Conselho Estadual de Assistência Social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPOSTA REGIMENTO DA CIB/BA
Advertisements

Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
CONSELHO ESTADUAL DO IDOSO RS
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
PLANEJAMENTO NO PLANEJAMENTO NO SUAS.
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
1ª OFICINA ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
ESTRUTURA CONSEAS - Vinculado ao Poder Executivo - SEADS
Orientações sobre as Conferências Municipais de Assistência Social
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS - CapacitaSUAS -
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
PROPOSTAS/DELIBERAÇÕES DA VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DIAS / GEPAS Florianópolis 2013.
FLORIANÓPOLIS, 04 E 05 DE NOVEMBRO DE 2006
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
participação e controle social
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO AOS CONSELHOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Contexto de atuação do CME
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação
SEGUNDO ENCONTRO REGIONAL DO CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COM OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PANORAMA DOS CMAS CONFORME CENSO.
Política de Assistência Social
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
PACTO DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO ESTADUAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
A. S. Taciana Afonso Silvestrini Arantes. SUAS: Marco Legal CF 1988 LOAS Lei 8.742/93 e Lei /2011 PNAS / 2004 NOB-RH/SUAS 2006 NOB SUAS 2012.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIAIS DE ASSIST Ê NCIA SOCIA L DE MINAS GERAIS Belo Horizonte, 29 de fevereiro de 2016 A Regionalização dos Serviços.
Plenária: Os órgãos de controle externo e a relação com o SUAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – Secretaria Nacional de Assistência.
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
Controle Social da Política de Assistência Social Reunião Ampliada do Conselho Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul – CEAS/MS.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
ORIENTAÇÕES VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Conforme Resoluções do Conanda e do Cedca/SC Tema “Construindo Diretrizes.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Conselho Estadual de Assistência Social

RESOLUÇÃO Nº 20, DE 29 DE SETEMBRO DE 2011 Regulamenta o funcionamento da Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Assistência Social do Conselho Estadual de Assistência Social.

Art. 2° A Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Assistência Social tem por finalidade acompanhar, monitorar e oferecer subsídios ao Colegiado para regulação do funcionamento e atuação dos Conselhos Municipais de Assistência social, na perspectiva da garantia de direitos, tendo em vista o fortalecimento da cidadania e do controle social.

Art. 3° A Comissão Temática compõe-se de 6 (seis) membros, com representação paritária, eleitos pela Plenária do CEAS/SC, dentre eles 1 (um) Coordenador e 1 (um) Coordenador Adjunto.

Composição da Comissão : Simone Cristina Vieira Machado representante da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação - SST (governamental); e-mail: simonemachado@sst.sc.gov.br Lindomar Machado representante da Secretaria de Estado da Agricultura – SAR (governamental); e-mail: lindomar@epagri.sc.gov.br Ana Paula Medeiros e Silva Vicente representante da Federação Catarinense de Municípios - FECAM (governamental); e-mail: apmsvicente@yahoo.com.br Iara Rosane Vargas Paes Coordenadora Adjunta representante da Pastoral da Criança (não-governamental); e-mail: iara.rosane@hotmail.com Fabrizia de Souza Felipe representante da Associação em Defesa dos Direitos Humanos com enfoque na sexualidade – ADEH (não-governamental); e-mail: atendimento.adeh@gmail.com Jadir Fagundes Machado Coordenador da Comissão representante do Conselho Regional de Psicologia – CRP (não-governamental): e-mail: jadir@crpsc.org.br

Planejamento 2013: Identificar as situações que dificultam o exercício do Controle Social, junto aos Conselhos Municipais de Assistência Social e dados, sobre a constituição e o funcionamento da Secretaria Executiva através da elaboração de um questionário para preenchimento dos Conselhos Municipais de Assistência Social Elaborar Plano de Apoio aos Conselhos Municipais, para superação das situações identificadas e, por conseguinte que cumpram as funções inerentes ao Controle Social do SUAS; Acompanhar e assessorar o funcionamento dos Conselhos Municipais de Assistência Social, assim como a composição e a alteração da respectiva mesa diretora, em parceria com o Órgão Gestor Estadual da Assistência Social, em consonância com o Plano de Apoio (mencionado acima) e no que confere as normativas vigentes sobre Controle Social no SUAS; Articular ações com o Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS e Conselhos Municipais de Assistência Social visando à superação de situações que dificultam a implementação do Controle Social no Estado, através de capacitação, de solicitação ao CNAS material para distribuição junto aos CMAS; visita aos CMAS inicialmente os da Grande Florianópolis;

Planejamento 2013: Definir estratégias de orientação aos Conselhos Municipais de Assistência Social quanto ao cumprimento das ações e fiscalização junto à gestão municipal, às entidades de assistência social, aos serviços socioassistenciais prestados pela rede pública, e ao financiamento da Política , através de capacitações, manter site do CEAS atualizado, elaboração de um folder sobre fiscalização no município, identificar os serviços socioassistenciais; Acompanhar o processo de elaboração e implementação da Política Estadual de Capacitação Continuada e Educação Permanente, proposta pelo Órgão Gestor Estadual, ressaltando a que é direcionada aos conselheiros, propondo temas ( controle social e funções do conselho, , inscrição das entidades, fortalecimento e participação popular através dos fóruns, capacitações descentralizadas), de acordo com levantamentos de necessidades, para a capacitação continuada dos conselheiros municipais

Planejamento 2013: Definir estratégias e orientar o Conselho Estadual de Assistência Social e os Conselhos Municipais de Assistência Social no acompanhamento a implementação da Política de Capacitação Continuada e Educação Permanente nos municípios e, implementar a ação; Acompanhar e assessorar os Conselhos Municipais de Assistência social, no processo de inscrição de entidades e organizações de assistência social e das inscrições de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, em conformidade com a Resolução/CNAS/n°16/2010, em interface com a Comissão de Normas da Assistência Social; Acompanhar e orientar os Conselhos Municipais de Assistência Social no processo de readequação da Lei de Criação do Conselho as normativas vigentes e ao exercício do Controle Social, através de uma nota técnica;em interface com a Comissão de Normas;

Planejamento 2013: Desenvolver ações, em interface com a Comissão de Normas da Assistência Social para orientar os CMAS quanto à adequação às legislações e normativas, tendo em vista atender as questões apontadas nos relatórios de fiscalização do sorteio público da Controladoria Geral da União, caso houver demanda; Acompanhar o Plano de Apoio Estadual, aos municípios de Florianópolis, Araquari, Brusque e Santo Amaro da Imperatriz, conforme Resolução/CEAS/SC/nº 6 A, de 31 de maio de 2011, que trata do Plano de Acompanhamento ao Plano de Apoio do Estado, em interface com a Comissão de Política da Assistência Social. Apreciar sobre as pactuações da Comissão Intergestores Bipartite - CIB/SC, no que couber ( conhecimento do regimento interno da CIB, viabilidade da comissão participar das reuniões de Camara Técnica para acompanhar as demandas a serem pactuadas na construção de critérios);

Planejamento 2013: Divulgar informações e conhecimentos acerca das deliberações do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS e Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS/SC e demais normativas afetas ao controle social; Assessorar os CMAS no processo de financiamento da rede socioassistencial em interface com a Comissão de Financiamento e Orçamento da Assistência Social; Orientar os CMAS na formulação do Plano de Ação e Aplicação dos recursos cofinanciados nas três esferas de governo em interface com a Comissão de Financiamento e Orçamento da Assistência Social;