Rio de Janeiro, agosto de 2010

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 2 CEPAL/ILPES 2003 Lei de Responsabilidade Fiscal a experiência dos Tribunais de Contas Expositor Marcos Nóbrega.
Advertisements

ROCHA, Arlindo Carvalho
ESCOLA DE POLÍTICA E CIDADANIA PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO PÚBLICO
Orçamento na CF/88 Princípios
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão República Federativa do Brasil Secretaria de Orçamento Federal 10.out.2006 Orçamento 2007 Projeto de Lei.
Comissão de Assuntos Econômicos Subcomissão Temporária de Avaliação da Política Fiscal Cleber Oliveira Agosto de 2011.
Controle de Recursos Públicos
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
Lei de Responsabilidade Fiscal
A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E SEUS PRINCIPAIS
1 GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA POSIÇÃO JANEIRO A AGOSTO/2005 Vitória - 19 de Outubro de 2005.
Lei de Responsabilidade Fiscal
ORÇAMENTO PÚBLICO Marilda Angioni.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
Maio de 2012 Impactos das NBCASP
ORÇAMENTO NOÇÕES BÁSICAS
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL (LRF) E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL Senador Jarbas Vasconcelos PMDB-PE CRA-SP/GEAP 3 de setembro de 2008.
Seminário Nacional de Formação para Vereadores
Lei de Responsabilidade Fiscal
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS. POR QUE ESTAMOS FAZENDO ESTA AUDIÊNCIA PÚBLICA? LRF, art. 9º, § 4° - Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro,
CONTABILIDADE PÚBLICA E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
ASPECTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E POLÍTICOS DO BRASIL, SEUS PROCESSOS ORÇAMENTÁRIOS E SUAS PRINCIPAIS POLÍTICAS PÚBLICAS Paulo Bernardo Silva Ministro do.
AUDIÊNCIA PÚBLICA EXERCÍCIO DE 2013
XI Congresso da CONDSEF
Objetivos da Lei Integrar o Poder Público e a população, qualificar o Servidor, reduzir o tamanho da Máquina Administrativa e equilibrar as finanças.
Prof. Esp. Caio Rodrigues do Vale
Orçamento Tradicional:
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E AS INTERFACES COM A LEI ELEITORAL Parceria Tribunal de Contas MG / Associação Mineira de Municípios AMM - Passos - 06/12/2011.
Lei de Responsabilidade Fiscal
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
1. 2 Audiência Pública: Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais: 1º Quadrimestre de 2006 Administração 2005/2008 Prefeito: Leonel José.
2 Audiência Pública Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais, 2º Quadrimestre de 2006 Administração 2005/2008 Prefeito: Leonel José Martins.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.
Planejamento na Gestão Pública
AUDIÊNCIA PÚBLICA AGOSTO 2013
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
1 ORÇAMENTO PÚBLICO NO 2 Introdução ANÁLISE DO ORÇAMENTO PÚBLICO NO BRASIL SISTEMAS ORÇAMENTÁRIOS PRÉ 88 E PÓS 88 ALTERAÇÕES DO MODELOORÇAMENTÁRIO.
Título VI Da Tributação e do Orçamento Capítulo II Das Finanças Públicas Clarissa Duarte 2009.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2005 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
Câmara Municipal de Roseira Audiência Pública Projeto de Lei nº 09/2015.
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
ESTUDO DE CASOS 8 ANOS DE LRF
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE DE 2013
Transparência na Gestão Orçamentária e Financeira Governamental
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do MunicípioControladoria Geral do Município Secretaria.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Município de Jahu Secretaria de Economia e Finanças.
Audiência Pública LRF, § 4 o, Art. 9 o Cumprimento das Metas Fiscais 1º Quadrimestre 2015.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
Prefeitura do Município de Jahu Secretaria de Economia e Finanças.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
1 Audiência Pública Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais: 2º Quadrimestre de 2015 Administração 2013/2016 Prefeito: VILMAR ZANDONAI.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Orçamento Público Prof. MSc. Dayan Rios Pereira.
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
Finanças e Planejamento Público Ementa. PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO 1.Fundamentos e princípios orçamentários 2.Aspectos constitucionais do orçamento.
1 COMPREENDENDO [COOMPREENDENDO O ORÇAMENTO PÚBLICO] O orçamento público é o contrato de tudo aquilo que o governo.
HISTÓRIA, OBJETIVOS E AVANÇOS NOS 16 ANOS DA LRF
AUDIÊNCIA PÚBLICA METAS FISCAIS. AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE DE 2016 CUMPRIMENTO DAS METAS ESTABELECIDAS NA LDO.
Transcrição da apresentação:

