Seminário Internacional: A defesa de interesses pela sociedade civil.

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Transcrição da apresentação:

Seminário Internacional: A defesa de interesses pela sociedade civil

Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Wladimir Gramacho

Comunicação ImprensaPropagandaRedes sociaisEventos... Política Construção da agenda política Atualização de marcos regulatórios Resultado eleitoral Aprovação do governo... Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003)

Comunicação ImprensaPropagandaRedes sociaisEventos... Política Construção da agenda política Atualização de marcos regulatórios Resultado eleitoral Aprovação do governo... Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003)

Elementos para uma análise estratégica

TENDÊNCIA DECISÓRIA CONTRAPRO VISIBILIDADE MIDIÁTICA ALTA BAIXA Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

TENDÊNCIA DECISÓRIA CONTRAPRO VISIBILIDADE MIDIÁTICA ALTA 4 BAIXA Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

TENDÊNCIA DECISÓRIA CONTRAPRO VISIBILIDADE MIDIÁTICA ALTA 4 BAIXA 1 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

TENDÊNCIA DECISÓRIA CONTRAPRO VISIBILIDADE MIDIÁTICA ALTA 42 BAIXA 1 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

TENDÊNCIA DECISÓRIA CONTRAPRO VISIBILIDADE MIDIÁTICA ALTA 42 BAIXA 31 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

TENDÊNCIA DECISÓRIA CONTRAPRO VISIBILIDADE MIDIÁTICA ALTA 42 BAIXA 31 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual é o objetivo da organização? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual é o objetivo da organização? 2º Qual é a tendência decisória? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual é o objetivo da organização? 2º Qual é a tendência decisória? 3º Qual é a posição editorial da mídia? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual é o objetivo da organização? 2º Qual é a tendência decisória? 3º Qual é a posição editorial da mídia? 4º Qual é a posição dos jornalistas relevantes? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual é o objetivo da organização? 2º Qual é a tendência decisória? 3º Qual é a posição editorial da mídia? 4º Qual é a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual é a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual é o objetivo da organização? 2º Qual é a tendência decisória? 3º Qual é a posição editorial da mídia? 4º Qual é a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual é a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual é o objetivo da organização? 2º Qual é a tendência decisória? 3º Qual é a posição editorial da mídia? 4º Qual é a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual é a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

PREVIDÊNCIA (2003) Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual era o objetivo da organização? 2º Qual era a tendência decisória? 3º Qual era a posição editorial da mídia? 4º Qual era a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual era a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

PREVIDÊNCIA (2003) Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual era o objetivo da organização? 2º Qual era a tendência decisória? 3º Qual era a posição editorial da mídia? 4º Qual era a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual era a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

PREVIDÊNCIA (2003) Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual era o objetivo da organização? 2º Qual era a tendência decisória? 3º Qual era a posição editorial da mídia? 4º Qual era a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual era a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

PREVIDÊNCIA (2003) Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual era o objetivo da organização? 2º Qual era a tendência decisória? 3º Qual era a posição editorial da mídia? 4º Qual era a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual era a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

PREVIDÊNCIA (2003) Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual era o objetivo da organização? 2º Qual era a tendência decisória? 3º Qual era a posição editorial da mídia? 4º Qual era a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual era a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

PREVIDÊNCIA (2003) Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual era o objetivo da organização? 2º Qual era a tendência decisória? 3º Qual era a posição editorial da mídia? 4º Qual era a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual era a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

1ª Antecipar o tema e posicionar-se Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento

Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) 1ª Antecipar o tema e posicionar-se Agendamento e enquadramento

Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se

Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados)

Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados)

Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados) 3ª Bloquear opositores

Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados) 3ª Bloquear opositores 4ª Estimular (e proteger) apoiadores

Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados) 3ª Bloquear opositores 4ª Estimular (e proteger) apoiadores

Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados) 3ª Bloquear opositores 4ª Estimular (e proteger) apoiadores

Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados) 3ª Bloquear opositores 4ª Estimular (e proteger) apoiadores 5ª Ter espaço para negociar

Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados) 3ª Bloquear opositores 4ª Estimular (e proteger) apoiadores 5ª Ter espaço para negociar

Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados) 3ª Bloquear opositores 4ª Estimular (e proteger) apoiadores 5ª Ter espaço para negociar

Menções a reforma e previdência na Folha de S. Paulo

Seminário Internacional: A defesa de interesses pela sociedade civil OBRIGADO