Olhar os Censos 2011 Ensino Secundário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

A Terra – Estudos e Representações/População e Povoamento Documentos AutoresProfessora Maria Manuela Moura dos Santos Costa – Escola EB Cidade de Castelo.
Soc iedade da Informação: Estatísticas e Políticas Públicas N uno de Almeida Alves 2 de Março de 2007
Estatística "…É notável que tal ciência, que começou nos estudos sobre jogos de azar, tenha alcançado os mais altos níveis do conhecimento humano." Laplace.
Quadro geral das Ciências da Educação.
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
DIRETRIZES CURRICULARES
Os lugares que formam o mundo
Estágio Supervisionado PE: ES
Cristiane jonas Francisconi
Língua de escolarização: estudo comparativo
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Projeto Interdisciplinar
FAPAN 2014 Prof° Marco Aurélio (Material cedido pelo Prof. Ivã)
Quem somos O que fazemos Slide 1
Chile en la Tarea de Medir las Brechas de Desigualdad Las Estadísticas y los Indicadores de Empleo, Ingresso y Remuneraciones Visión Internacional: Brasil.
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
PREPARAÇÃO DO CENSO GERAL DE ANGOLA. 1. Introdução Em Angola, o primeiro recenseamento geral da população teve lugar em 1940 e até 1970 realizou-se um.
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 5 Conhecendo Grandes Bancos de Dados Públicos.
Catálogo da Biblioteca Guia de utilização Fundação Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Biblioteca 2011.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
2 Operação estatística obrigatória em todos os Estados- membros da União Europeia É um inquérito que se realiza de 10 em 10 anos através de entrevista.
Escola Básica e Secundária Fernão do Pó
Portugal nos dias de hoje
Tarefas - Censos 2011 Ensino Secundário
IV SIMPÓSIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE ESTATÍSTICA EM ÁFRICA PREPARAÇÃO DOS CENSOS DA POPULAÇÃO E DA HABITAÇÃO DA RONDA – 13 de Fevereiro de 2009.
Escola Secundária Morgado de Mateus
Forma mais antiga e directa de conhecer o número de pessoas que habitam num território. Contagem através da observação exaustiva dos indivíduos. Caracterização.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento
CENSOS 2001 Evolução da população residente 1991 – 2001 Ana Filipa Jorge Esc.Secundária S.Pedro da Cova.
A única associação que representa no nosso país exclusivamente os anunciantes, sendo membro: WFA, EAT, IAA, CAEM, ICAP, APCT,... Os associados da APAN.
GABINETE DOS CENSOS O QUE SÃO OS CENSOS? Os Censos são tradicionalmente a contagem da população de um país a que, em época mais recente, se acrescentou.
1. Para viver em sociedade, todo indivíduo precisa internalizar determinados conjuntos de normas sociais e transformá-los em sua vida prática em comportamentos.
Sugestão de Atividade:
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
Actividades Interactivas. A forma mais antiga e mais directa de conhecer o número de pessoas que habitam num determinado território. Um referendo que.
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-77763/14
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2003.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DEFINITIVOS E DE INDICADORES SÓCIO
O projeto Key for Schools PORTUGAL. O teste Key for Schools O teste Key for Schools é concebido para aplicação em contexto escolar e está de acordo com.
Matemática 5.º Ano Estatística.
A. Que dinâmicas apresenta a evolução da população?
Território É mais que uma área geográfica é um espaço social em permanente construção com um perfil demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico.
Programa Internacional de Avaliação de Alunos
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
ESTATÍSTICA Generalidades Outubro 2009.
O Ambiente de Marketing
Generalidades Outubro População e Amostra Actividade 1. Procedimento para o controlo da qualidade O gestor de qualidade de uma empresa produtora.
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Em 1968 foi inaugurada a REGAP(Refinaria Gabriel Passos), localizada na porção leste do município, próximo da BR 381/262 Na década de 1970, o estado implementa.
Aluna: Maria Clara Castanheira Professora: Paula 29/06/2015
La Habana, 15 de Noviembre de 2010 Censo de Población de Brasil 2010: Algunas características y acompañamiento de los trabajos IPUMS América Latina III.
Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Barrigão Gonçalves Dep. Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Maio, 2001 Escola Superior.
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO RECIFE 3.ª CONFERÊNCIA DA FORGES 4, 5 e 6 DEZEMBRO DE 2013.
BASE TERRITORIAL MESA REDONDA UM INSTRUMENTO PARA ORGANIZAÇÃO E
Envelhecimento no Brasil
Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto)
Noções Básicas Data 00/00/00 Mudanças no Perfil Demográfico da População Brasileira com base no CD Meio século de mudanças 24ª Oficina de Trabalho.
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Fontes de Dados Demográficos São José dos Campos 7 de maio de 2007 Ricardo Ojima Conceitos fundamentais e formas de acesso.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS PESQUISA CENSITÁRIA DA POPULAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Olhar os Censos 2011 Ensino Secundário

