“ Caminhante não há caminho, o caminho se faz ao andar”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

SRE METROPOLITANA C Desirée Renée Emmels de Souza
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Relação professor/aluno
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Encontro de Gestores da Inspetoria Salesiana de São Paulo
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Organização Curricular da Escola
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
Avaliação Institucional
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Educação, Saúde e Cidadania “Tecendo saberes no cotidiano”
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Escola Comum e Inclusão
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
RECOMEÇAR É BOM TÊ-LOS AQUI!.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Trabalhando com Grupos
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
O sujeito e suas singularidade
Tendência Progressista Libertadora
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Ana Maria Gonçalves Machado –Pedagoga formada pela UNICASTELO –Universidade Camilo Castelo Branco Cláudia Maria Lourenço Marcolino –Pedagoga formada pela.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Cinco pontos importantes que definem um bom professor Educação
Unidade: Dificuldades Escolares Neucélia Meneghetti de Pieri UCS - EAD INTERAÇÃO COM O MUNDO CULTURAL.
GT Ensino de Dança COORDENADORA Professora Dra. Beatriz Cerbino (UFF) Aluna responsável: Carina Melo NÚMERO DE PARTICIPANTES: 13.
Pratica como componente
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Construindo a cultura educacional inclusiva
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Paulo Freire
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
vídeo
Formação continuada ANO 2015
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Transcrição da apresentação:

Professor Coordenador do Seminário Integrado: perfil em construção ProfªSolange Ruffino – 36ªCRE “ Caminhante não há caminho, o caminho se faz ao andar”. Antonio Machado

PROFESSOR COORDENADOR DOS SEMINARIOS:Perfil em construção Capaz de mobilizar nos alunos atitude de investigação. Problematizar realidades possíveis de estudo; Professor-Pesquisador – mediador e orientador na exploração de relações de interdependência e conexões do que se investiga.(Visão de complexidade); Desenvolva postura dialógica – acolhimento da diversidade dos sujeitos , de experiências e do conhecimento;

Com capacidade de escuta - respeito às experiências e identidades dos estudantes; Com engajamento no projeto educativo da escola participando efetivamente de sua construção; Com capacidade para o trabalho em grupo com outros professores, e com os alunos, abordando focos de interesse comum e de projetos compartilhados;

Abertura a novas perspectivas e novas experiências, a inovações pedagógicas, oportunizando aos estudantes o acesso a outros espaços educativos ; Capaz de mobilizar e buscar conhecimentos na perspectiva da apropriação dos referenciais do Ensino Médio Politécnico ; Disponível para vivenciar novas formas de planejamento, pesquisa, sistema de avaliação e de sistematização do trabalho pedagógico.

Um professor capaz de ter/ser : Amorosidade Generosidade Humildade Respeito Ética Curiosidade Rigorosidade Profissionalidade Alegria PAULO FREIRE