INESUL INESUL VIRTUAL FAEC SISTEMA EDUCACIONAL FIMAR FANESP FIRSUL CIE Araucária CIE Colombo INESUL INESUL VIRTUAL CIE Imperatriz/MA CIE Curitiba FAEC SISTEMA EDUCACIONAL FIMAR FANESP FIRSUL FIPAR CIE Londrina CIE São Luís CIE Bacabal/MA FIIMP
MISSÃO Formar agentes de transformação que se coloquem à disposição da comunidade interagindo, trabalhando com ela, mostrando-lhe dados e caminhos já tateados pelo conhecimento acadêmico, superando experiências acumuladas, assumindo desta forma a parcela de responsabilidade que lhe cabe, partindo para uma atuação transformadora e criadora, buscando uma sociedade em termos políticos: verdadeiramente aberta e em termos sociais, mais justa.
FINALIDADE Capacitar indivíduos para que tenham condições de disponibilizar durante seu desempenho profissional os atributos adquiridos na vida social, escolar, pessoal e laboral, preparando-os para lidar com a flexibilidade e rapidez na resolução de problemas.
Currículo por Competências e Habilidades
DISCUSSÃO / REFLEXÃO Qual o papel da escola dentro do novo modelo de sociedade desenhada neste final de século?
Temas: Conjuntura Mundial. Revolução Tecnológica. Mundo Moderno e o Ensino. Pilares da Educação para o Século XXI. Currículos Mínimos e Diretrizes Curriculares.
Pareceres do Conselho Nacional de Educação FUNDAMENTAÇÃO Pareceres do Conselho Nacional de Educação CNE / CES 776 / 97 CNE / CES 67 / 2003 CNE / CES 136 / 2003 CNE / CES 210 / 2004
FUNDAMENTAÇÃO Plano Nacional de Educação Lei nº 10.172/2001. Relatório para UNESCO sobre a Educação – Século XXI.
COMPREENSÃO DO NOVO PARADIGMA QUAIS SÃO AS MUDANÇAS QUE VERDADEIRAMENTE OCORRERAM?
PROFESSOR CENTRO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM X ASSUME O PAPEL DE FACILITADOR DO PROCESSO
PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DIREITO DE ENSINAR X DIREITO DE APRENDER
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM CARÁTER MAIS ENCICLOPÉDICO PRIVILEGIANDO A MEMÓRIA E A PADRONIZAÇÃO X DESAFIOS COGNITIVOS PROBLEMATIZAÇÕES CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO A SER APROPRIADO PELOS ALUNOS DEVERÁ SER MEDIADO PELO PROFESSOR.
LEMBRETE AS EXPERIÊNCIAS DOS PRÓPRIOS ALUNOS SÃO BASE PARA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CONHECIMENTO. SABER OUVÍ-LAS, PARA JUNTOS CRIAR OUTRAS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO, SEM REDUZIR A IDENTIDADE DOS ALUNOS À SUA PRÓPRIA IDENTIDADE, É UMA EXIGÊNCIA PARA O PROFESSOR.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR GRADE CURRICULAR - por disciplina MATRIZ CURRICULAR - Módulo Função Sub-função
GRADE CURRICULAR CÓD. DISICPLINA CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITOS 1º Semestre 43 Introdução à Economia 80 h 44 Microinformática 40 h 45 Matemática 46 Teoria Geral das Organizações 47 Comunicação Oral e Escrita 48 Metodologia da Pesquisa Total 400 h
CÓD. DISICPLINA CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITOS 2º Semestre A 49 Tecnologia da Informação 80 h 50 Processos de Gestão Integrados 40 h 51 Contabilidade Introdutória 120 h 52 Estatística 53 Instituições de Direito Total 400 h
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA Curso: Administração de Empresas Carga Horária Total – 2840 hr/a Carga Horária de Estágio – 420 hr/s MATRIZ CURRICULAR DE ADMINISTRAÇÃO MÓDULO FUNÇÃO CH SUB-FUNÇÃO Módulo I Profissão Administrador CH 100h Dimensão da Profissão 100 h Gerenciador de Informação Planejar,organizar, dirigir e controlar as atividades empresariais e do próprio trabalho
MÓDULO FUNÇÃO CH SUB-FUNÇÃO Módulo II Gestão de Serviços I CH 200h Planejamento organizacional na gestão de serviços I 200 h Planejamento do processo Operação do ciclo de pessoal Módulo III Gestão de Serviços II Planejamento organizacional na gestão de Serviços II Gestão do processo Controle e avaliação do processo
CONTEÚDOS – Era um fim em si mesmo EMENTA X CONHECIMENTOS – Ligados a sub-função INTERDISCIPLINARIDADE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS PLANO DE CURSO CURSO DISCIPLINA TURMA SEMESTRE Administração Teoria Geral da Organização 1º CARGA HORÁRIA PERÍODO DE REALIZAÇÃO Teoria Prática Total 74 6 80 OBJETIVO GERAL Fornecer ao acadêmico o primeiro... OBJETIVOS ESPECÍFICOS Possibilitar ao aluno a simulação da base conceitual
EMENTA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR Origens históricas das organizações e ações empreendedoras do passado... CONTEÚDO PROGRAMÁTICO História e Origens da Administração 1.1 Teoria da Administração Científica 1.2 Teoria Clássica da Administração 1.3 ... VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR Provas bimestrais com Consulta
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR MÓDULO II – Gestão de Serviços I FUNÇÃO: Planejamento Organizacional na Gestão de Serviços I SUB-FUNÇÃO: Operação do Ciclo de Pessoal – Carga Horária 100 hs COMPETÊNCIAS Conhecer as técnicas de gestão de pessoas; Reconhecer as técnicas para recrutamento e seleção de pessoas; Conhecer as técnicas de correspondência comercial; Conhecer os recursos do software Power Point.
