Mediação e Linguagem II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Orientação Técnica do Projeto Cultura é Currículo
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Nazaré Marta M. C. Lazarone
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Profa. Dra. Rosineide de Melo FAECO – Colegiado de Administração
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
LÍNGUA PORTUGUESA.
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
“Proposta de atividade, esboço inicial”
“Carta de intenções (Viagens de leitura)”
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
CURRÍCULO por COMPETÊNCIAS e HABILIDADES.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
PLANEJAMENTO ESCOLAR 2014.
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião.
Caderno Interfaces Curriculares
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Profª Me. Rosemari L. Martins ProfªMe. Simone D. Schneider
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Orientação Técnico-Pedagógica
Programa Sala de Leitura 2014
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
EE Edwards Corrêa e Souza Três Lagoas - MS
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Programa Sala de Leitura 2014
MEDIAÇÃO.
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO – SP ENSINO MÉDIO EM REDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO.
CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Tecnologias / Produção de texto
IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB E
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO ENSINO DE ARTE – 2016
O Programa Nacional do Livro Didático de LÍNGUA PORTUGUESA 2015 Ensino Médio.
Projetos e Sequências Didáticas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
LEITURA DE LIVRO – PRODUÇÃO DE TEXTO
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Mediação e Linguagem II Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem II

“Da linguagem literária à cinematográfica” Estudo do Diário de Bordo Videoconferência “Da linguagem literária à cinematográfica” Estudo do Diário de Bordo

Objetivos Dialogar sobre as possibilidades de utilizar recursos acessíveis a todos, para a produção de vídeos, com adaptações e roteiros elaborados pelos próprios alunos, a partir de obras literárias trabalhadas.

Roteiro de Leitura Material: Sabores da Leitura; Organização das atividades Preparando a leitura; Aquecendo para a leitura; Saboreando o texto; Entrelaçando leituras coletivas; Descobrindo desdobramentos.

Planejamento de escrita Etapas: Oralidade; Leitura; Escrita; Reescrita.

Produção Textual Competências I- Tema II- Gênero III- Coesão e coerência IV- Registro

Aprendizagem da escrita Aprendizagem inicial da escrita: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/aprendizado-inicial-da-escrita Adaptação curricular http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista/482/roda-piao-bambeia-piao-lendo-a-partir-de-cantigas.html

Avaliação da Aprendizagem em Processo Análise Avaliação da Aprendizagem em Processo

Oficinas de produção escrita Sugestões: Práticas Pedagógicas; Leitura, Produção de texto e Literatura; Sabores da leitura; Metodologia da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Programas e Projetos Língua Portuguesa Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa : Mediação e Linguagem Língua Portuguesa : Segredos da Leitura Concurso de Redação Jovem Senador ( Ensino Médio0 Concurso Internacional de Cartas ( Ensino Médio) Olimpíada de Língua Portuguesa

Materiais Audiovisual do material Leitura Produção de texto

Diretoria de Ensino da Região de Jacareí Núcleo Pedagógico Marcos de Moura Albertim Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico – Língua Portuguesa