Construindo números Decimais com o material dourado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FASCÍCULO 1 NÚMEROS NATURAIS Parte 2.
Advertisements

FASCÍCULO 3 – ESPAÇO E FORMA
1º encontro de formação – 23/03/2010
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA
Sistema de Numeração Decimal Profa. Ms
Vídeo Educar – Rubem Alves
Análise dos resultados Avaliação da Aprendizagem em Processo / SARESP
Então, vamos lá! Qual é esse conteúdo?
Professora Camila C. Souza – Matemática – 21/03/09
CONCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR SOBRE ESCRITAS NUMÉRICAS DE NÚMEROS MULTIDÍGITOS Franciele Gequelin UFPR/TN Orientadora: Profa.
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente; Produzido pelas universitárias:
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente;
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Material Dourado.
Fazendo operações com o material dourado
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Fascículo 1 Números Naturais Abril de 2011
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
CENTRO UNIVERSITÁRIO Franciscano
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Tema MATERIAL DOURADO.
Introdução ao conceito de Multiplicação
Operações com frações (semana 9).
Divisão (semana 8).
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Materiais Concretos para o Ensino de Matemática
"A grande contribuição de Maria Montessori à moderna pedagogia foi a tomada de consciência da criança", percebendo que estas respondiam com rapidez e entusiasmo.
JOGO DO NUNCA DEZ Utilizando Material dourado, fichas para contagem e tabela com o Quadro Valor de Lugar. Professora Maria Lúcia Pickering 2º ano - Itajaí.
Números Decimais É um tipo de número em que separamos a parte inteira da parte fracionária pela vírgula! Estão demitidos! É melhor a gente aprender ou.
Seminário Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º CEB

Formação Contínua em Matemática para professores do 1º Ciclo
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
OFICINA DE JOGOS.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Sentido de Numeramento
Um Problema para TODAS as Idades
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Papéis do brincar e do jogar na aprendizagem do SND
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil.
Sistema de numeração decimal
SITUAÇÕES.
Ser humilde não significa de modo algum procurar humilhações
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Sistema de numeração decimal – composição da centena
Materiais manipuláveis: Ábaco
MATEMÁTICA Ensino Fundamental , 6º ano
Práticas de Manipulação no Ensino de Matemática
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Construindo números Decimais com o material dourado Professor marcelo oliveira Universidade severino sombra Vassouras – rj Pós-graduando novas tecnologias no ensino da matemática - uff

O Material Dourado Montessori O Material Dourado Montessori é destinado a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos). O Material Dourado faz parte de um conjunto de materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori.

Quem foi Maria Montessori Maria Montessori nasceu na Itália, em 1870, e morreu em 1952. Formou-se em medicina, iniciando um trabalho com crianças excepcionais na clínica da universidade, vindo posteriormente dedicar-se a experimentar em crianças sem problemas, os procedimentos usados na educação dos excepcionais.

A pedagogia Montessoriana relaciona-se a normatização (consiste em harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade). O método Montessoriano tem por objetivo a educação da vontade e da atenção, com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, além de proporcionar a cooperação.

Segundo Maria Montessori, a criança tem necessidade de mover-se com liberdade dentro de certos limites, desenvolvendo sua criatividade no enfrentamento pessoal com experiências e materiais. Um desses materiais era o chamado material das contas que, posteriormente, deu origem ao conhecido Material Dourado Montessori. O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo pois pressupõem a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função a estimular e desenvolver na criança, um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.

Atividades com os alunos VAMOS FAZER UM TREM? O professor combina com os alunos: _ Vamos fazer um trem. O primeiro vagão é um cubinho. O vagão seguinte terá um cubinho a mais que o anterior e assim por diante. O último vagão será formado por duas barras. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 ... Como formaremos o 20?

Esta atividade leva à formação da idéia de sucessor Esta atividade leva à formação da idéia de sucessor. Fica claro para a criança o "mais um", na seqüência dos números. Ela contribui também para a melhor compreensão do valor posicional dos algarismos na escrita dos números.

Conhecendo o material dourado O material dourado é composto de 611 peças, sendo elas: 1 cubo 10 placas 100 barras 500 cubinhos 1 milhar ou 10 centenas ou 100 dezenas ou 1000 unidades 1 centenas ou 10 dezenas ou 100 unidades 1 dezenas ou 10 unidades 1 unidade

Familiarizando-se com o material dourado Como é formado o cubo? Como é formada a placa? 10 barras 10 placas Como é formada a barra? 10 cubinhos

2. MONTAGEM Objetivo: perceber as relações que há entre as peças. O professor sugere as seguintes montagens: - uma barra; - uma placa feita de barras; - uma placa feita de cubinhos; O professor estimula os alunos a obterem conclusões com perguntas como estas: - Quantos cubinhos vão formar uma barra? - E quantos formarão uma placa? Nesta atividade também é possível explorar conceitos geométricos, propondo desafios como estes: - Vamos ver quem consegue montar uma barra com 8 cubinhos? É possível? - E com 27? É possível formar uma placa?

3. Atividade Objetivo: relacionar cada grupo de peças ao seu valor numérico. O professor mostra, um de cada vez, cartões com números. As crianças devem mostrar as peças correspondentes, utilizando a menor quantidade delas. 10 20 30 101 1020

Como podemos formar o número 567? 5 x 100 = 500 6 x 10 = 60 7 x 1 = 7 500 + 60 + 7= 567

Vimos como é formado um cubo grande, não é? Ele é formado por 10 placas! O cubinho representa a unidade, não é? Mas como será que ele é formado???

Vamos assistir esse pequeno vídeo... Com o auxílio da lupa vemos agora o cubinho de uma outra perspectiva, onde ele não deixa de ser a unidade, mas agora “ampliado” podemos perceber que o cubinho é formado de 10 plaquinhas “ampliadas”. Como o cubo ampliado vale 1 unidade, a placa valerá 0,1 do cubo, a barra ampliada valerá 0,01 do cubo e o cubinho ampliado valerá 0,001 do cubo ampliado!

Vamos agora ver como é possível construir números decimais utilizando esse mesmo material. Pense nas ações a serem realizadas e complete as sentenças abaixo:   Para obtermos uma placa ____________________ um cubo em ________ partes iguais. Assim, a placa representa ______________ do cubo. Para obtermos uma barrinha ____________________ um cubo grande em ________ partes iguais. Assim a barrinha representa ________________ do cubo grande. Para obtermos um cubinho ____________________ um cubo em ________ partes iguais.

Como podemos expressar as sentenças abaixo matematicamente Como podemos expressar as sentenças abaixo matematicamente? Lembre-se que o cubo ampliado representa a unidade. Cubo Placa Barra Cubinho 1 0,1 0,01 0,001 Utilize o material concreto para representar as quantidades abaixo, fazendo o registro das peças selecionadas: Cubo Placa Barra Cubinho 2 0,005 0,123

Cubo Placa Barra Cubinho 1, 053 0,153 1,121 2,112 2,012 2, 543  2,345 2,453

Utilizando o material concreto, represente as operações abaixo Utilizando o material concreto, represente as operações abaixo. Reproduza em seu caderno o quadro abaixo e registre as operações realizadas: 0,75 + 0,23 0,75 + 0,28 0,75 - 0,25 0,75 - 0,48 0,75 + 0,45 Cubo Placa Barra Cubinho 0,75 0,23 Resultado O,98 0,28 1,03 + +

Cubo Placa Barra Cubinho 0,75 0,25 Resultado 0,48 0,45 - - +

Referências: www. educar. sc. usp Referências: www.educar.sc.usp.br/matematica “Matemática para professores de 1ª à 4ª série”.