CADEIRA DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR 5.º Ano, 2007/2008 A COMUNICAÇÃO Humberto Vitorino
Relação Médico / Paciente A COMUNICAÇÃO Relação Médico / Paciente
Relação Médico / Paciente “A prática clínica deverá ser olhada não como uma arte ou uma ciência em si mesmas, mas antes como um tipo especial de relação entre duas pessoas – um médico e um paciente” Montagu, 1963
Relação Médico / Paciente Confiança Respeito mútuo Empatia Empatia: transferirmo-nos para a posição do outro, interpretarmos os seus sentimentos e, ao fazê-lo, verificar os que se desencadeiam em nós próprios.
Relação Médico / Paciente 1 - As Componentes 2 - A Comunicação 3 - A Entrevista 4 - A Consulta
Relação Médico / Paciente Componentes (Brown e Pedder, 1979) Aliança terapêutica Transferência Contra-transferência
Componentes Aliança terapêutica Refere-se ao bom trabalho de relação necessário para o sucesso de qualquer transacção. Simpatia, Cortesia e Confiança
Componentes Transferência Refere-se à resposta, numa nova relação, de acordo com os padrões adquiridos no passado. O médico é imaginado pelo paciente como um pai super controlador ou como um filho idealizado
Componentes Contra-transferência Refere-se à forma como o médico vê o doente.
Relação Médico / Paciente Caracterização Parte integrante do método clínico e da prática. Facilita abordagem e influencia decisões. Características únicas da CG/MF facilitam o desenvolvimento da relação. Simpatia, empatia e rectidão do médico. Percepção do comportamento, sentimentos próprios e forma de comunicar. Compliance e eficácia do aconselhamento. Relação estreita e vivenciada pode ser nefasta, por aumentar a ansiedade do médico e encorajar a dependência do paciente.
2 - A Comunicação TAREFAS a cumprir em cada consulta Descobrir motivo da consulta Compreensão partilhada, acerca do problema Considerar problemas do doente, não mencionados Encorajar paciente a participar no processo de decisão Estabelecer relação que ajude a cumprir as outras tarefas (Pendleton e col.)
2 - A Comunicação Ouvir Responder Explicar Perguntar APTIDÕES - chave a desenvolver na consulta Brown, 1978 Perguntar Ouvir Responder Explicar
3 - A Entrevista chamada indumentária porte, voz, higiene PRIMEIRO CONTACTO chamada indumentária porte, voz, higiene ambiente do consultório e secretária disposição relativa do médico e paciente
3 - A Entrevista perguntas abertas silêncios A HISTÓRIA perguntas abertas silêncios linguagem não verbal e verbal Estruturação da situação: perguntas fechadas linguagem não verbal ansiedade técnica da confrontação
3 - A Entrevista Motivos para a falha preparação do paciente controle da entrevista prematuridade de detecção do problema desorganização / falta de sistematização falta de clarificação / aprofundamento
3 - A Entrevista comunicação contacto aprofundamento prévia anuência O EXAME FÍSICO comunicação contacto aprofundamento prévia anuência detecção e organização
3 - A Entrevista Explicações A EXPOSIÇÃO Explicações sentado; esperar que acabe e se acomode... correspondência directa a perguntas ou comentários expressos pelo paciente começar pela sumarização dos dados colhidos, linguagem adequada carga informativa não exagerada e pausada paciente resume conclusões e conduta a adoptar espaço ... (já agora...)
3 - A Entrevista Falha da EXPOSIÇÃO (Motivos) tempo insuficiente para a exposição (incompleta ou não apreendida) acordo falhado no plano de acção, resultando "non-compliance" ansiedade não valorizada (desconcentração, falta de memória) não satisfação com as explicações prestadas (sinais não detectados)
Porque é que as pessoas consultam o médico? 4 - A Consulta FACTORES DETERMINANTES Porque é que as pessoas consultam o médico? limite de tolerância aos sintomas limite de ansiedade crise pessoal não expressa interferência com o estilo de vida falha da auto-medicação
4 - A Consulta O que aconteceu ? - porque aconteceu - porquê a mim ? QUESTÕES / RESPOSTAS O que aconteceu ? - porque aconteceu - porquê a mim ? - porquê agora ? - o que poderá acontecer se nada for feito? - o que devo fazer ?
4 - A Consulta a) Gestão dos problemas apresentados TAREFAS DA CONSULTA a) Gestão dos problemas apresentados b) Modulação do comportamento que conduziu ao pedido de ajuda c) Gestão de problemas continuados d) Promoção oportunista da saúde
4 - A Consulta Começo da entrevista Clarificação Áreas psicossociais Aspectos pessoais e emocionais Asserções empáticas "Deixas" verbais e não verbais Uso do silêncio Estilo das perguntas Afabilidade Explicação Plano Fim da entrevista ÁREAS DA COMUNICAÇÃO
Uma grande parte daquilo que os médicos sabem, é-lhes ensinado pelos doentes. M. Proust (1871-1922)