Colégio Objetivo/Osasco

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
Advertisements

ELABORAÇÃO DE PROJETOS
FOLCLORE Tema: Folclore Área de conhecimento: Artes
Ciências/2012- Colégio Marista Alessandra Dias Costa e Silva
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Esp. Mick Lennon Machado
“Feliz aquele que transfere o
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
ENSINO MÉDIO POR BLOCOS DE DISCIPLINAS SEMESTRAIS
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
Dias sem SOMBRA Versão: Jorge Hönel Apresentação Diego P. de A. Gonçalves.
RESPONSABILIDADE NO DIA A DIA
Orientação para a vida Alian Silva Couto Objetivos Buscar o aperfeiçoamento elaborando planos, determinando com clareza o caminho a seguir a fim de chegar.
Classificação periódica dos elementos
PROFESSORA: VERBENA SANTOS ARAÚJO SÉRIE: 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Advogado Nobel Vita
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Conveniada curso Positivo
Webquest: História Professora: Fernanda
WebQuest Início e Formação do Universo !
Carga horária - Lei 87/ Estatuto
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
JARAGUA PEAK TOUR GUIDE WEBQUEST 6ºANO 2ºBIMESTRE 2009
PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO III TRIMESTRE
Jogos Olímpicos EDUCAÇÃO FÍSICA Módulo – Jogos Olímpicos
Lixo do Planeta Introdução Tarefas Processo Avaliação
Resultados do IDESP DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA.
DOCUMENTOS OFICIAIS DA ESCOLA
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE SANTO ANDRÉ
Encaminhamentos do Processo e de Avaliação da Aprendizagem Carlos Alberto Dallabona, Dóris Roncarelli José Wilson da Costa.
Trabalho: Plano de Aula Professora: Kuniko I
Projeto Teia do Saber Plano de aula
Todo dia é dia de educação!
Educação de Jovens e Adultos - EJA
DOENÇAS - VIROSES VÍRUS BACTÉRIAS PREVENÇÕES.
A Ciência no cotidiano Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 9º ano. Disciplina : Ciências.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Tema: Passeio pedagógico Valdir e Sandra
Componente Curricular
Componente Curricular
São as LINHAS HORIZONTAIS da tabela periódica
Exercícios Prof. Alan Ibiapina.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
As substâncias puras podem ser classificadas em: SIMPLES e COMPOSTA
2ª MOSTRA CIENTÍFICA 25/10/2013 E.F. II 6º Anos até aos 9º Anos 2013
WEBQUEST Fernanda Eliza L
“THE BIG BROTHER” “1984” George Orwell.
Educação ambiental no município de Bonito-MS:
REVISÃO AVALIAÇÃO MENSAL
ENTENDENDO A ESTRELA DE OSWALD
WebQuest Bichos Nojentos – Guia dos Curiosos
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
Física Básica Exercícios
Webquest da disciplina de Artes 9º ano – 2º Bimestre/2009 Profª Adriana Gomes O fotógrafo REFERÊNCIA.
Projeto Ponte de Macarrão
Iº Competição de Aviões CAB NONO ANO 2014 PROFESSORES: ALEX E JULIANA.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Professora Lucinda Gonçalves Fernandes Ensino Fundamental \\ e Médio
Utilização do Baralho Atômico dos Elementos
ENSINO MÉDIO ENSINO MÉDIO o objetivo principal é preparar o aluno para o vestibular/Enem sem a necessidade de cursinho ou aulas particulares extras.
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba Universidade Metodista de Piracicaba Piracicaba 14 de maio de 2015.
PADRONIZAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES
2.2 - NVE – Núcleo de Vida Escolar
Transcrição da apresentação:

Colégio Objetivo/Osasco Elementos da Tabela Periódica Professor Valdir

Introdução Conhecimento para a vida é a palavra correta, quando se trata do tema elementos químicos. A conscientização é fundamental para refletir a respeito de algumas questões como : o conhecimento de como são formadas diversas matérias do cotidiano; quem descobriu e em que estado físico encontram-se; como são aproveitadas; onde se encontram; conhecer suas particularidades como massa, número atômico e como são classificadas na tabela periódica.

Tarefa Os alunos deverão produzir painéis com o nome do elemento químico, massa e número atômico correspondentes. Além de colocar uma ilustração com a aplicação da matéria (formada pelo elemento) no cotidiano, algumas informações adicionais serão levadas em consideração como: características, cor, origem, quem descobriu, onde e quando. Portanto, o trabalho é desafiador e importante para o nosso conhecimento no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. Bom trabalho a todos !!

Ilustração da utilização do elemento LAYOUT DO TRABALHO Nome do Elemento Característica: (Metal, não-metal ou gás nobre) Cor: Origem: Usos: Quem descobriu: Onde/Quando: X A(massa) Z(Número atômico) Ilustração da utilização do elemento Nome da escola Nome do projeto: Tabela Periódica Tema: “Descobrindo os elementos químicos” Aluno: nº: série: Profº./Disciplina Bimestre/ano

Processo Nº 01 → elementos de números atômicos 1, 2 e 3 O trabalho será feito em grupos de três alunos. Cada componente do grupo terá a incumbência de trabalhar com quatro elementos químicos, ou seja, cada grupo terá que apresentar 16 painéis de elementos químicos diferentes. Os elementos químicos serão escolhidos conforme o número de chamada dos alunos. Exemplo: Nº 01 → elementos de números atômicos 1, 2 e 3 Nº 02 → elementos de números atômicos 3, 4 e 5 Os painéis terão que ser apresentados com as seguintes características: Bordas pretas - Metais Bordas vermelhas - Não-metais Bordas verdes - Gases nobres Impressos em sulfite A3

Aℓ Exemplo ilustrativo Alumínio 27 13 Característica: Metal suave e sólido. Cor: Branco prateado. Origem: Usos: Quem descobriu: Onde/Quando: Aℓ 27 13 Nome da escola Nome do projeto: Tabela Periódica Tema: “Descobrindo os elementos químicos” Aluno: nº: série: Profº./Disciplina Bimestre/ano

Avaliação Os alunos serão avaliados com os seguintes itens: 1 - Pontualidade na entrega dos trabalhos →1,0 ponto 2 – Conteúdo do trabalho → 4,0 pontos 3 - Cumprimento das regras para confecção do trabalho → 1,0 ponto 4 – Organização das informações no painel → 1,0 ponto 5 - Apresentação do trabalho → 3,0 pontos O trabalho final deverá ser entregue dia : 07/04/09 (ALUNOS 9ºA) 08/04/09 (ALUNOS 9ºB)

Conclusão Os alunos do 9º ano terão o primeiro contato com os elementos químicos e suas utilizações. É importante saber como são classificados e como são distribuídos na tabela periódica. Portanto, o trabalho é importante tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio.

Créditos www.cdcc.sc.usp.br/quimica www.zootropole.com.br www.bussolaescolar.com.br www.escolanet.com.br