Renan Tessaro, Fabrício Arruda, Tobias Branco.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução de semeadoras
Advertisements

Agricultura de Precisão
EDUCAÇÃO AMBIENTAL & AGRICULTURA FAMILIAR. MINÉRIOSFLORESTAS A QUESTÃO AMBIENTAL ! ATÉ METADE DO SÉCULO XX PARECIA SER INFINITO Os Bens Naturais SOLO.
Escola estadual guaicuru. Alunos: Leda, Maria Helena, Renato Trabalho de Geografia atividade agrícola no mundo.
POPULAÇÃO DA AMÉRICA. NATALIDADE SETORES DA ECONOMIA.
CORREÇÃO Tarefas capítulo 5. PÁGINA 109 EXERCÍCIOS 1 - A País O meio natural e a sua importância no desenvolvimento econômico EUA Os EUA possuem poucas.
Leonardo Tisott Evolução da ciência na agricultura TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS.
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 68. Reprodução Vegetal.
Agricultura e segurança alimentar.  “Um campo cultivado não é um componente do meio natural, mas um elemento do meio técnico”.  Nunca se produziu tanto.
TRANSGÊNICOS COMO CATALIZADORES DA SUSTENTABILIDA DE Gerenciamento Ambiental – Sustentabilidade Ana Carolina, André, Eliana Teodoro, Francine Galvani Delgado,
Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara.
Atividade Liceu Albert Sabin - 1os anos 4o Bimestre Entregar até 03/11 pessoalmente ou pelo Escolha um dos temas abaixo: 1 ) Plantas.
Transgênicos e Clonagem. Transgênicos O que são os Transgênicos  Transgênicos são organismos vivos (normalmente plantas e animais) geneticamente modificados.
A Origem do conceito  Até meados do séc. XX FAZIA-SE DE TUDO
Actividades Económicas
Geografia Recursos alimentares.
Cultura de Tecidos Vegetais
Características da agricultura no Brasil
CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO
Agricultura Prof. Cisso.
Ciências Naturais – 8.º ano
Diversidade Biológica
Estudo comparativo entre os sistemas de produção convencional e orgânico na utilização e destinação dos resíduos ACADÊMICOS: Andres Ricardo Martins da.
Urbanização e Agricultura
Estudando para o ENEM de forma invertida.
Estudando para o Enem de forma invertida
Mudanças Climáticas: AGRICULTURA
GEOGRAFIA Cartografia temática Prof. Sandro Rogério.
Formação e uso do solo.
CAPÍTULO 12 - EXPLORANDO AS RIQUEZAS DO PLANETA
Diversidade na Biosfera
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
Inovações científicas
Programa de Formação por Competências Equideocultura
Os sectores de actividade
Cultura do Amendoim Professor: Ciro Luiz da Silva Junior
A evolução tecnológica do controle de plantas daninhas
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
GEOPROCESSAMENTO Como se faz? Quem pode fazer?
Agricultura portuguesa
Solos e Manejo da Nutrição da Videira
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2017/2018
Agricultura no Mundo. Componentes: Samuel Rodrigues Eduardo Pedraça Aline Carvalho Catarina.
MBA – GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MÓDULO lll – GESTÃO ESTRATÉGICA DO AGRONEGÓCIO PRODUÇÃO DE BABY HORTALIÇAS ORGÂNICAS 01 F.
ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
A evolução do campo até a mesa do consumidor
Culturas De Inverno AVEIA BRANCA.
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
Urbanização e Agricultura
Uso de SiG Para Análise de Adequação de Uso Agrícola das Terras
Agricultura portuguesa
Agrotóxicos Tecnologia de controle ambiental para evitar contaminação do solo.
ESPAÇO AGRÁRIO PROFESSOR MARCIANO DANTAS. Agricultura é uma das atividades mais antigas da humanidade; conjunto de técnicas utilizadas no cultivo de plantas.
IX WORKSHOP Revista Minérios & Minerales
Espaço Agrário Mundial
Gestão da Logística de Distribuição
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2018/2019
Agricultura portuguesa
DESAFIOS FUTUROS: COMO CONCILIAR USO DA TERRA COM CONSERVAÇÃO NO CERRADO.
FRUTICULTURA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA
GEOGRAFIA Prof. Orlando Castro. Relação sociedade-natureza: do meio natural ao meio técnico-científico informacional. PROF. ORLANDO CASTRO.
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
Origem da agricultura 10 mil anos atrás.
3° Revolução Industrial. O que é? Também chamada de Revolução Digital ou Revolução Técnico- Cientifica-Informacional É o momento que a indústria começa.
Cristiana Bento Daniela Medina Patrícia Almeida. O que é a Globalização? A história da Globalização Abrangência de problemas ambientais Riscos Ecológicos.
Eng. Agrº Sérgio Schneider Agriplus
Agroecologia: conceitos e princípios para a construção de estilos de agriculturas sustentáveis.
Transcrição da apresentação:

