CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO BULAS DE MEDICAMENTOS
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Plano Básico de Comunicação Interna
LINGUAGEM E ÉTICA NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Fabíola de Oliveira Universidade do Vale do Paraíba – Univap Associação Brasileira de Jornalismo Científico.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
PLANO DE GESTÃO.
Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Plano de Comunicação e Marketing
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
PROGRAMA PARANÁ DIGITAL Educação Básica e Inclusão Digital no Estado do Paraná
Apresentação das propostas
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Etapas da construção do PDI IFTO
Marketing político: comunicação governamental Jul2011.
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Fabiano André Vergani
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Comunicação e Marketing
Mais moderno, dinâmico e interativo
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Plano Básico de Comunicação para CVTs e telecentros Coordenação: Cristina Assis Implantação: Paulo Bicalho Joseane Silva.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
COMUNICAÇÃO estrutura – funções - projetos
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SINAES GRUPO 1 Relator: Gabriel Oliveira.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
... tem por objetivo auxiliar no processo de sustentação, puplicização e defesa de posicionamento do conjunto CFESS/CRESS com a categoria e com a sociedade.
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Sistema de Mapeamento de Competências
Promovendo Soluções Sociais
Plano de Comunicação.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
SIGEC – SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE EVENTOS E CURSO
RESULTADOS CURSO DE GESTÃO PÚBLICA (EAD) Curitiba, outubro de Avaliação Institucional.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
Parâmetros Curriculares – Língua Portuguesa, Matemática e EJA
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Política Educacional Brasileira
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
Processo de construção com a participação da Comunidade CPII PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 COLÉGIO PEDRO II.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Transcrição da apresentação:

CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade A Comunicação Integrada na UFPA e a importância da Divulgação Científica Assessoria de Comunicação Institucional Abril de 2008 Comissão DECOM

CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E INTEGRADA A comunicação integrada é aquela em que as diversas áreas comunicacionais atuam de forma sinérgica. Ela pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna, da comunicação administrativa, e no caso da universidade, a comunicação pública da ciência. Comissão DECOM

A importância da comunicação integrada reside principalmente no fato de ela permitir que se estabeleça uma política global, em função de uma coerência maior entre os diversos programas comunicacionais, de uma linguagem comum de todos os setores e de um comportamento organizacional homogêneo, além de se evitarem sobreposições de tarefas.

Comunicação Estratégica e Integrada Missão: facilitar os processos interativos e as mediações da universidade com os seus diferentes públicos, a opinião pública e a sociedade em geral. Objetivo geral: estabelecer canais efetivos de ligação com os segmentos a ela vinculados e, principalmente, a abertura das fontes com vistas à efetiva socialização do conhecimento científico, tecnológico e cultural gerado pela universidade.

Diagnóstico: Verifica-se que o modelo de comunicação em vigor na instituição não está organizado horizontalmente, em rede, conseqüentemente, as ações comunicacionais desenvolvidas giram em torno de tarefas e não de processos, o que resulta numa comunicação parcial, fragmentada e, portanto, restrita.

Comunicação na UFPA Cenário atual: Assessoria de Comunicação Origem: Início da década de 70, com a criação do Serviço de Rádio e TV Universitária, nunca efetivado. Atividades desenvolvidas: Produção mensal do Jornal Beira do Rio; Realização de matérias sobre a produção científica da instituição para a página “Ciência em Ação”, publicada semanalmente no jornal Diário do Pará;

Comunicação na UFPA Cenário atual: Assessoria de Comunicação 7 Comunicação na UFPA Cenário atual: Assessoria de Comunicação Atividades desenvolvidas: Produção de material de divulgação da universidade para o boletim eletrônico da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições de Ensino Superior (Andifes).

