Análise de Imagem (Martine Joly)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEFINIÇÃO IMAGEM - do latim imago, que significa figura, sombra, imitação. É uma representação figurada e relacionada com o objeto representado por sua.
Advertisements

Gestão de Projectos Multimédia
A LINHA © antónio de campos, 2011.
Perspetiva Isométrica
4. (Des)construções das imagens em comunicação
A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
Análise de Imagem (Martine Joly)
Análise de Imagem (Martine Joly)
Mensagem Publicitária
INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Composição e Projeto Gráfico
Desenho Projetivo Perspectivas
Introdução aos Princípios e elementos de design
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
Fotojornalismo.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
INstalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet
REPRESENTAÇÃO – PERCEPÇÃO - LOCOMOÇÃO
Vamos estudar banda desenhada!
2 – Propriedades e Aplicações da Luz
A BANDA DESENHADA PANANIM OBELIX ASTERIX.
Introdução à Cartografia
Atribuição de significados
Resumo histórico Na antiguidade já se usavam cartazes "manuscritos" (por vezes em madeira) que eram colocados ou pregados na parede. O primeiro cartaz.
O CARTAZ Departamento de Expressões Artísticas – Grupo de Educação Visual e Tecnológica Ano lectivo 2009/10.
Como ler uma imagem Análise da Imagem.
> > as mensagens Texto informativo e/ou imagem racional (logos)
Análise Semiótica de Anúncios Publicitários de Automóveis
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DG CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL.
LEITURA DE IMAGENS.
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS VI
A COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
A forma Tudo que observamos tem uma FORMA: uma mesa, uma cadeira, um barco, etc. São formas diferentes umas das outras. Há FORMAS NATURAIS criadas pela.
TÍTULO: Sub-título (a letra pode ser menor se o título for muito grande) Nome e Sobrenome do Autor, Nome e Sobrenome dos Co-autores
COMPOSIÇÃO & enquadramento
R e p r e s e n t a ç ã o LEITURA E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO.
OS PARADIGMAS DA ARQUITETURA MODERNA
Oficina de Fotografia 1.
Lab. de Produção Gráfica e Imagem
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
Introdução ao Projeto de Arquitetura
Gestão de Projectos Multimédia
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS E GRÁFICOS
Elementos Visuais.
PROFESSORA :Rosângela Alves
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS
Como fazer a leitura de obra de arte?
Percepção PPB Aula.
UNIDADE 4: Processamento de texto
Fotografia Publicitária II
REPRESENTAÇÃO: OS MAPAS
INDEXAÇÃO DE IMAGEM FOTOGRÁFICA Baseado em: RODRIGUES, Ricardo Crisafulli. Análise e temtização da imagem fotográfica. Ci. Inf., Brasília, v36, n.3, p.67-76,
Operações para entrada de dados –Compilação de dados codificação de dados geográficos de uma forma conveniente para o sistema; incluem a digitalização,
PÓSTER CIENTÍFICO COMO FAZÊ-LO ?.
DESENHO DE OBSERVAÇÃO.
Técnicas de Fotografia Prof. Lucas Alves
Aspectos a ter em conta:
A Banda Desenhada.
Desenhar espaços. Linhas orientadoras Na fase inicial de um desenho recorre-se habitualmente a linhas orientadoras, ou seja para tactear a posição das.
A FORMA. É a configuração exterior de um objecto ou de um corpo. Tudo o que nos rodeia tem forma. A luz modela as formas, produzindo efeitos visuais variados.
Princípios de Composição Plástica
Projetos Editorial e Gráfico Parâmetros para elaboração Publicação Empresarial - Jornal Impresso.
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Professor Marcos Eric Barbosa Brito
SUPERFÍCIE (Dicionário Aurélio): 1 - Extensão duma área limitada 2 - A parte externa dos corpos, face. 3 - Aparência, aspecto 4 -
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
Educação Visual e Tecnológica Elementos Visuais da Forma
Transcrição da apresentação:

Análise de Imagem (Martine Joly) Critérios (significantes plásticos): (1) moldura; (2) enquadramento, dimensões; (3) ângulo do ponto de vista; (4) escolha da objectiva; (5) composição, paginação; (6) formas; (7) cores; (8) iluminação; (9) textura.

(1) Moldura São os limites físicos da imagem. Consoante as épocas e os estilos, surgem mais ou menos materializados na moldura. Sendo a moldura considerada uma restrição, denota-se a tendência para a abolir, de modo a que o espectador não se sinta constrangido com os freios à sua imaginação, impostos pelos limites da imagem.

