Seminário Internacional: A defesa de interesses pela sociedade civil
Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Wladimir Gramacho
Comunicação ImprensaPropagandaRedes sociaisEventos... Política Construção da agenda política Atualização de marcos regulatórios Resultado eleitoral Aprovação do governo... Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003)
Comunicação ImprensaPropagandaRedes sociaisEventos... Política Construção da agenda política Atualização de marcos regulatórios Resultado eleitoral Aprovação do governo... Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003)
Elementos para uma análise estratégica
TENDÊNCIA DECISÓRIA CONTRAPRO VISIBILIDADE MIDIÁTICA ALTA BAIXA Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica
TENDÊNCIA DECISÓRIA CONTRAPRO VISIBILIDADE MIDIÁTICA ALTA 4 BAIXA Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica
TENDÊNCIA DECISÓRIA CONTRAPRO VISIBILIDADE MIDIÁTICA ALTA 4 BAIXA 1 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica
TENDÊNCIA DECISÓRIA CONTRAPRO VISIBILIDADE MIDIÁTICA ALTA 42 BAIXA 1 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica
TENDÊNCIA DECISÓRIA CONTRAPRO VISIBILIDADE MIDIÁTICA ALTA 42 BAIXA 31 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica
TENDÊNCIA DECISÓRIA CONTRAPRO VISIBILIDADE MIDIÁTICA ALTA 42 BAIXA 31 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica
Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual é o objetivo da organização? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica
Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual é o objetivo da organização? 2º Qual é a tendência decisória? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica
Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual é o objetivo da organização? 2º Qual é a tendência decisória? 3º Qual é a posição editorial da mídia? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica
Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual é o objetivo da organização? 2º Qual é a tendência decisória? 3º Qual é a posição editorial da mídia? 4º Qual é a posição dos jornalistas relevantes? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica
Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual é o objetivo da organização? 2º Qual é a tendência decisória? 3º Qual é a posição editorial da mídia? 4º Qual é a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual é a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica
Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual é o objetivo da organização? 2º Qual é a tendência decisória? 3º Qual é a posição editorial da mídia? 4º Qual é a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual é a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica
Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual é o objetivo da organização? 2º Qual é a tendência decisória? 3º Qual é a posição editorial da mídia? 4º Qual é a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual é a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica
PREVIDÊNCIA (2003) Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual era o objetivo da organização? 2º Qual era a tendência decisória? 3º Qual era a posição editorial da mídia? 4º Qual era a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual era a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica
PREVIDÊNCIA (2003) Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual era o objetivo da organização? 2º Qual era a tendência decisória? 3º Qual era a posição editorial da mídia? 4º Qual era a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual era a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica
PREVIDÊNCIA (2003) Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual era o objetivo da organização? 2º Qual era a tendência decisória? 3º Qual era a posição editorial da mídia? 4º Qual era a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual era a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica
PREVIDÊNCIA (2003) Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual era o objetivo da organização? 2º Qual era a tendência decisória? 3º Qual era a posição editorial da mídia? 4º Qual era a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual era a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica
PREVIDÊNCIA (2003) Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual era o objetivo da organização? 2º Qual era a tendência decisória? 3º Qual era a posição editorial da mídia? 4º Qual era a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual era a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica
PREVIDÊNCIA (2003) Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual era o objetivo da organização? 2º Qual era a tendência decisória? 3º Qual era a posição editorial da mídia? 4º Qual era a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual era a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica
1ª Antecipar o tema e posicionar-se Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento
Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) 1ª Antecipar o tema e posicionar-se Agendamento e enquadramento
Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se
Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados)
Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados)
Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados) 3ª Bloquear opositores
Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados) 3ª Bloquear opositores 4ª Estimular (e proteger) apoiadores
Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados) 3ª Bloquear opositores 4ª Estimular (e proteger) apoiadores
Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados) 3ª Bloquear opositores 4ª Estimular (e proteger) apoiadores
Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados) 3ª Bloquear opositores 4ª Estimular (e proteger) apoiadores 5ª Ter espaço para negociar
Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados) 3ª Bloquear opositores 4ª Estimular (e proteger) apoiadores 5ª Ter espaço para negociar
Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados) 3ª Bloquear opositores 4ª Estimular (e proteger) apoiadores 5ª Ter espaço para negociar
Menções a reforma e previdência na Folha de S. Paulo
Seminário Internacional: A defesa de interesses pela sociedade civil OBRIGADO