Cenário atual: Assessoria de Comunicação 8 Cenário atual: Assessoria de Comunicação Atividades desenvolvidas: Atualização diária do Portal da UFPA no qual são divulgadas notícias e a programação de eventos da instituição; Coordenação do Serviço de Divulgação (Acontece e Divulga), instrumento de comunicação interna, atendendo demandas de todos os segmentos da comunidade universitária;

Cenário atual: Assessoria de Comunicação 9 Cenário atual: Assessoria de Comunicação Atividades desenvolvidas: Apoio à construção e atualização dos sites dos Institutos de Ensino; Atendimento à imprensa, local e nacional, atualmente já de forma ativa; Coordenação das ações de divulgação do Processo Seletivo Seriado (PSS).

Etapas do processo de construção de um Plano de Comunicação Integrada 10 Etapas do processo de construção de um Plano de Comunicação Integrada Criar mecanismos para sensibilizar a comunidade acadêmica, em todos os níveis, quanto à necessidade de perceber a comunicação como fator estratégico à instituição; Incentivar a contratação de bolsistas/servidores de comunicação nas unidades para trabalharem na alimentação/atualização dos sites.

Núcleo de Assessoria de Imprensa 11 Estruturação da Assessoria de Comunicação Institucional (ASCOM), com a seguinte configuração inicial: Coordenação Geral Secretaria Executiva Núcleo de Assessoria de Imprensa Núcleo de Comunicação On-Line (portal e sites) Núcleo de Divulgação Científica (Beira do Rio) Núcleo de Comunicação Interna (Acontece e Divulga)

12 O “Novo” Portal UFPA ESTRATÉGIAS Ser a porta de entrada da UFPA na internet, oferecendo uma visão global da universidade, com posterior encaminhamento para os inúmeros sites satélites (sites de unidades de ensino, pesquisa e extensão e ainda sites pessoais de docentes etc). Hoje, o encaminhamento ainda é indireto (p.ex: uso de siglas no Menu dos sites) e torna o caminho de acesso longo e incerto. Facilitar o acesso do público à informação desejada é fundamental.

13 O “Novo” Portal UFPA ESTRATÉGIAS Ser um veiculo de disseminação de eventos e notícias sobre atividades, produtos e serviços da UFPA, de forma integrada, sem sobreposição de tarefas e duplicidade de informação; Utilizar o próprio portal também como uma ferramenta de trabalho a mais para a comunidade interna, como por exemplo, garantir acesso de alunos à material didático depositado em páginas de docentes;

14 O “Novo” Portal UFPA ESTRATÉGIAS Oferecer, ao público estrangeiro, um site com informações básicas essenciais em termos de conteúdo e navegabilidade nos idiomas inglês e espanhol; Proporcionar acesso e navegabilidade também a usuários portadores de deficiências.

OUTRAS AÇÕES SIMULTÂNEAS 15 OUTRAS AÇÕES SIMULTÂNEAS Criação de um Guia de Pesquisadores para imprensa no menu do Portal da UFPA; Atualização das informações da página principal do Portal; Ação propositiva em relação à imprensa; Organização e atualização do mailing;

OUTRAS AÇÕES SIMULTÂNEAS 16 OUTRAS AÇÕES SIMULTÂNEAS Organização do banco de imagens da UFPA; Criação e alimentação do site dos 50 Anos da UFPA que ficará disponível para consulta; Cobertura dos eventos relacionados aos 50 Anos da UFPA; Planejamento de um Centro de Informações e lojinha da UFPA;

OUTRAS AÇÕES SIMULTÂNEAS 17 OUTRAS AÇÕES SIMULTÂNEAS Criação da página da Assessoria de Comunicação (ASCOM) com ampliação do espaço para notícias e eventos da UFPA; Elaboração de proposta sobre uma IDENTIDADE VISUAL que agregue os sites da instituição.

18 IDENTIDADE VISUAL

OBRIGADA!!! Contatos: ASCOM/UFPA Tels.(91) 3201-7463/7577 22 OBRIGADA!!! Contatos: ASCOM/UFPA Tels.(91) 3201-7463/7577 E-mail: imprensa@ufpa.br