O que são? Recenseamento Censos Forma mais antiga e directa de conhecer o número de pessoas que habitam num território. Contagem através da observação exaustiva dos indivíduos. Caracterização da população e levantamento do parque habitacional. Recenseamento Censos

Através dos Censos ficamos a saber: Quantos somos Onde vivemos Como somos Como vivemos

Quantos somos Como Somos Onde vivemos Como vivemos Locais Informações organizadas por Região, concelhos, freguesias e bairros. Quantos somos Sexo, idade Profissão, grau de instrução, estatuto socioprofissional. Nacionalidade, naturalidade. Como Somos Locais Onde vivemos Características dos alojamentos Como vivemos

Já antes da era de Cristo se faziam recenseamentos, geralmente com objectivos militares e de cobrança de impostos. A norma era a de as populações se descolarem aos seus locais de origem e se apresentarem às respectivas autoridades para o registo de pessoas e/ou bens.

Breve História dos Censos A história dos Censos remonta aos tempos antigos; o primeiro recenseamento de que se tem notícia foi realizado na China. Em 2238 a.C., o imperador Yao mandou realizar um censo da população e das lavouras cultivadas. Depois encontramos formas próprias de recensear a população em todas as grandes civilizações antigas: na Mesopotâmia, no Egipto, na China, na Grécia, em Roma, etc. Breve História dos Censos

Breve História dos Censos O primeiro Censo, no território que é hoje conhecido por Portugal, foi realizado por ordem do Imperador César Augusto à então província romana da Lusitânia. Na Idade Média os árabes efectuaram vários recenseamentos durante a sua permanência na Península Ibérica. Breve História dos Censos

Breve História dos Censos Após a fundação da nacionalidade foram realizadas várias contagens de preocupações sobretudo de ordem militar. A primeira destas operações foi o Rol de Besteiros do Conto, de D. Afonso III (1260-1279). Breve História dos Censos

Breve História dos Censos Em 1864, realizou-se o I Recenseamento Geral da população portuguesa, que foi o primeiro a reger-se pelas orientações internacionais do Congresso Internacional de Estatística de Bruxelas em 1853, marcando o início dos recenseamentos da época moderna. Breve História dos Censos

Breve História dos Censos Embora estas orientações já indicassem que os recenseamentos deveriam ser realizados de 10 em 10 anos o censo seguinte apenas se realizou em 1878, ao qual se seguiria o Censo de 1890. A partir de então os recenseamentos têm ocorrido, com poucas excepções, de 10 em 10 anos. Breve História dos Censos

Outro marco importante ocorreu em 1970, quando em simultâneo com o recenseamento da População se realizou o I Recenseamento da Habitação.

O último censo realizado em Portugal foi em 2001. O XII Recenseamento Geral da População, que devia realizar-se em 1980, foi transferido para 1981, de modo a ficar em consonância com o calendário censitário em vigor nos países da Comunidade Económica Europeia. O último censo realizado em Portugal foi em 2001.

Para que servem os Censos? Como fonte Censos como Instrumento Intervenção Planeamento Diagnóstico Caracterização do parque habitacional Caracterização da População

Planeamento regional e urbano Investimento em educação, saúde, habitação, etc. Medidas de combate ao desemprego, melhoria das condições de habitação, etc. Definição de objectivos e prioridades para as políticas globais de desenvolvimento Localização de escolas, hospitais, etc. Planeamento regional e urbano Estudos de mercado Sondagens de opinião Estudos de mercado e sondagens de opinião Elaboração de estudos no domínio económico e social Investigação em ciências Sociais e Políticas

Determinar a distribuição de fundos a nível regional e local; Ao nível da Administração Central e Local os dados dos censos são utilizados para: Elaborar estudos sobre a estrutura etária da população, deslocações pendulares, níveis de escolaridade e analfabetismo, estrutura económica e social da população, condições de habitabilidade, ...; Implementar infra-estruturas como escolas, farmácias, hospitais, centros de saúde, …; Determinar a distribuição de fundos a nível regional e local; Definir a categoria dos aglomerados populacionais e as modificações na estrutura administrativa.

O sector privado faz também grande utilização dos dados fornecidos, nomeadamente em: Estudos relacionados com a localização de fábricas, centros comerciais, cinemas, restaurantes…; Estudos de impacto ambiental; Estudos para conhecer e analisar o perfil da mão-de-obra; Estudos com vista à constituição de amostras para a realização de sondagens de opinião e estudos de mercado.

