Educação Ambiental - GPEEA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Produção de Material Didático-Pedagógico em Ecologia e Educação Ambiental _ Proponente: Universidade Federal do Pará, Campus de Santarém.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
Reorientação curricular
IV SAPEX Atividades de Pesquisa e Extensão Profa. Dra. Simone Jaconetti Ydi.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
Curso Técnico em Meio Ambiente
A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Parâmetros Curriculares Nacionais
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Orientadora: Profª Drª Andréa Araújo Bolsista: Luciana Pereira Gomes
Disciplina: Estágio Supervisionado I
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Coordenação: Luciana Marcassa (UFSC)e Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz.
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Keyton Kylson Fonseca Coelho
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Projeto de Educação Ambiental para os Surdos
QUADRO EXPLICATIVO DO PROJETO. OBJETIVO DO PROJETO Proporcionar mediações conducentes a uma tomada de posição sobre o sentido da existência, contribuindo.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
O papel do Estagio na Formação de Professores
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
O computador como Meio e como Fim...
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
vídeo
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Formação continuada ANO 2015
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Transcrição da apresentação:

Educação Ambiental - GPEEA Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental - GPEEA

Papelito Residoaldo Lixeirina

Terezinha Rafaela Wilton Priscyla Osmarina Milena Lucicléia Jesus Gilson Ana Paula Ariadne Quem somos? O que fazemos?

Aprendendo e ensinando Ecologia por meio da Educação Ambiental centrada em atividades pedagógicas sobre Reciclagem de Resíduos

Contribuir para a formação profissional  graduandos Biologia e Pedagogia da UFPA  prática docente: âmbito da Educação Ambiental; Contribuir para a melhoria da qualidade de vida de estudantes de escolas públicas situadas no entorno do campus universitário do Guamá, através da formação da consciência sócio-ambiental. Desenvolver competências e habilidades profissionais  interação: licenciandos com bolsistas, alunos, professores e coordenação pedagógica do ensino fundamental e médio; Realizar ações educativas sobre a questão ambiental;

“A Educação Ambiental como precursora de ações educativas” Objetivos: Contextualizar a dimensão ambiental (Ecologia) tendo como referência a legislação em que ela está inserida; Instrumentalizar os participantes através de oficinas, dando subsídios a práxis educativa a ser realizada nas escolas; Discutir a interdisciplinaridade e a pedagogia de projetos como possibilidade de se trabalhar a Educação Ambiental; Elaborar e executar planos de ação de acordo com a realidade das escolas selecionadas. Carga horária: 180 h

I UNIDADE 1.1 Histórico 1.2 Legislação e Meio Ambiente 1.3 Desenvolvimento Sustentável 1.4 A Interdisciplinaridade na educação 1.5 Noções de Ecologia II UNIDADE 2.1. Lixo e Poluição 2.2. Higiene e Saúde 2.3. Coleta Seletiva 2.4. Reaproveitamento, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos (papel e sucata). III UNIDADE 3.1. Planejamento Educacional e a Pedagogia de Projetos.

IV - ESTRATÉGIAS DE AÇÃO: I UNIDADE 1.1- Aula dialogada, trabalho em grupo, dinâmica de grupo e mesa redonda. II UNIDADE 2.1- Lixo e poluição: aula dialogada, exibição de vídeo, aula passeio e experimentos. 2.2- Higiene e saúde: estudo de textos em grupo, dramatização e experimentos. 2.3- Coleta seletiva: exibição de vídeo, dinâmicas de grupo e debate. 2.4- Reciclagem: aula teórico-prática, reciclagem de papel e exibição de vídeo. 2.5- Sucata: atividades teórico-práticas de sensibilização utilizando sucatas. III UNIDADE 3.1- Elaboração e execução de planos de ação.

V - AVALIAÇÃO Os critérios de avaliação serão a participação, assiduidade e a realização da atividades acadêmicas conforme as ações propostas durante o curso. Quanto aos instrumentos, considerar-se-á a elaboração e a exposição dos planos de ação.

Selecionar escolas do entorno; Levantar questões a cerca de problemáticas ambientais; Elaborar e executar planos de ação  disseminar a consciência sócio-ambiental junto aos alunos, professores e coordenação pedagógica, bem como atender as necessidades reais da escola onde desenvolverão as atividades.

Compartilhando saberes e experiências; Através da execução de mini-cursos,oficinas e palestras sobre as temáticas sugeridas pelo grupo-alvo no que diz respeito a dimensão ambiental.

AVALIAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE Aplicação de questionários avaliativos junto ao quadro docente e discente das escolas para acompanhar e avaliar atitudes e habilidades dos professores e alunos em relação ao meio ambiente. O primeiro seria aplicado antes das atividades do projeto e outro após os mini-cursos e oficinas. Registro e análise da prática docente realizada.

PLANO DE METAS Proporcionar a prática antecipada a 15 (quinze) alunos de Licenciatura Plena em Biologia e 15 (quinze) alunos de Pedagogia. Promover aos universitários a construção de conhecimento através da experiência docente e orientação de alunos do ensino médio e/ou fundamental oriundos de 5 (cinco)escolas públicas do entorno da UFPA, através da abordagem em Educação Ambiental, desenvolvendo no alunado a capacidade de identificar, reconhecer, classificar, descrever e comparar temas ligados à conservação e preservação do meio ambiente através da Educação Ambiental. Produzir materiais alternativos através da reciclagem, reutilização e reaproveitamento de resíduos. Elaborar 1 (uma) cartilha educativa sobre Educação Ambiental, a partir do material didático produzido durante o projeto. Criar 1 (um) site na Internet e 1 (um) CD-R interativo contendo as temáticas e linhas de ação vivenciadas no projeto.

Temos uma escolha a fazer!

Muito Obrigado!!!!