Rio de Janeiro, agosto de 2010 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, REGRAS MACROFISCAIS E COORDENAÇÃO FEDERATIVA Marcos Nóbrega Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco Rio de Janeiro, agosto de 2010

FEDERALISMO BRASILEIRO PROBLEMAS FISCAIS Gastos elevados com pessoal em todos os níveis “Guerra Fiscal” entre os Estados e entre os Municípios Déficits persistentes em todos os níveis Alto endividamento e “cultura do perdão/renegociação” Contas públicas inacessíveis (ausência de transparência)

Nova Gestão Pública ÊNFASE NOS RESULTADOS VOLTADA PARA O CIDADÃO

Nova Gestão Pública ÊNFASE NOS RESULTADOS VOLTADA PARA O CIDADÃO EQUILÍBRIO FISCAL

Responsabilidade Fiscal RECEITA DESPESA

Responsabilidade Fiscal: Pilares RESPONSABILIZAÇÃO CONTROLE TRANSPARÊNCIA PLANEJAMENTO

+ LRF : ESTRUTURA LÓGICA Diagnóstico Terapêutica Planejamento no processo orçamentário (PPA, LDO, LOA) Regras e limites (pessoal, dívida, etc.) + Diagnóstico Avaliação parcial: Relatórios bimestrais, quadrimestrais e semestrais Terapêutica mecanismos de compensação e correção de desvios Premiação Sanção Avaliação Final: Prestação de Contas

Responsabilidade Fiscal RECEITA DESPESA

Responsabilidade Fiscal

Responsabilidade Fiscal RECEITA DESPESA Limites para despesa de pessoal Limites para Serviços de Terceiros Restrições de final de mandato Limites para dívida Instituir, prever e arrecadar Regras de previsão Requisitos para renúncia de receita

GOVERNABILIDADE E LRF mitos A LRF “engessa” a administração pública; A LRF não está sendo cumprida; A LRF impede os gastos sociais.

ORÇAMENTO Tendências Equilíbrio Orçamentário-Financeiro “Orçamento verdade” Mecanismos de Participação Popular Incremento da Transparência

ORÇAMENTOS E PLANEJAMENTO Planejamento - Orçamento Problemas Peça de Ficção

ORÇAMENTOS E PLANEJAMENTO Planejamento - Orçamento Peça de Ficção Problemas Excesso de Suplementação Superestimação de Receitas Subestimação de Despesas

ORÇAMENTOS E PLANEJAMENTO Planejamento - Orçamento Verdade Orçamentária Soluções Preocupação com a Estabilidade Fiscal Participação Popular

CONTROLE Mudança cultural; Regras de final de mandato; Controle de despesas de pessoal; Transferência para o setor privado; Renúncia de receitas; Controle institucional Sanções.

TRANSPARÊNCIA Melhorar as contas públicas; Controle social; “Sindrome de Gabriela” Empowerment

TRANSPARÊNCIA Divulgação dos Relatórios Relatório de Gestão Fiscal Relatório Resumido da Execução Orçamentária Participação na elaboração e execução dos orçamentos

Amplo acesso às contas públicas TRANSPARÊNCIA Amplo acesso às contas públicas inclusive Internet Audiências Públicas

DESAFIOS Melhorar a qualidade do gasto público Uniformização de conceitos ( Ex.: Gastos com Pessoal) Incrementar transparência Instituição do Conselho de Gestão Fiscal

MARCOS NÓBREGA Marcos-nobrega@hotmail.com 81 3181-7741