Investimentos intensivos em mão-de-obra: Uma forma para promover o emprego Alessandra Molz, ILO-ITC Turim.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crescimento Económico e Redução da Pobreza
Advertisements

Gestão de Competências com a ferramenta CM ProWork
Instrumentos Económicos e Financeiros
Monitoria de recursos hídricos, uso de água, poluição e cumprimento
Campanha Serviço Público de Qualidade
SAIBA TUDO E MAIS UM POUCO SOBRE ELE.
LIDERANÇA & DESENVOLVIMENTO
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
PETI Planejamento Estratégico de TI
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Fundamentos de Administração
Lavratti.com Localização por importância. lavratti.com Slide 2/2 Localização por importância Principais métodos de localização de instalações HEIZER,
SNV Moçambique.
O Novo PRIME Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Janeiro de 2006.
Resistência das democracias liberais à crise económica e política

EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA
Título? Indicadores de sustentabilidade para APLs de base mineral
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Talentos para Inovação
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
FUNÇÃO FINANCEIRA.
Operacionalizacao das liccoes da Conferência AfricaSan+5 Declaração Ministerial e Plano de Acção.
Prioridades do Governo para acelerar o crescimento económico e reduzir a pobreza, Ministério da Planificação e Desenvolvimento Seminário do Governo.
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
Brasília, 27/06/2012 Trabalho Decente Adolescentes e Jovens.
Tendências na assistência social e o seu papel na promoção da inclusão social Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
O Pacto Mundial para o Emprego: Uma resposta à crise Escritório da OIT no Brasil Seminário sobre a Elaboração do PNTD e a Participação dos Trabalhadores.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Trabalho Digno, o que é? Todas as pessoas têm direito a uma vida digna e a poder satisfazer as suas necessidades básicas. O trabalho é um factor fundamental.
Fundamentos de Extensão Rural
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Seminário sobre os Desafios de crescimento económico e do emprego em Moçambique, 9-11 Fevereiro 2011 Sumário da equipa do Governo Maputo, 11 Fevereiro.
Promoção do Desenvolvimento Rural para o Crescimento Inclusivo
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
1 INVESTIMENTO NOS SECTORES CHAVES NA ÁREA DO AMBIENTE A República de Angola concebeu um amplo programa que se estende de 2000 ao ano É neste Âmbito.
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
• ARTESANAL: utiliza métodos e processos empíricos e intuitivos
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Economia Social e Solidária Inovação social no mundo do trabalho 27 a 31 de Julho de 2015, Joanesburgo, África do Sul.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Criado a partir dos acordos de Bretton Woods, entra em operação em 1947; Principal instituição financeira internacional; Entre os objetivos, destacam-se.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
OIT – 90 ANOS A visão da indústria brasileira Câmara dos Deputados Comissão 28 - abril
Trabalho Decente na América Latina. A REDE A Rede Latino-Americana de Pesquisa sobre Empresas Multinacionais (RedLat) é uma iniciativa criada em outubro.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Transcrição da apresentação:

Investimentos intensivos em mão-de-obra: Uma forma para promover o emprego Alessandra Molz, ILO-ITC Turim

Estrutura Definições Benefícios e vantagens Quando? Como? Temas chaves para os sindicatos Exemplos

Áreas importantes Política de emprego/mercado de trabalho Geração de empregos temporais e permanentes Desenvolvimento da PME Desenvolvimento de competências Normas do trabalho Igualdade de género

Definiçao Métodos baseados em mão-de-obra: A utilização flexível e óptima da mão-de-obra como recurso predominante nas obras Mistura óptima entre mão-de-obra e maquinaria Tomam em conta a eficácia em termos de custos e qualidade. Investimentos que combinam objectivos económicos e sociais Utiliza-se principalmente no sector da infra-estrutura

Exemplo Maquinaria Mão-de-obra Remoção de grandes escombros Transporte de cascalho Compactação de solos Desmantação Remoção de topo-solo Escavação de dreno e de estrada Espalhar cascalho

Benefícios e Vantagens Geração de empregos direitos e indireitos (x 2.5-3) Redução de custos (20-30 %) Economizar divisas/cambial (até 50-60%) Tecnologias adequadas/Boa manutenção Desenvolvimento de competências e qualificação de empreiteiros locais Melhor acesso a bens e serviços Contribuição para o desenvolvimento económico local

Benefícios e Vantagens Experiência de Moçambique: 200 operários podem fazer o mesmo trabalho que uma escavadora

Benefícios e Vantagens: Exemplo Aldeia em Cusco, Peru ANTES DA RECONSTRUÇÃO 50 km = 7 horas de viagem Aldeia isolada Sem aceso a mercados, serviços de saúde, educação, créditos, etc. Pobreza extrema RECONSTRUÇÃO + MANUTENÇÃO CONTÍNUA 50 km = 45 minutos de viagem Camponeses podem vender produtos no mercado Centro de saúde, professores, escola Acesso a serviços na cidade Nova dinâmica da economia local Aumentou a qualidade de vida

Benefícios e Vantagens Antes: Depois

Benefícios da manutenção intensiva em mão-de-obra Estrada intransitável Crédito do Banco Mundial Reconstrução 20 anos Manutenção regular Sem manutenção 4 anos Estrada intransitável Manutenção periódica 20 anos Novo Crédito Reconstrução Manutenção regular Sem manutenção 20 anos Manutenção periódica Estrada intransitável 4 anos Novo Crédito Reconstrução …………

Quando usar métodos intensivos em mão-de-obra? Em geral! como parte da política nacional de investimento (política de emprego) Em casos especiais: Situações de crise/pós-crise (desastres naturais, conflitos armados) Para atender a grupos vulneráveis Como política do mercado de trabalho

Quando usar métodos intensivos em mão-de-obra? Para a construção, reconstrução e reabilitação de infra-estrutura (empregos temporais) Para a manutenção de infra-estrutura (empregos a longo prazo) Para alguns tipos de serviços públicos (p.ex. limpeza pública)

Quando usar métodos intensivos em mão-de-obra? Infra-estrutura rural: Estradas terciárias, as vezes secundárias Canais de irrigação Infra-estrutura que não precisa de níveis tecnológicos altos Manutenção de infra-estrutura Reflorestação SIM!