HABILIDADES Gerenciar pessoas dentro de um perfil necessário para a empresa; Efetuar o recrutamento e seleção de pessoas; Redigir as principais correspondências de uma empresa; Interpretar textos com ênfase em Administração de Empresas.
ÁREAS DE CONHECIMENTO GESTÃO DE PESSOAS – Carga Horária 20 hs Recrutamento de Pessoal; Administração de Salário; Seleção de pessoal; Higiene e Segurança no Trabalho. Treinamento de Pessoal; LIDERANÇA – Carga Horária 20 hs Estilos de Liderança; Trabalho em Grupo; Competências e Habilidades de um Líder; Comportamento Grupal; Liderança x Gerenciar; Comportamento Intergrupal.
DIREITO TRABALHISTA – Carga Horária 30 hs Empregador; Remuneração e Salário; Terceirização; Duração do Trabalho; Sociedade Corporativa; Higiene e Segurança do Trabalho; Admissão, Recrutamento e Seleção; Término do Contrato de Trabalho. Contrato de Trabalho; PORTUGUÊS – Carga Horária 20 hs Técnicas de Redação; Principais tipos de Redação Comercial; Leitura e Interpretação. INFORMÁTICA – Carga Horária 20 hs Introdução ao Power Point;
MÓDULO FUNÇÃO SUB-FUNÇÃO CONHECIMENTO CONHECIMENTO CONHECIMENTO CONHECIMENTO
CONHECIMENTOS São entendidos como o que muitos denominam simplesmente de saberes (conteúdos). HABILIDADES São o saber fazer relacionado com a prática do trabalho transcendendo a mera ação motora.
COMPETÊNCIAS “ENTENDE-SE POR COMPETÊNCIA PROFISSIONAL A CAPACIDADE DE ARTICULAR, MOBILIZAR E COLOCAR EM AÇÃO VALORES, CONHECIMENTOS E HABILIDADES NECESSÁRIOS PARA O DESEMPENHO EFICIENTE E EFICAZ DE ATIVIDADES REQUERIDAS PELA NATUREZA DO TRABALHO”.
PERRENOUD sociólogo, antropólogo e professor da Universidade de Genebra na Suíça, referencia no assunto “A abordagem por competências junta-se às exigências da focalização sobre o aluno, da pedagogia diferenciada e dos métodos ativos”.
Convida os professores a: METODOLOGIA Convida os professores a: Considerar os conhecimentos como recursos a serem mobilizados Trabalhar regularmente por problemas Criar ou utilizar outros meios de ensino Negociar e conduzir projetos com seus alunos
Adotar um planejamento flexível e indicativo e improvisar Implementar e explicitar um novo contrato didático Praticar uma avaliação formadora em situação de trabalho Dirigir-se para uma menor compartimentação disciplinar
METODOLOGIA Deve Contemplar: Trabalho com os conhecimentos; Desenvolvimento das Habilidades do Pensamento: Observação; Compreensão; Classificação; Análise; Síntese; Avaliação.
CONHECIMENTO HABILIDADE COMPETÊNCIA Saber fazer Por que fazer Como fazer
ESTUDO DE CASOS O que é um caso? É uma estória real ou simulada que no seu bojo ilustra importantes aspectos de uma área de conhecimentos. O que é aprendizagem por estudo de casos? É a análise que se faz de um cenário ou uma situação onde o aluno faz um levantamento da informação relevante, reflete sobre os dados coletados a fim de expressar uma conclusão.
Quais as metas na análise de casos? Reforçar a compreensão dos principais conceitos, processos e idéias da disciplina. Desenvolver a habilidade do senso crítico. desenvolver a habilidade de análise, síntese e avaliação quando se discute um caso. No Estudo de Caso não temos a intervenção do aluno para resolver situações.
DESENVOLVER COMPETÊNCIAS PROPOSTA METODOLÓGICA CENTRAL RESOLUÇÃO PROBLEMA
SITUAÇÃO PROBLEMA O que é uma situação problema? É uma ocorrência que necessita de uma proposta para ser solucionada, pois está afetando ou impedindo um bom desempenho. O que é aprendizagem por situação problema? O aluno observa, analisa, vai em busca de novos conhecimentos e formula a proposta de solução.