Estudos de investigação nos domínios demográfico, social e económico; No âmbito da investigação e estudos a utilização dos dados censitários destina-se a: Estudos de investigação nos domínios demográfico, social e económico; Elaboração de trabalhos escolares pelos alunos dos diferentes graus de ensino.

Os dados censitários servem ainda de suporte para a selecção de amostras na realização de outros inquéritos estatísticos e de base de cálculo para estimativas e projecções demográficas. A comparação com dados dos recenseamentos anteriores permite analisar as transformações da sociedade portuguesa em termos demográficos e socioeconómicos. Os dados censitários são, portanto, fundamentais para a análise da estrutura social e económica do país, da sua evolução e tendências, permitindo ainda a comparação a nível internacional.

Os dados recolhidos pelos Censos fornecem dados básicos e essenciais à definição e execução das políticas governamentais.

Os resultados dos Censos são fundamentais para conhecer o presente e preparar melhor o futuro do País.

Quem faz os Censos? O Instituto Nacional de Estatística (INE), com a colaboração, nos Açores, do Serviço Regional de Estatística (SREA), é o organismo encarregue da preparação, execução e apuramento dos dados dos Censos 2011.

Colaboração Censos 2011 Câmaras Municipais Juntas de Freguesia

A recolha de dados é realizada através do preenchimento de vários tipos de questionários de acordo com a unidade estatística a caracterizar: edifício, alojamento, família e indivíduo. Os questionários são distribuídos em cada alojamento por um recenseador (pessoas que contacta directamente a população, distribui e recolhe os questionários e apoio no preenchimento se necessário). As pessoas podem preencher os questionários em papel ou responder através da Internet. Como se fazem os Censos?

Internet A resposta pela Internet é fácil, rápida e segura. Para responder, acede-se a www.censos2011.ine.pt (e-censos) e introduzem-se os códigos de acesso que vêm no envelope entregue pelo recenseador. Se as pessoas responderem pela Internet o recenseador recebe um SMS a indicar que já responderam e não voltará a passar pela casa dessas pessoas.

Papel Se as pessoas optarem por preencher o questionário em papel, o recenseador voltará a sua casa para recolher os questionários. Assim, todos os alojamentos serão observados e todas as pessoas residentes serão caracterizadas através de questionários.

A informação recolhida refere-se às zero horas do dia 21 de Março de 2011 – “momento censitário”, que corresponde ao dia e hora em relação aos quais se recolhem os dados. A referência a este momento é absolutamente fundamental para evitar duplicações ou omissões de contagens provocadas pela deslocação das pessoas e garantir que todas as pessoas e habitações são observadas por referência às características que possuem no mesmo momento.

Para apoiar a recolha e difusão dos Censos 2011, foi preparada uma importante infra-estrutura cartográfica, chamada Base Geográfica de Referenciação da Informação (BGRI), que, para além de “acertar” os limites administrativos (de freguesia e município) com as autoridades locais, divide a área de cada freguesia em secções e subsecções estatísticas e utiliza cartografia digital para fazer esta divisão do território.

A secção estatística é uma área contínua de uma única freguesia com cerca de 315 alojamentos; a subsecção estatística é a mais pequena área com delimitação autónoma dentro da secção estatística e corresponde ao quarteirão na área urbana e ao lugar ou parte de lugar na área rural. Com esta base geográfica, o território de Portugal ficou dividido em cerca de 400.000 “bocadinhos”, correspondentes às subsecções estatísticas, devidamente delimitados, com base nos quais os dados dos Censos 2011 vão ser recolhidos e disponibilizados.

Tratamento dos dados dos Censos Digitalização Os cerca de 70 milhões de páginas com informação que o INE vai recolher e tratar, começarão por ser digitalizadas através de potentes "scanners" dando origem a tantas imagens quantas as páginas anteriormente referidas. Reconhecimento Segue-se o processo de reconhecimento pelo método ICR (Inteligent Character Recognition), ou seja, a conversão de marcas e caracteres manuscritos, contidos nas imagens, em dados de formato ASCII (formato mais comum para ficheiros de texto em computadores e na internet). Serão integrados também os dados recebidas pela Internet. Análise Teremos, assim, toda a informação num formato que permitirá a sua validação, tratamento, análise e apuramento, culminando este processo com a divulgação dos resultados - os “dados”.

A adopção destas novas tecnologias permite, para além de uma maior rapidez no tratamento da informação e na divulgação dos resultados, uma economia de espaço e de recursos humanos, uma melhor qualidade e fiabilidade da informação, e ainda a garantia de preservação do segredo estatístico.

Nestes Censos vais ter um papel decisivo: Incentiva e ajuda os teus familiares a responder pela internet. Quantas mais respostas tivermos pela Internet mais rápido iremos ficar a saber quantos somos, o que fazemos e como vivemos!

Tu também contas!