Professora: Daniela Capra de Azeredo Turma A21 2°ano / 1°ciclo/2012

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: do conceito
Advertisements

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Centro Integrado Pacaembu
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Reunião de Pais 2012.
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
Portal do Professor SEED/MEC
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Fabiana Aparecida Franco Rodrigues Bolsista da Capes/ Observatório.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
Expressões idiomáticas Da Língua Inglesa.
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2010
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
Introdução Introdução Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos ReferênciasTarefaProcessoRecursosAvaliaçãoConclusãoCréditos Referências.
CURRICULO +.
Museu Memórias de Alfabetização
São otimistas, querem contagiar e buscam a integração de todos. Geração preocupada com status. Trabalham muito e o quanto for preciso. São pragmáticas,
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
Profa. Reane Franco Goulart
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
Filomena del Rio
Aprendizagens em Arte Coordenadora
A dispor de uma comunidade educacional. Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial (Av. ACM, 755 – Malhado.
Relatório de Proposta de Projeto
Novas Tecnologias no EJA,
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
 A) Título da produção digital: “Festejando os “50 anos da EMEI JP PATINHO FEIO” utilizando suportes tecnológicos de comunicação”  B) Nome completo da.
E então? Assustados com o tamanho do desafio? Todos sabemos que, na prática, as mudanças ainda vão consumir muito tempo até serem bem assimiladas. Até.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância Pólo Gravataí- Eixo V
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
ESCOLA MUNICIPAL ANÍZIO TEIXEIRA DA SILVA CURSISTAS:NEDINA EMBOAVA DE SOUZA, APARECIDA T. P. REGNER E MÁRCIA MONTEIRO MORAES ATIVIDADE 3.9-METADADOS DA.
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Daniela Barros Danielle Santos
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
União Educacional Minas Gerais Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Kaessa Ribeiro de Deus Elsa Guimarães de Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho.
ROTEIRO PEDAGÓGICO PARA USO DA CONEXÃO DO SABER
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Brincadeiras Indígenas
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Novo programa Língua Portuguesa
PITO: Objeto de aprendizagem para apoio à reflexão pedagógica do professor. Alexandre R. Araújo, Ana Angélica P. Fernandes, Vânia Ben Premaor, Aline Vicharra.
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Aventuras com Chapeuzinho Vermelho
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Abrir o Apetite Poético
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Professora: Daniela Capra de Azeredo Turma A21 2°ano / 1°ciclo/2012 Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Rodrigues NARRATIVAS DIGITAIS APOIANDO O PROCESSO DE LETRAMENTO DE ALUNOS DO SEGUNDO ANO. Professora: Daniela Capra de Azeredo Turma A21 2°ano / 1°ciclo/2012

Ana Carolina Querotti de Freitas 8 anos André Cardoso Lucca 8 anos Alunos: Ana Carolina Querotti de Freitas         8 anos André Cardoso Lucca                           8 anos Andriele da Rosa Garcia                     10 anos Francine Pinto Brandão                        8 anos João Davi Nunes Fontoura 8 anos Júlia pereira dos Santos 8 anos Juliene Camile da Silva Padilha 8 anos Kailaine de Almeida Ferreira 8 anos Leonardo Moraes Pinto 8 anos Thalita de Paula Brito 9 anos

Proposta pedagógica: Construção de narrativas digitais utilizando o site Storybird como intervenção pedagógica na alfabetização e letramento no segundo ano do ensino fundamental.

O que é Storybird?

As histórias criadas podem ser comentadas e compartilhadas por e-mail. O Storybird é um site, em inglês, para a criação de histórias   em forma de livro digital, usando  ilustrações já existentes no site.  As histórias criadas podem ser comentadas e compartilhadas por e-mail. O professor pode criar uma conta gratuita e adicionar seus alunos. Cada aluno cria um login e uma senha para entrar no site e construir suas histórias, podendo ainda editar e comentar as feitas pelos colegas.

Desenvolvimento da atividade: Após a criação da conta no site, a turma passou a trabalhar com a construção das histórias. Os próprios alunos passaram a localizar o site na internet e também utilizá-lo de forma autônoma, mesmo estando em outra língua. (inglês) A partir de então os alunos passaram a questionar a professora e outros colegas a respeito de particularidades da escrita, com dúvidas sobre a ortografia e estruturação de frases, pontuação e convenções da linguagem. A atividade ainda está em desenvolvimento e os demais alunos da turma também terão oportunidade de construir suas narrativas.

Resultados: Inicialmente as crianças escreviam histórias curtas com pouco desenvolvimento e encadeamento. Ao decorrer da atividade passaram a escrever histórias com bom enredo, apresentando narrador, personagens, tempo, espaço e uma maior preocupação com a linguagem e ortografia. Passaram também a escrever e ler mais e melhor. Além de expressarem prazer e envolvimento na atividade uma série de outras aprendizagens implícitas se apresentaram ao longo da mesma, entre elas colaboração, participação, elevação da auto-estima e respeito pela opinião do outro.

Conclusão: Acredito que as situações de construção de narrativas no ambiente digital, auxiliam no desenvolvimento das habilidades do uso da escrita, onde o educando apropria-se do escrever como busca de interlocução e de expressão pessoal, gerando aprendizagens  que devem ser proporcionadas na escola. (SOARES, M. B. Aprender a escrever, ensinar a escrever.)  As histórias são fonte para diversas aprendizagens que contribuem para a  construção do sujeito, sendo também excelentes recursos para conhecer a  linguagem com a qual se escreve. 

Referências: Imagens: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI17040-15135,00.html http://cantinhoencantado.blogs.sapo.pt/tag/gifs+dia+das+crian%C3%A7as http://style.greenvana.com/2012/cartilha-online-informa-sobre-a-sustentabilidade/ http://afantasticacasadaarvore.blogspot.com.br/ Citação: SOARES, M. B. Aprender a escrever, ensinar a escrever. Disponível em:  http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_28_p059-075_c.pdf acessado em: 27/10/2012 Site: http://storybird.com/