PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Dr. Thomé E. Tavares Filho
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Elisa Maria de Assis
Universidade de Aveiro
Reorientação curricular
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer Pró-Reitora de Graduação
3º Ciclo e Secundário 1º Ciclo 2º Ciclo Todos
Sistema Seriado de Avaliação SSA
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Pederneiras- São Paulo
Apropriação de resultados SADEAM 2012
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Portfólio de Estágio Supervisionado
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Análise Plano de Carreira PROMOÇÃO Matriz Curricular do Ensino Médio Três Ciclos.
Portal Educacional Clickideia
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Diretoria de Currículos e Educação Integral
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
ALUNOS: ALANDIONE AP. DA SILVA ELZA RIBEIRO BUENO MARCIA BORGES.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
1ª Formação de Professores Coordenadores
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Documentos e Propostas legais
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFESSORA : VALCINETE PEPINO DE MACÊDO DISCENTES : ANA LUIZA CÂMARA FRANCISCO.
Transcrição da apresentação:

PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do MERCOSUL

Atualmente a competência científica e Atualmente a competência científica e tecnológica mostra-se decisiva na construção do futuro de cada sociedade, tornando o conhecimento um componente fundamental para O crescimento e desenvolvimento dos países e para o bem estar de suas populações. As ações concretas dos governos a partir do As ações concretas dos governos a partir do pós-guerra resultaram na implantação de uma infraestrutura de pesquisa, na formação de pesquisadores e em um sistema de pós- graduação reconhecido mundialmente. Entretanto, o sistema educacional não acompanhou o mesmo desenvolvimento da pós-graduação, principalmente nos primeiros níveis – fundamental e médio. Tema: Educação para a Ciência Desta forma a Educação para a Ciência Desta forma a Educação para a Ciência pode ser compreendida como instrumento de reflexão sobre o processo de construção das formas de compreensão do mundo e da vida cotidiana, articulando questões culturais, sociais, e conceitos científicos básicos que permitem a maior autonomia e postura crítico investigativa dos indivíduos. A temática se concretiza nas práticas A temática se concretiza nas práticas escolares que induzem a investigação do processo de ensino e aprendizagem das Ciências Naturais (Biologia, Física e Química) e das Ciências Humanas em espaços formais e não formais, tanto na educação básica quanto na educação superior grupos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq estão direcionados para a temática Educação para a Ciência, representando cerca de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos.

LINHAS DE PESQUISA: Metodologias de ensino de ciências (ensino Metodologias de ensino de ciências (ensino médio e superior). Abordagens inovadoras de engenharia de Abordagens inovadoras de engenharia de Softwares para educação matemática. Aplicações inovadores de redes sociais em meios Aplicações inovadores de redes sociais em meios escolares e organizacionais. Exploração de possibilidades inovadoras de Exploração de possibilidades inovadoras de Recursos de webconferência. Formação inicial, continuada e promoção do Formação inicial, continuada e promoção do desenvolvimento profissional dos professores da área de Ciências. Formação de docentes para o ensino médio Formação de docentes para o ensino médio(licenciaturas). Educação continuada de professores em novas Educação continuada de professores em novas metodologias para o ensino e aprendizagem (objetos virtuais). 1º EIXO: EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DIRIGIDA AO ENSINO MÉDIO Modelos de ensino, metodologias e práticas Modelos de ensino, metodologias e práticas educacionais, o papel das aulas práticas e do laboratório no Ensino de Ciências. Desenvolvimento de projetos escolares de Desenvolvimento de projetos escolares de investigação científica nas diferentes áreas do conhecimento (Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias). Construção e validação de instrumentos de Construção e validação de instrumentos de avaliação da aprendizagem e diagnóstico cognitivo e afetivo na educação em ciências PÚBLICO ALVO: LICENCIATURAS DE FÍSICA, QUÍMICA, MATEMÁTICA E BIOLOGIA E PEDAGOGIA,NORMAL SUPERIOR, MAGISTÉRIO.

LINHAS DE PESQUISA: Metodologias de ensino de ciências para o ensino básico. Metodologias de ensino de ciências para o ensino básico. Inovações no processo de ensino e de aprendizagem no ensino de Ciências (formação de conceitos, metodologias e abordagens de ensino-aprendizagem). Inovações no processo de ensino e de aprendizagem no ensino de Ciências (formação de conceitos, metodologias e abordagens de ensino-aprendizagem). Produção e apropriação de conhecimento, ensino e aprendizagem de ciências em sala de aula. Produção e apropriação de conhecimento, ensino e aprendizagem de ciências em sala de aula. Análise e desenvolvimento de currículos inovadores na área de ciências para níveis e públicos específicos. Análise e desenvolvimento de currículos inovadores na área de ciências para níveis e públicos específicos. Didática, Currículo e Inovação Educacional no Ensino de Ciências. Didática, Currículo e Inovação Educacional no Ensino de Ciências. Estudos e experiências para motivar meninas a seguirem a carreira acadêmica nas hard sciences. Estudos e experiências para motivar meninas a seguirem a carreira acadêmica nas hard sciences. 2º EIXO: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO AMBIENTE ESCOLAR DO NÍVEL BÁSICO --- PÚBLICO ALVO: LICENCIATURAS DE FÍSICA, QUÍMICA, MATEMÁTICA E BIOLOGIA E PEDAGOGIA,NORMAL SUPERIOR, MAGISTÉRIO.

LINHAS DE PESQUISA: Museus e Centros de Ciência físicos, Museus e Centros de Ciência físicos, virtuais e Itinerantes. Feiras, Mostras e Olimpíadas Científicas. Feiras, Mostras e Olimpíadas Científicas. Articulações entre Ciência, tecnologia, Articulações entre Ciência, tecnologia, sociedade, ambiente e desenvolvimento Humano. Novas mídias e utilização de TIC e Novas mídias e utilização de TIC e informática educativa na educação em Ciências. Processos de divulgação e popularização Processos de divulgação e popularização da Ciência, e suas relações com o Ensino de Ciências. Políticas Públicas em Educação e Ensino de Políticas Públicas em Educação e Ensino deCiências. 3º EIXO: DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA O PÚBLICO ALVO DESSAS LINHAS DE PESQUISA ESTÁ VOLTADO PARA OS CURSOS DAS TRÊS GRANDES ÁREAS DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA VIDA, CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS, LETRAS E ARTES E CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS.