Cultura e Interação Social Antônio Floriano Pesaro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPRIEDADE INTELECTUAL 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Sessão IV: Instrumentos, Gestão e Regulação Centro de Convenções do Complexo.
Advertisements

A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016.
Recursos Humanos para os NIT’s: Estrutura e Perfil da Equipe Proposta preliminar para discussão no FOPROP Cargo / Qualificação / Atribuições Analista de.
II Simpósio de Planejamento Institucional “Gestão Estratégica Alinhada ao PDI” Junho 2016 Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento O PPA como Instrumento.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
+50 Reunião de Diretoria Colegiada 20/jan/2016. Foco MP Ajuste Fiscal Retomada do crescimento Modernização do Estado.
Prefeitura Municipal de Sete Lagoas Secretaria Municipal de Sete Lagoas Dilma Luiza Jorge Schwenck Secretária Municipal de Assistência Social.
Agenda Regulatória ª Reunião da Câmara de Saúde Suplementar André Longo Araújo de Melo Diretor de Gestão ANS Rio de Janeiro, 16 de outubro.
2016 Está prevista na Lei nº , de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Experiência do Assentamento Rural “Novo Pingos”, em Assú/RN Apresentador: Fernando de Sá Leitão.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Eixo: Desenvolvimento Territorial: Atuação Integrada e Convergente Pacto Novo.
Análise Trimestral parcial dos Serviços de Acolhimento.
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
78ª 3ª Eleita melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil e Ranking
Apoio em M&A aos Projetos FIDA:
Atuação da ANATER Assistência técnica ao produtor rural em todas as etapas da produção. Atuação integrada com a Embrapa para a transferência de tecnologia.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Intervenções Estruturais no Centro Metropolitano
Centro Educacional Unificado
Seminário Nacional de Saneamento Sustentável
COMPETITIVIDADE SISTÊMICA E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS
Diagnóstico da Cidade de São Paulo e Estratégia
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
SIMEC Visão Geral Cristiano Cabral Sistema Integrado de Monitoramento
Melhoria da Qualidade do Pré-natal e Puerpério na ESF São Gregório, Dom Pedrito - RS Andréia Jorge Bohn Orientadora: Louriele Soares Wachs Co-orientator:
O Observatório da Despesa Pública é uma unidade de produção de informações estratégicas e monitoramento dos gastos públicos Identificar riscos de fraude,
Participação como estratégia de governança democrática
Seminário Internacional Educação, Pobreza e Desenvolvimento
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL SUSTENTÁVEL
Alana Maria Vasconcelos Parente
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Enfrentamento à pobreza e desigualdade social
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Melhoria da Atenção à Saúde dos Idosos na UBS N-56, MANAUS/AM
Enfrentamento à Pobreza e Desigualdade Social
Unidade Básica de Saúde Cordeiro de Farias
Gestão Social: Mobilizações e Conexões.
Apresentação de Resultados Alcançados /2009
Yaneisy Guerra González
A ATENÇÃO BÁSICA EM PORTO ALEGRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE É um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo; Assistência integral e gratuita aos.
Valores e atitudes para a vida através do esporte
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
ATENÇÃO PRIMÁRIA Contratos de Gestão SMS-RIO.
Políticas Públicas, participação social e cidadania
EXPERIÊNCIA DE GOVERNANÇA DIGITAL: MEDIAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM POLÍTICAS PÚBLICAS INTERSETORIAIS. Autores Samuel Bräuer.
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
em Educação em Direitos Humanos
Secretaria Municipal de Saúde Maria Dalva Amim dos Santos
BANCO DE PREÇOS EM SAÚDE – BPS 12ª Reunião CT/BPS
Maria Zilvaneide de Paula Lima
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Projeto de Desenvolvimento Sócio-Comunitário
DA LOGICA DO COMBATE Á CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO CONHECIMENTO: da fragmentação da realidade e da miopia técnica às tecnologias e saberes contextualizados.
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
CRITÉRIOS NORTEADORES PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANO
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
Santa Catarina – Censo IBGE 2010
VIII Fórum Institucional de Ensino
Articulação no território da Vigilância em Saúde e Atenção Básica para ações do Academia da Saúde Luciana Sardinha Coordenação-Geral de Vigilância de.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME
Planejamento Estratégico e ações de Marketing.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Transcrição da apresentação:

Cultura e Interação Social Antônio Floriano Pesaro Educação Cultura e Interação Social Antônio Floriano Pesaro 2006

Parâmetros que orientam a Ação Social Pública: Democratização / Participação / Direitos de Cidadania Constituição Federal de 1988 Relações Descentralizadas Reconhecimento da ausência de serviços Multisetorialidade e Interdisciplinaridade Lógica do direito à cidadania e equidade na oferta dos serviços Ações integradas Controle Social

Gestão de Políticas Públicas Diagnósticos “ pautados em potencialidades” e não carências Desenvolvimento Local Sustentável no Microterritório Metodologias Focalizadas Apostas e Inovações Sociais Parcerias Monitoramento e Avaliação ATENDIMENTO INTEGRAL INTEGRAÇÃO ENTRE AS POLÍTICAS

L O V V I N M E E PARCERIA S N PARCERIA E T D O S O U D S A T T E N PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA E ESPECIAL M SÓCIO ECONÔMICO AMBIENTAL E E PARCERIA PÚBLICA S N PARCERIA PRIVADA SAÚDE E EDUCAÇÃO AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO E T CIDADÃO D O PROGRAMAS TRANSFERÊNCIA DE RENDA CAPACITAÇÃO DE ENTIDADES REDE SOCIAL SÃO PAULO S CAPACITAÇÃO FAMILIAS O O JOVEM E A LEI DO APRENDIZ U D S A T T E N

Metodologias Integradas entre as diferentes Políticas: - Articulação de experiências e conhecimentos acumulados no microterritório Definição de Público Alvo de acordo com índices de vulnerabilidade social – “priorização dos mais pobres com menor renda nos diferentes territórios” Atendimento integral à Família Prioridade no acesso aos diferentes serviços e políticas públicas governamentais e não governamentais Continuidade nas ações já desenvolvidas

Mediadores do Plano de Ação da Política Social Indicadores Sociais Mediadores do Plano de Ação da Política Social Sinalizam processos e resultados Orientam a coleta de informações e a construção de instrumentais Orientam o desempenho das políticas sociais Governança Pública Inclusão Social Pertencimento Social

resultados da intervenção. Sistemas de Monitoramento e Não há avaliação sem monitoramento Acompanha o processo de implementação e execução de um projeto, por meio do registro sistemático de informações relevantes e precisas dos resultados da intervenção. Instrumentos: Sistemas de Monitoramento e Cadastro - integrados

É instrumento de gestão Avaliação É instrumento de gestão Estratégia de aprendizado coletivo Produz conhecimento sobre a ação Instrumento de controle social Monitoramento Indicadores sociais Avaliação Qualitativa Avaliação Quantitativa

Ciclo Avaliativo da Política Social M E T A S S O C I A I S I N D I C A D O R E S S O C I A I S Avaliação de processo M o n i t o r a m e n t o d a s a ç õ e s Avaliação ex-ante Avaliação de resultados Avaliação de impacto Avaliação de marco zero / Linha de base

Sincronismo / Sinergia P O L Í T I C A S S O C I A I S Metas Sociais Indicadores Sociais Redes / Parcerias / Sincronismo / Sinergia EFETIVIDADE

SECRETARIO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FLORIANO PESARO SECRETARIO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL floriano@prefeitura.sp.gov.br