Quando não usar métodos intensivos em mão-de-obra? Infra-estrutura que precisa de níveis técnicos elevados Estradas primarias, asfaltadas Aeroportos internacionais/grandes Electricidade, telecomunicações, plantas de energia NÃO!

Exemplo

Como usar os métodos intensivos em mão-de-obra: Boas práticas A traves de pequenas empresas, empreiteiros locais, cooperativas A traves da subcontratação A traves da contratação de serviços A traves da contratação de comunidades Dividir o trabalho em contratos mais pequenos Unidades que se auto-organizam Supervisão Gestão

Como? Aspectos importantes FINANCIAMENTO: Pagos dos materiais/ ferramentas/obras Pago pontual de todos os operários Financiamento para a qualificação Financiamento da manutenção (orçamentos) Capital de trabalho adiantado para empreiteiros Acesso ao crédito Assegurar os fundos para o reembolso dos créditos QUALIFICAÇÃO: Governo Local Supervisores Pequenas empresas Engenheiros Comunidades Operários REGULAMENTOS: - Simplificar os procedimentos contratuais/ concursos públicos - Adjudicação de contratos para pequenos empreiteiros

Como? A implementação de um programa Passos principais para a implementação de um projecto de inversões intensivas em mão-de-obra: Inventario da infra-estrutura a melhorar Implementação do programa Planificação participativa com as comunidades respectivas Monitoramento & avaliação (técnico, emprego, redução da pobreza) Identificar e avaliar recursos, instituições, contrapartes, metodologias Projecto piloto: Identificar beneficiários Qualificação Obras Seguimento & Avaliação Introdução de mudanças Adaptação/Introdução de mudanças se necessário

Como? -Aspectos de género As mulheres podem e devem participar em projectos de inversões intensivas em mão-de-obra Participação activa de mulheres = uma nova percepção do rol dela na sociedade Oportunidades de qualificação profissional e de emprego Melhoramentos no acesso a serviços Geração direita de empregos para mulheres e homens Pagamento igual para o mesmo tipo de trabalho

Como? - Aspectos de género

Temas chaves para os sindicatos Influir sobre as políticas Transversalização: política de emprego Parte da politica do mercado de trabalho Participar na definição conjunta destes programas Assegurar o respeito das normas laborais principais e boas condições de trabalho

Influir sobre as políticas Temas chaves para sindicatos Influir sobre as políticas Objectivos: Transversalizar a utilização de métodos intensivos em mão-de-obra em: Políticas nacionais (emprego, macroeconómicos e sectoriais) Planos e orçamentos nacionais para o investimento Acções necessárias: Criar consciência Trabalhar sobre temas como sistemas, normas e regulações contratuais, promoção da PE Coordenação: grupos de trabalho, equipas políticas

Utilização de métodos intensivos em mão-de-obra como política nacional Cambodja Uganda Africa do Sul

Temas chaves para sindicatos Influir sobre as políticas: Obstáculos Percepções erradas Resistência a mudanças Legislação/procedimentos Ambiente favorável / desfavorável para pequenas empresas Estratégias dos doadores

Temas chaves para sindicatos Participar na definição conjunta destes programas SUDAFRICA: 1993: Acordo entre sindicatos (COSATU) e empregadores (NCLIC = diferentes organizações de empregadores na construção) sobre um grande projecto de construção de infra-estrutura com métodos intensivos em mão-de-obra ASPECTOS: Contratação/documentação Pagamentos Condições de trabalho Qualificação Utilização de empreiteiros locais e outra industria local Utilização de métodos baseados em mão-de-obra Negociação colectiva

Temas chaves para sindicatos Normas laborais principais e boas condições de trabalho Igualdade de oportunidades e trabalho sem discriminação Salário mínimo e pago pontual dos salários Horas de trabalho acordadas Eliminação do trabalho infantil e do trabalho forçado Assegurar igualdade de tratamento para jornaleiros Medidas para segurança e protecção da saúde Aplicação das normas da segurança social Compensa para trabalhadores em caso de acidentes Garantir o direito dos trabalhadores de organizar-se

Exemplos Construção de estradas Escavação de dreno e de estrada Remoção de topo-solo Construção de estradas

Exemplos Estabilização de solos

Exemplos Micro empresas de manutenção de estradas Bolívia Peru

Exemplos Mistura óptima de maquinaria e mão-de-obra

Exemplos Instalações pluviais

Exemplos Pontes

Exemplos Pequenas represas

Exemplos Reflorestação Conservação de solos

Exemplos Canais de irrigação em Equador Irrigação por aspersão

Exemplos Presidente da Namíbia Sam Nujoma

Limpeza e melhoramento de monumentos Exemplos Limpeza e melhoramento de monumentos

Exemplos Limpeza pública

Exemplos Segurança no trabalho

Informações adicionais sobre métodos intensivos em mão-de-obra: www.ilo.org/eiip (em inglés) eiip@ilo.org v.nebuloni@itcilo.org a.molz@itcilo.org