Planejamento Estratégico da BU Ou estamos no negócio de Transportes? Estamos no negócio de automóveis?
Planejamento Estratégico da BU Exemplos de empresas que migraram da orientação de produto para a de mercado Fornecemos controle climático residencial Fabricamos aparelhos de ar-condicionado e aquecedores Carrier Distribuímos informação Vendemos enciclopédias Encyclopaedia Britannica Promovemos entretenimento Fazemos filmes Columbia Pictures Fornecemos energia Vendemos gasolina Shell Ajudamos a aumentar a produtividade dos escritórios Fabricamos copiadoras Xerox Transportamos pessoas e mercadorias Operamos uma ferrovia Missouri-Pacific Railroad Definição por mercado Definição por produto Empresa
SWOT Forças (Strengths) Oportunidades (Opportunities) Fraquezas Internos Externos Forças (Strengths) Oportunidades (Opportunities) Fraquezas (Weaknesses) Ameaças (Threats) Favoráveis Desfavoráveis
Estratégia de Marketing A essência do Marketing Estratégico é: Segmentar, selecionar o o alvo (targeting) e posicionar Fornecer valor Comunicar o valor
Estratégia de Marketing “A bruxaria em marketing pode ser resumida em uma frase: fazer acontecer o que foi planejado. As empresas às vezes ficam fascinadas pela elaboração dos seus planos estratégicos e negligenciam a parte mais importante que é fazê-los acontecer.” Julio Ribeiro
Estratégia de Marketing Segmentando o mercado Orientando a estratégia Definindo Produto Preço Praça (distribuição) Promoção (comunicação) O Plano de Marketing
Segmentação Mercados são muitas vezes Amplos Difíceis de entrar Têm concorrentes Contam com desejos e necessidades distintas de consumidores Identificar as partes (ou segmentos) do mercado que se pode atender é item de sobrevivência
Segmentando o Mercado
Segmentando o Mercado
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