CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Municipal Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
Advertisements

REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Projeto Anual 2012 MEIO AMBIENTE, CIDADANIA E EDUCAÇÃO Profª Luciane C
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
CONSUMISMO.
Projeto Sacola Verde.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Projeto - A escola e o meio ambiente
O mundo do dinheiro Este projeto foi aplicado com as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E.E.B.CLÉLIA S.BODANESE.
PRODUTO HIPERMÍDIA PLANO DE AÇÃO.
PROJETO LIXO: ‘O MUNDO EM QUE VIVEMOS E O MUNDO QUE QUEREMOS’
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
Avaliação do projeto pedagógico:
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Objetivo Específico Formação de Comissões para o Desenvolvimento das Atividades.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Educação Ambiental - GPEEA
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
DADOS DA EVASÃO/2008 NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CAICÓ/RN
Sugestões de ações para implantações
Projeto: 2º ano - Turma-21 Prof. Janete Fassini Alves
Lixo do Planeta Introdução Tarefas Processo Avaliação
Desenvolvido no Laboratório de Informática Professoras: Claudia Rosas e Marlene Campos Turma 32.
Planejamento PNAIC 2014.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
9ºANO – HISTÓRIA PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
“Navegar com Segurança é Assunto para Educação”
Sexualidade, Orientação e Saúde
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
MEIO AMBIENTE PRESERVAR É PRECISO!.
INTERANGINDO OS SÍMBOLOS MATEMÁTICOS EM BRAILLE PROFESSORA:MARIA ALDETE DE SOUZA ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde do nosso planeta
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
OFICINAS SOBRE O CONSUMO CONSCIENTE DE EMBALAGENS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
WEBQUEST EMEF VITUS ensino FUNDAMENTAL 6º E 7º ANO.
RECICLANDO O NOSSO FUTURO
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM Fernanda Rodrigues da Silva
Proposta de Atividade Esboço inicial. Recursos Digitais Nesta aula será utilizado um vídeo encontrado no portal do professor.Nesta aula será utilizado.
 Será utilizado uma aula retirada do site portal do professor sobre o Muaeu da Eletricidade.  Os recursos que serão utilizados serão o data show e um.
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
JabUNESP Recicla. Introdução O JabUNESP Recicla é um projeto de extensão universitária, que existe desde 2005, voltado para a questão ambiental; Em 2011.
Professor(es) Apresentador(es):
Escola Estadual “Sebastião Gurgel” Oficina: Participação Estudantil
Flávia Belarmino Isabela Silva Jennyfer de Melo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
SEMANA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR Combate ao desperdício de alimentos
Educação Financeira para crianças e Jovens
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL. SEMINÁRIO DE ESPORTE EDUCACIONAL Sabrina de Cássia Tuleski e Suzana Nunes Branco Escola Municipal Professora Terezinha.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNÓLOGICA DE MINAS GERAIS Trabalho de sensibilização da comunidade do CEFET-MG em relação ao programa de coleta seletiva solidária.
1º ANO II Professora: Rita Preservação do Meio Ambiente e Reciclagem
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Reaproveitamento de Águas. Objetivo do Projeto: Implantar e incentivar a implantação de sistemas de captação e utilização de águas pluviais e reutilização.
Apresentação do novo modelo
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
Colégio São Paulo Ascurra/SC DIÁLOGOS DE FORMAÇÃO Aprender e Compartilhar Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Teresa Notari.
Transcrição da apresentação:

CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA RECICLA TCHÊ CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA

Cantina com aproveitamento integral Coleta seletiva dentro da escola Após a capacitação dos alunos vem a implantação do projeto na escola feito este por eles mesmos com a supervisão dos professores. A turma será dividida de forma que possa atingir a todos os seus objetivos; Cantina com aproveitamento integral Coleta seletiva dentro da escola E a divulgação dentro da escola em sala de aula - Gerar atividades coletivas de promoção a Educação Ambiental através da cultura;

PROJETO SERÁ REATIVADO TODO ANO COM A CAPACITAÇÃO DE NOVOS ALUNOS A TURMA CAPACITADA IRÁ DAR CONTINUIDADE NO PROJETO SENDO AGORA DIVIDOS DA SEGUINTE FORMA: 1 GRUPO IRÁ ACOMPANHAR A CANTINA DA ESCOLA 2 GRUPO IRÁ CUIDAR DA COLETA SELETIVA DENTRO DA ESCOLA 3 GRUPO IRÁ FAZER A DIVULGAÇÃO DO PROJETO PARA TODAS AS TURMAS 4 TRABALHO DE COMPOSTAGEM E ORTA RECICLA TCHÊ

Para dar continuidade a campanha precisamos dos parceiros A ideia de incentivar as crianças e fazer concursos de redação. Uma amostra do reaproveitamento dos resíduos Uma peça teatral. Também fazer em um ato simbólico nomeando cada criança como ficais do meio ambiente em que vivem, passando os ensinamentos aprendidos em suas residências e comunidade em que vivem. Para dar continuidade a campanha precisamos dos parceiros

Recicla Tchê Prefeitura Municipal Secretaria de Educação Secretaria de Meio Ambiente Cooperativas de Catadores Associações de Bairros Conselho Municipal de Meio Ambiente Recicla Tchê

Deverá se proposto uma dinâmica para turma discutir o texto: Será dividido a sala de aula em 5 grupos Cada grupo ficará com uma parte do texto que poderá ser: Resíduos, Lixo, Princípio dos 3 rs, Minimização de Resíduos, Minimização de Lixo Cada parte do texto será discutida por um grupo, depois cada grupo fará uma exposição do conteúdo. Após os debates os alunos responderão a um questionário sobre o assunto. Objetivo desta dinâmica é fazer com que os alunos aprendam a socializar as informações, desenvolver métodos de apresentação, propiciar mais segurança no assunto que se propõem bem como a fala em público

2ª ATIVIDADE VAMOS CONHECER O “LIXO” QUE PRODUZIMOS EM CASA Durante um semana o aluno deverá separar o lixo de sua casa em 2 partes:Orgânicos e Sólidos Ao final da semana o aluno deverá preencher uma tabela de anotação e pesar seus resíduos As embalagens deverão ser lavadas antes de serem armazenadas. Com está atividade os alunos terão a oportunidade executar vários ensinamentos aprendidos em sala de aula.

Vamos assistir um documentário A História das Coisas, com certeza vai mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas Após assistirem ao filme deverá ser promovido um debate relacionando a temática ambiental com a produção em massa e excessiva dos produtos Será proposto aos grupos se unir para elaborarem uma campanha publicitária em sua escola a apresentar em sala de aula

RECICLA TCHÊ www.agenciasaleh.com.br www.reciclatch.com.br A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos debates e nas realizações das atividades solicitadas. É importante que a avaliação seja processual, e não apenas no desenvolvimento de uma única atividade. Serão avaliadas as produções escritas, a participação nos debates em sala de aula e a proposta da campanha na escola RECICLA TCHÊ www.agenciasaleh.com.br www.reciclatch.com.br