Aluna: Danielle Amaral Vasconcelos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INCONSTITUCIONALIDADE DO REGIME DISCIPLINAR DIFERENCIADO
Advertisements

Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
DH DENTRO DO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
Humans Rights Direitos Humanos. Direitos Fundamentais 1.Os direitos fundamentais surgiram para a assegurar às pessoas a possibilidade de ter uma vida.
CURSO DE DIREITO Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza Questões sociais e Estudo Jurídico das Minorias na CRFB/1988 PLANO DE ENSINO.
DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS BRASIL EVOLUÇÃO.
Direitos Individuais Profa. Ana Menezes. Introdução No Brasil os direitos e garantias individuais estão previstos na Constituição de 1988, em seu art.
Projeto software livre B A H I A Antonio Terceiro III Semana de Software Livre da FACED/UFBA Maio de 2007 Software Livre: Política.
2 COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE VILA NOVA DA BARQUINHA.
Contrato Social – JOHN LOCKE 1. Liberalista Criticou os direitos Divino do Rei Sua Teoria expõe-se no Estado Liberal e a propriedade privada 2.
CURSO EFA/B2 1.  É cidadão quem pertence a um país :  Onde há leis que protegem as pessoas;  Onde as pessoas, além de direitos, têm deveres a cumprir;
Estatuto da Criança e adolescente. Art. 1º Esta lei dispões sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Integral= Inteiro, total.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Teoria Geral do Estado Poder Constituinte: Conceito Características
Judicialização da Saude
JEAN JAcQUES ROUSSEAU.
Direito da Infância e da Adolescência
Direitos Humanos: conceitos, história e desafios...
Direitos da Criança.
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
Direitos e Garantias Fundamentais
Direitos e Deveres dos Cidadãos
POEB - licenciaturas Docente Amélia Artes 2º semestre de 2016 FEUSP
EXECUÇÃO PENAL EM GERAL
Cuidados na Aplicação de Multas Condominiais
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS , ESTADO.
EXERCENDO DIREITOS E DEVERES
Projeto de Lei 3021/2008 Disciplina a certificação das entidades beneficentes de assistência social Traz novas perspectivas para o Terceiro Setor Está.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Governo de Oliver, e a implantação de ações para agradar à burguesia.
ROTEIRO Tema: Direitos Fundamentais de segunda geração
Foro Privilegiado: Impunidade?
EMRC E O ESTADO PORTUGUÊS
Declaração Universal dos Direitos do Homem
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Universidade Tuiuti 1º período Aula 6 Estado liberal e Total
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5
Direitos Fundamentais em espécie
Liderança Militar CMG (RM1) Erivaldo.
Filosofia – Ens. Fundamental Prof.º Renan
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
Diz o Professor Emérito da USP, Dr. Antonio Delfin Neto
Direitos Fundamentais
Revoluções Burguesas e o Estado de Direito
CONVENÇÃO DE GUATEMALA
Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade art.15 a 18-B
Cuidados na Aplicação de Multas Condominiais
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO INTERVENÇÃO FEDERAL 2018.
Cidadania: Perspectivas do conceito nas Constituições de 1937 e
Disciplina: IPC Prof.ª Ms: Nátalli Araújo
Direitos humanos dos povos indígenas
CARREIRAS JURÍDICAS E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Dos princípios administrativos
Cidadania Projovem Trabalhador Luis Mateus Siqueira Emerich.
Karl Deutsch, Política e governo
Da liberdade dos antigos comparada à dos modernos
A Reforma Sanitária e o processo de implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil.
REDAÇÃO – AULA 1 Enem 2017.
NOÇÕES GERAIS DE DIREITO
Fonte: Disponível em. Acesso em: 26 fev DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS. Art. 5º: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer.
CIDADANIA Cidadania Antiga Cidadania Moderna
LEI DE CRIAÇÃO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Esta Lei dispõe sobre.
Estrutura Administrativa
Paulo Edison de Oliveira
Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
TEMA: A DEMOCRACIA NO BRASIL Orientadora: Manuela Disciplina: Ética, Moral e Cidadania Discente: Givanilda Almeida Maria Brito CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Aluna: Danielle Amaral Vasconcelos

Constituição de 1988 Aprovada em 22 de setembro de 1988, pela Assembleia Nacional Constituinte, e promulgada em 5 de outubro de 1988 Desde 1964 o Brasil estava sob uma ditadura militar, e desde 1967 particularmente subjugado às alterações decorrentes dos Atos Institucionais sob uma Constituição imposta pelo governo federal. O regime de exceção, em que as garantias individuais e sociais eram restritas, ou mesmo ignoradas, e cuja finalidade era garantir os interesses da ditadura, internalizados em conceitos como segurança nacional, restrição das garantias fundamentais etc, fez crescer, durante o processo de abertura política, o anseio por dotar o Brasil de uma nova Constituição, defensora dos valores democráticos.

Direitos Direito à Vida: Se refere a integridade física e moral, ou seja, uma pessoa não pode ser torturada, exposta a humilhações e nem ter sua vida tirada por outra pessoa. Direito à Liberdade: O cidadão tem o direito de ir e vir, praticar sua religião, sem ser censurado e expor suas opiniões contra alguém, desde que possua argumentos e justificativas para tal. Direito à Igualdade: Garante que todos são iguais perante a lei e portanto, não deve ocorrer discriminação de qualquer tipo. Essa igualdade pode ser classificada de duas formas: Igualdade Formal - é quando os indivíduos são tratados de maneira igual perante a lei, ou seja, quando homens e mulheres são classificados em direitos e obrigações de acordo com a lei. Igualdade Material - quando os mais fracos recebem um tratamento diferenciado a fim de aproximá-los dos mais fortes, ou seja, o Estado deve tratar os pobres, os desiguais, dentre outros grupos, de maneira especial de acordo com a situação.

Direito à Segurança Garante a segurança pública para todos. Assim, na lei devem ser definidos os crimes e as penalidades para quem os comete. Essa segurança se refere não somente a policial, mas a jurídica. Uma pessoa só pode ser presa por flagrante delito ou por ordem judicial, caso contrário, a prisão será considerada ilegal.

Saúde, educação ,trabalho, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos

Os cidadãos tem direito à propriedade particular Quando os direitos fundamentais não são cumpridos, o Estado tem a obrigação de fiscalizar esse cumprimento. Porém, mesmo assim, é preciso que o indivíduo, quando se sentir prejudicado, recorra ao judiciário

Deveres • Cumprir as leis; • Votar para escolher nossos governantes; • Cumprir as leis; • Respeitar os direitos sociais de outras pessoas; • Educar e proteger nossos semelhantes; • Proteger a natureza; • Proteger o patrimônio público e social do País; • Colaborar com as autoridades.

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade