Semana de Capacitação 05/02 a 09/02/2007

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Fundação Roberto Marinho
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Avaliação como Mecanismo de Accountability
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Organização Jornada Pedagógica de 17/04/2013 2º encontro
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
“Feliz aquele que transfere o
PLANEJAMENTO 01/02/2012 SEMANA PEDAGÓGICA 02,03, 06 e 07/02/2012
Programa aluno pesquisador
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO – NRE FOZ DO IGUAÇU
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Educação Ambiental - GPEEA
Encontro de Capacitação de Professores 13/04/2007
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
PÓLOS Pernambuco Bahia Oceano Atlântico Sergipe Rio São Francisco
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
Rotina na Alfabetização:
Painel:  A construção dos Laboratórios de Aprendizagem nas escolas do PIBID/Unisc: organização, reflexões e práticas Professoras supervisoras: Lenir Maria.
Programa Ler e Escrever
Todo dia é dia de educação!
SUPLEMENTO MANUAL PROGESTÃO
Planejamento PNAIC 2014.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CIÊNCIAS: APRENDIZAGEM E DIVERSÃO SEMANA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO- SÃO PAULO 05 A 08\02\2007.
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Biblioteca + Livro Didático + TV Escola + Sala de Informática = CEMTE.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
PAUTA 8h e 30min Chefe do NRE: Professor Adão Aristeu
Planejamento da Rotina Semanal
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Portfólio Digital Nome: Bianca Maria de Lima
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Como elaborar um plano de aula
AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA OS INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO SERÃO: 1)Freqüência, assiduidade e participação nas atividades discentes. 2)Relatório.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Diretrizes para a formação continuada dos professores nas escolas Sugestões Fernanda Maria Pereira Freire 26 de abril de 2012.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
Formação continuada ANO 2015
Transcrição da apresentação:

Semana de Capacitação 05/02 a 09/02/2007

05/02 - SEGUNDA Neste dia estiveram presentes professores, representantes dos municípios, gerentes do Banco Bradesco, o Prefeito do Município de Registro e demais envolvidos no Projeto.

Os participantes e convidados foram recepcionados com um café da manhã.

A abertura do evento foi realizada pela Professora Cristina Telles, Gerente do Departamento de Educação Básica da Fundação Bradesco, que esclareceu questões sobre a parceria entre o Banco Bradesco, Fundação Bradesco e os Municípios do Vale do Ribeira no Projeto Educa+Ação. Neste momento, foram apresentados os vídeos institucionais do Banco Bradesco e Fundação Bradesco.

Após a abertura, a professora Silvia Regina Juhas expôs aos presentes o cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante o encontro, além de apresentar os demais profissionais envolvidos no Projeto.

A Dinâmica de Apresentação dos professores foi conduzida pela professora Sara, que propôs aos participantes que dançassem um “forró” para se conhecerem melhor.

No período da tarde os professores iniciaram as atividades com uma dinâmica refletindo sobre o primeiro período do dia, também conduzida pela Profª. Sara.

Na seqüência, a professora Silvia abordou o tema: Construção do Sistema da Escrita. Houve participação dos professores durante a explanação, assim como a socialização de experiências. Terminada a palestra, os professores organizaram-se em grupos, observaram os livros e as Orientações Didáticas e correlacionaram a teoria e a prática numa roda de discussões, com a mediação de toda a equipe.

As atividades foram encerradas com uma síntese do dia e avaliação oral.

06/02 - TERÇA As atividades do dia iniciaram-se com a retomada de questões sobre a produção do instrumento de sondagem, critérios na elaboração da avaliação e a definição do período de aplicação.

Na seqüência os professores participaram da palestra organizada pela professora Silvia sobre a Leitura e Produção de Textos.

A participação dos grupos na oficina de Produção de Textos foi mediada pelas professoras da equipe e resultou em decalques, que foram apresentados a todos os participantes.

No início da tarde, como dinâmica de aquecimento, a atividade conduzida pela Profª. Ivani consistia em um jogo no qual foram abordadas as apreensões e ansiedades com relação ao novo momento.

Os estudos dessa tarde referiam-se ao componente curricular de Matemática : Construção da Notação Numérica pela Criança. Depois os professores participaram de uma oficina mediada pelas professoras da equipe, colocando em prática o uso do Material Cuisenaire.

07/02 - QUARTA As atividades começaram com a retomada dos estudos realizados no dia anterior. A professora Silvia discutiu com os participantes sobre o uso dos materiais que farão parte do kit a ser recebido pelas escolas.

Em seguida os professores participaram da palestra Calcular é Muito Fácil! As Idéias das Quatro Operações. Terminado o estudo, os professores recorreram ao livro de Matemática do 1º Ano e identificaram nele atividades dentro dos quatro eixos abordados no material.

A dinâmica inicial do período da tarde, dirigida pela professora Silvana,tinha como proposta a resolução de operações, visando a agilidade do cálculo mental.

Em seguida os participantes refletiram acerca das experiências com o componente curricular de Ciências e discutiram sobre a proposta sugerida pela Fundação Bradesco.

Os professores encerraram o dia avaliando o encontro oralmente.

08/02 - QUINTA A dinâmica inicial foi conduzida pela Professora Maria Tereza Alonso, que também participou das leituras e discussões realizadas durante todo o dia.

Os assuntos discutidos nessa ocasião referiam-se aos componentes curriculares de História e Geografia, utilizando como recursos apresentação multimídia e filme com depoimentos das professoras da Unidade da Fundação Bradesco – Osasco. Além disso, foram abordadas também algumas orientações gerais para o Projeto.

A Professora Silvana orientou os professores quanto ao uso e conservação dos livros que serão entregues aos alunos. A professora Ivani abordou a utilização e conservação da Biblioteca de Classe e a professora Sara retomou questões acerca da aplicação das sondagens.Terminadas as orientações os participantes da semana construíram coletivamente uma carta de intenções.

Após o intervalo a professora Silvia coordenou uma dinâmica, na qual foram valorizadas as características individuais dos participantes e sua importância no Projeto.

Os professores fizeram uma avaliação escrita do encontro e os coordenadores se despediram enfocando a importância da parceria ali firmada .

A Professora Maria Tereza Alonso encerrou a Semana de Capacitação e agradeceu a todos pela participação em nome do Banco Bradesco e da Fundação Bradesco