Governo da Empresa O tema corporate governance, governo das sociedades, governo da empresa ou governabilidade empresarial, remete-nos diretamente para.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos e regras de base
Advertisements

Alguns Conceitos “Governo Eletrônico é um conceito emergente que objetiva fornecer ou tornar disponível informações, serviços ou produtos, através de meio.
Grupo: André Gomes , Antônio Cavalcanti e Wagner Anderson
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Tarefa, função e cargo: as distinções necessárias
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Conceitos de Governança Corporativa
Marcos Históricos da Governança Corporativa
Governança Corporativa
CENEVIVA, Ricardo. Accountability: Novos fatos e novos argumentos – uma revisão de literatura recente. Encontro de Administração Pública e Governança.
Formas de melhorar a integração – nível comunitário
APL – Arranjos Produtivos Locais
Competitividade, Produtividade e Qualidade
Modelos Baseados em Agentes
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Desenvolvimento organizacional
Alterações da norma OHSAS 18001:2007
A Responsabilidade Corporativa Natura
Ética como valor corporativo do Gestor e dos Investidores:
TEORIAS TRANSITIVAS.
Gestão do conhecimento: Uma pequena introdução
Fundamentos do Turismo 1 FT1X1 - Aula 17: Planejamento turístico
Porquê Regular? . Leituras de interesse: Viscusi, ch. 10 (pp ), Church e Ware, ch. 24, J. Fernandes Soares, 2007 e Rui Cunha Marques, 2005 (bibliografia.
CUSTO DO CAPITAL PRÓPRIO
Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa
Hedley Bull: A Sociedade Anárquica
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
Ou governo das sociedades ou das empresa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma.
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Governo Eletrônico.
Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM
Prof. Jacques P. Sauvé - UFCG Novembro de 2006
2EGA107 Economia da Regulação
Governabilidade Empresarial Quadro 1 – Componentes de um modelo de análise do governo das sociedades – Jorge Rodrigues (2009), p. 33. Quadro 2 – Síntese.
TAXA NATURAL DE DESEMPREGO
Uma definição de conflito nas organizações
Desenvolvimento Comunitário
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ELETROBRÁS 1º Ciclo (2006 – 2010) Passos já aprovados  Assessoria de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial – PRP.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
SÍNTESE E CONCLUSÕES Campo Grande, ª COLUFRAS CONFERÊNCIA LUSO-FRANCÓFONA DE SAÚDE Eronildo Felisberto.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Introdução: Conceitos
Aula 8 - Multiculturalismo e Direitos
O RH X Clima Organizacional
CULTURA JURIDICA.
Regiões Metropolitanas Desafios e fragilidades Sergio de Azevedo & Virgínia Rennó dos Mares Guia.
A Sociedade humana: generalidades
Fundamentos de economia
 A ordem internacional que se inicia após a II Guerra Mundial  O sistema que se procurou edificar em 1945, na Conferência de S. Francisco, apresentava.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
A ORIGEM DOS JOGOS.
COMPLIANCE 30/03/2010.
A Globalização e o Novo Papel do Estado em Gestão de Pessoas
Tópicos Contemporâneos de Administração
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
CULTURA O QUE É?.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
1 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica O papel da ética e o valor das ações Nos últimos anos, a ética das atitudes de algumas.
COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?
DIALOGOS TEMÁTICOS. Enriquecendo o conceito -A família e a sociedade são “co-garantidores” dos direitos de crianças e adolescentes. -Deve-se definir bem.
Políticas Públicas de Desenvolvimento e a Tutela dos Direitos Sociais
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Transcrição da apresentação:

Governo da Empresa O tema corporate governance, governo das sociedades, governo da empresa ou governabilidade empresarial, remete-nos diretamente para o estudo da problemática da repartição de poderes no seio das organizações, qualquer que seja o seu tipo. A instituição empresa, enquanto organização económica, pode ser vista como uma organização complexa, que resulta da união de esforços entre indivíduos com identidades, interesses e objetivos próprios. 1

Governo da Empresa Estes interesses são normalmente divergentes, apesar de aqueles atores terem o dever de cooperarem entre si, através de relações em que impera a confiança. Assim, a empresa desempenha um papel primordial no crescimento e desenvolvimento da sociedade, devido ao modo eficiente e eficaz como afeta os recursos que lhe são confiados. 2

Governo da Empresa O estudo sistemático do tema da governabilidade empresarial é ainda muito recente. As diversas definições apresentadas refletem os interesses de investigação específicos dos seus autores. São parciais, se tivermos em conta os vários campos do conhecimento que esta temática potencialmente pode abranger. Cada país tem os seus quadros de referência próprios, pelo que a uniformização dos padrões de governabilidade empresarial não devem passar tanto pela definição das mesmas regras, mas pela sua adaptação às caraterísticas históricas, políticas e culturais de cada país, procurando desta forma encontrar soluções que tenham os mesmos resultados, independentemente das estruturas institucionais existentes. 3

Conceitos de Governo da Empresa Shleifer e Vishny (1997) – O governo da empresa refere-se às formas como os financiadores das empresas asseguram a obtenção de um retorno adequado nos seus investimentos (A survey of corporate governance, The Journal of Finance, Vol. 52, nº 2, Junho 1997). John e Senbet (1998) – O governo da empresa diz respeito aos mecanismos através dos quais os stakeholders de uma empresa exercem controlo sobre os gestores de forma a assegurar a proteção dos seus interesses (Corporate governance and board effectiveness, Journal of Banking and Finance, 22, pp ). 4

Conceitos de Governo da Empresa Hart (1995) – Os problemas de governo da empresa surgem quando duas condições se juntam: Uma é que existe um problema de agência, ou conflitos de interesse, envolvendo membros de uma organização (ex. proprietários, trabalhadores ou mesmo consumidores); Segundo, os custos de transação são de tal forma elevados que este problema de agência não pode ser resolvido através de um contrato (Corporate governance: some theory and applications, Economic Journal, 105, pp ). 5

Conceitos de Governo da Empresa Zingales (1997) – O governo da empresa refere-se ao conjunto complexo de restrições que molda a posterior negociação acerca das quase-rendas geradas na empresa (Corporate governance, NBER working paper, # 6309, publicado em The New Palgrave Dictionary of Economics and the Law). Veja-se também o survey de J. Tirole, Corporate Governance, Econometrica, Vol. 69, nº 1, Janeiro