Renan Tessaro, Fabrício Arruda, Tobias Branco. Agricultura do futuro Renan Tessaro, Fabrício Arruda, Tobias Branco.

A expansão da agricultura até meados dos anos 1970 deu-se de forma horizontal, isto é, com a incorporação de novas áreas para aumentar sua produção. Em seguida, essa expansão ocorreu de forma vertical, isto é, houve um incremento de tecnologia para o aumento de sua produtividade. Ocorrendo a “Modernização da Agricultura”.

A partir de então, o caminho da agricultura tem sido o incremento tecnológico. Essa tecnologia engloba tanto a produção de insumos agrícolas (agrotóxicos, fertilizantes, etc.) quanto a mecanização agrícola e o uso da biotecnologia. Hoje em dia há uma enorme utilização do (SIG), conhecida como “agricultura de precisão”.

Com o aparecimento de sistemas de informações geográficas e de rastreamento via satélite, o conceito de gerenciamento localizado de culturas pode ser estendido para o monitoramento de outras operações que não necessariamente aquelas de aplicações localizadas de insumos, mas também para o levantamento de mapas de fertilidade de solos, o monitoramento de colheitas, ou de outras operações mecanizadas. Dentre os desafios para a agricultura, estão principalmente a questão ambiental e a segurança alimentar. Nesse contexto é que o debate entre biotecnologia, transgênicos e agricultura orgânica ganha força.

A biotecnologia, há tempos, é uma realidade em todas as partes do planeta, pois consiste em desenvolver técnicas e tecnologias de melhoramento genético de organismos vegetais (até mesmo animais) para sua melhor adaptação a um tipo de clima, solo, relevo e etc., como também pretendem desenvolver o melhoramento no manejo do solo, a fim de garantir uma melhor produtividade da lavoura.

A biotecnologia começou a produzir sementes modificadas em laboratório, os chamados transgênicos. Causador de muita polêmica, o uso dessa tecnologia ainda vai ser alvo de debate por muito tempo. Isso porque, além da preservação da biodiversidade, os produtores teriam que se subordinar a uma única empresa que detém o monopólio da patente de transgênicos. Conseqüentemente, a segurança alimentar mundial estaria comprometida. Para os agricultores, preocupados apenas em comercializar seu produto, tem sido positivo o uso de transgênicos, pois eles permitem a redução dos custos de produção e uma melhor produtividade.

A agricultura orgânica torna-se quase inviável em produção de larga escala. Apesar dos inúmeros benefícios à população, aos recursos naturais, ao controle dos ecossistemas, ela ainda não é viável para a segurança alimentar da população, pois seus custos são elevados e os resultados não são pragmáticos. Há que se considerar também que a estrutura fundiária é importante para a consolidação da agricultura orgânica. No caso do Brasil, um país dominado pelo latifúndio, sua expansão e consolidação fica muito mais difícil.

Um exemplo disso é a prática da Agricultura de Precisão, caracterizada pela aplicação de forma variada de fertilizantes, defensivos agrícolas e outros insumos, conforme as necessidade das diversas áreas de uma mesma lavoura. A Agricultura de Precisão se refere ao gerenciamento localizado de culturas e foi introduzida como prática em prol da produtividade. A tecnologia surgiu da observação de que os requisitos para aplicação de calcário variavam bastante para um mesmo talhão e que seria importante a aplicação diferenciada no campo, de forma que o calcário pudesse satisfazer a necessidade de cada local.

A agricultura do futuro é incerta A agricultura do futuro é incerta. Mas sabe-se que a tecnologia é que dominará o seu cenário: tanto a biotecnologia quanto a mecanização do campo.

Obrigado pela atenção de todos.