(1) Moldura A coincidência entre os limites da imagem e os do suporte impele o observador a construir imaginariamente o que não vê no campo visual da representação: o fora-de-campo tradição cinematográfica A colocação de moldura na imagem fecha o espaço imaginativo tradição pictórica

(1) Moldura

(1) Moldura coincide com limites do suporte

(2) Enquadramento Não deve ser confundido com a moldura. Corresponde à dimensão da imagem, resultado suposto da distância entre o tema pintado/fotografado e a objectiva/sujeito criador/codificador. Vertical e estreito proximidade Horizontal e largo afastamento

Enquadramento estreito Enquadramento largo

(3) Ângulo do Ponto de Vista O ângulo pode reforçar ou contradizer a impressão da realidade. O picado provoca a impressão de esmagamento das personagens, dá ao espectador a impressão de controlo e domínio. O contra-picado faculta uma sensação de engrandecimento, força e altura ao objecto retratado. O ângulo normal, “à altura do homem e de frente”, dá a impressão de realidade e naturaliza a cena.

(3) Ângulo do Ponto de Vista Contra-picado Frontal Picado

(4) Objectiva Objectivas com uma grande profundidade de campo (tudo é nítido desde o primeiro plano até ao horizonte em fundo) aproximam da visão natural – são objectivas com uma focal curta. Objectivas, com uma maior distância focal, jogam mais com o contraste nitidez-desfocagem e proporcionam representações mais expressivas.

(5) Composição, Paginação É a geografia interior da mensagem visual. Tem uma função vital na condução da visão do espectador. O olho segue os caminhos trilhados na imagem, contrariando a ideia de uma leitura global.

(5) Composição, Paginação O olhar é selector das informações-chave na imagem. O sentido da leitura molda a concepção da composição. Georges Péninou lista 4 configurações: (1) a construção focalizada: as linhas de força (traço, cores, iluminação, formas) convergem para um ponto da imagem, que funciona como montra.

(5) Composição, Paginação (2) a construção axial: coloca o cerne no eixo do olhar, em geral exactamente no centro da imagem; (3) a construção em profundidade: a essência está integrada num cenário em perspectiva, ocupando a frente da cena, no primeiro plano; (4) a construção sequencial: convida o olhar a percorrer a imagem, de modo a que, no final do seu trajecto, caia sobre a essência. Na maior parte das vezes, está situada (leitura da esquerda para a direita) na parte inferior direita. O modelo mais convencional deste tipo de construção é a construção em Z.

(6) Formas Entendida como a aparência do corpo/objecto, os seus contornos. Na publicidade, por exemplo, o criador procura uma compreensão clara e rápida: linhas curvas, formas redondas – feminidade e suavidade; linhas rectas – minimalismo, bom gosto…

(7) Cores A sua interpretação é antropológica e cultural.

Mapa das Cores

(8) Iluminação Interpretada consoante a cultura, os estados de espírito/motivação. A luz difusa, ao contrário da orientada, desnaturaliza as representações visuais, na medida em que suaviza as cores, atenua a impressão de relevo, generaliza, bloqueia as referências temporais.

(9) Textura Para o Grupo Mu, a textura é uma qualidade de superfície. Numa imagem bidimensional, a textura está ligada à terceira dimensão, que atribui à imagem um carácter táctil. Uma imagem visual pode activar o fenómeno das correspondências sinestésicas.

Grelha de análise (Laurent Gervereau) (1) Descrição: Técnica - Nome do(s) emissor(es); - modo de identificação dos emissores; - data de produção; - tipo de suporte e técnica; - formato; - localização.

Grelha de análise (Laurent Gervereau) Estilística - Número de cores e estimativa das superfícies e da predominância; - volume e intencionalidade do volume; - organização icónica (quais são as linhas directrizes?).

Grelha de análise (Laurent Gervereau) Temática - Qual o título e que relação texto-imagem?; - inventário dos elementos representados; - que símbolos?; - quais as temáticas gerais? (qual o sentido primeiro?).

Grelha de análise (Laurent Gervereau) (2) Estudo do contexto Contexto a montante - De que meio técnico, estilístico, temático, vem esta imagem?; - Quem a concebeu e que relação tem com a sua história pessoal?; - Quem a encomendou e que relação tem com a história da sociedade do momento?.

Grelha de análise (Laurent Gervereau) Contexto a jusante - A imagem conheceu uma difusão contemporânea da altura da sua produção ou difusões exteriores?; - Que indícios ou testemunhos temos do seu modo de recepção ao longo do tempo?.

Grelha de análise (Laurent Gervereau) (3) Interpretação Significações iniciais, significações posteriores - O(s) criador(es) da imagem sugeriram uma interpretação diferente do seu título, da sua legenda, do seu sentido primeiro? Que análises contemporâneas do seu tempo de produção podemos encontrar?; - Que análises posteriores?.

Grelha de análise (Laurent Gervereau) Balanço e apreciação pessoais - Em função dos elementos fortes revelados na descrição, no estudo do contexto, no inventário de interpretações ao longo do tempo, que balanço geral podemos fazer?; - Como vemos hoje esta imagem?; - Que apreciação subjectiva relacionada com o nosso gosto individual – anunciada como tal – lhe podemos atribuir?.