saúde Pública
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
Curso Técnico em Meio Ambiente
APRESENTAÇÃO DO VI CONGRESSO CIENTÍFICO MOSTRA DE EXTENSÃO
Levantamento realizado pela Coordenação de Pós-Graduação do Programa de Saúde Pública / ENSP MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PÚBLICA 2010.
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Diretoria de Programas e Bolsas no País – DPB Proposta de concessão de bolsas.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração.
Ministério da Educação
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Apresentação da Disciplina
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agricultura de.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
UFSM SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM – 2012 Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Públicas.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Produção Centro: Centro de tecnologia.
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Vice Direção de Pós-graduação Stricto Sensu Julho de 2008 ENSP / FIOCRUZ.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
MESTRADO PROFISSIONAL
UFSM 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissionalizante.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
A formação de novos quadros para CT&I: a trajetória profissional dos egressos do programa PIBIC Brasília, 19 de novembro de 2015 Atividade Recursos Humanos.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Critérios de Avaliação dos Mestrados Profissionais GT - Outras Grandes Áreas VI Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais Salvador - BA Universidade Federal da Bahia 17 a 19 de novembro de 2010

GRUPOS DE TRABALHO Tripartite FNMP-FOPROP-CAPES GT – ENGENHARIAS –(49 cursos de MP) GT – INTERDISCIPLINAR –(84 cursos de MP) GT – CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS –(53 cursos de MP) GT – CIÊNCIAS DA SAÚDE –(46 cursos de MP) GT – OUTRAS GRANDES ÁREAS –(45 cursos de MP)

GT - Outras Grandes Áreas NCiências BiológicasBIOLOGIA GERALUNINILTON - CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINSAM SECiências BiológicasBIOQUÍMICAFIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZRJ SECiências BiológicasECOLOGIAIPÊ - INSTITUTO DE PESQUISAS ECOLÓGICASSP NECiências BiológicasECOLOGIAUFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIABA SCiências BiológicasFARMACOLOGIAUEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINAPR NECiências BiológicasFARMACOLOGIAUFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁCE SCiências BiológicasFARMACOLOGIAUFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINASC SECiências BiológicasFISIOLOGIAUFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISMG SECiências BiológicasFISIOLOGIAUNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULOSP SCiências BiológicasGENÉTICAULBRA - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASILRS SCiências BiológicasGENÉTICAULBRA - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASILRS COCiências HumanasANTROPOLOGIAPUC-GOIÁS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁSGO COCiências HumanasCIÊNCIA POLÍTICAIRBr - INSTITUTO RIO BRANCODF SCiências HumanasCIÊNCIA POLÍTICAUEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁPR SECiências HumanasEDUCAÇÃOUFJF - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORAMG SECiências HumanasHISTÓRIAFGV/RJ - FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGASRJ NECiências HumanasSOCIOLOGIAUECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁCE SCiências HumanasTEOLOGIAEST - ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIARS Ciências Biológicas 11 cursos Ciências Humanas 7 cursos

GT - Outras Grandes Áreas Ciências Exatas e da Terra - 11 cursos Ciências Agrárias 16 cursos

Conceitos

GT - Outras Grandes Áreas Sheila Farage – BiomanguinhosMP Tecnologia de Imunobiológico Hermes Amorim – ULBRA MP Genetica e Toxicologia Aplicada Horacio Frota - UEC MP Planejamento e Politicas Públicas Geraldo Cernicchiaro – CBPFMP Física Instrumentação Científica Marcos Derizans – Instituto Rio Branco MP Diplomacia Francisco Rolim - UNIDERP MSMP Produção em Gestão Agroindustrial Alexandre Pinheiro – UFRB MP Defesa Agropecuaria Elodio Sebem – UFSMMP Agricultura de Precisão Sandra Guimarães – UFPR proposta MP em Educação Celso Carminati – UDESC proposta MP em Educação

Perfil do discente –Tempo de dedicação X Tempo de Produção: publico que trabalha, dedicação é parcial. –Desenvolvimento Intelectual: transformar o profissional-aluno em um pensador científico um agente transformador do mundo do trabalho e da sociedade independência intelectual

Consultores dos Comitês de Avaliação: Um Comitê separado para os Programas Profissionais é o ideal, formado com os docentes que atuam nesses programas; Se continuar os atuais Comitês Mistos, então o critério de seleção destes docentes deve ser diferenciado e partir de uma lista ampla de docentes com experiência em Programas Profissionais e aceitos por esta comunidade. E se for misto, que os consultores dos Comitês com experiência em programas profissionais sejam em maior número quando da avaliação dos MP. Propostas

Comitê por área para avaliação do Qualis Técnico com valoração de: Depósito de patentes nacionais e internacionais; Indexação de Notas Técnicas com comitês editoriais externos; Projetos aprovados por Edital Público; Consultoria com comitê de avaliação externo; Portarias, Laudos, Normas e Legislação derivados de dissertações; Produção acadêmica derivada de dissertação profissional;

Propostas Acompanhamento da atuação profissional do egresso. Impactos sociais e econômicos: Incorporar no Coleta os indices de aplicabilidade e impacto social e economico registrado no ato da defesa

Propostas Flexibilidade do Credenciamento: No caso especifico do MP é importante a cooperação entre diferentes setores da sociedade (academia, industria, instituições de pesquisa, etc.) isto demanda em muitos casos a coorientação por doutores externos ao programa, estes professores não deveriam ser computados no indice de produtividade do corpo docente. Mudança da época do Coleta CAPES para final de abril ou maio.

Os MPs tem como finalidade principal preparar recursos humanos para pesquisa e atuação para além do âmbito acadêmico; Os comitês de avaliação aparentam ter dificuldade de julgar e identificar as especificidades dos MPs; O Coleta CAPES deve incorporar especificidades; CA diferenciado a partir de uma lista ampla de docentes com experiência em Programas Profissionais; Conclusões

Obrigado.

VI Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais Salvador - BA Universidade Federal da Bahia 17 a 19 de novembro de