Tecnologia da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Alex Sandro Souza de Oliveira
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Curso de Administração
Comércio Eletrônico e Internet
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Teorias de Sistemas de Informação
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Administração de Sistemas de Informação
WEB 2.0 Ellen Spíndola / Francisco Brasil UNIEURO - 5° Semestre
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Semana de Informática 2011 – IFAM Parintins
Início para av2 Resumo=av1
Professora: Sandra Mara Tenchena
ABC OFFICE SHOP O auxílio da Tecnologia da Informação e Comunicação em relação ao fluxo da cadeia de suprimento na empresa ABC Office Shop J04, 19Y Ana.
Categorias do E-Business
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Administração de e-Business
Aula 7 – A Internet e a nova estrutura de TI
Gildo de Almeida Leonel
Organização Industrial
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
O USO DA TECNOLOGIA NO TRABALHO
Mecanismos de Mercado no Comércio Eletrônico
ABC OFFICE SHOP J04, 19Y Ana Luiza Rodrigues Luma Batista
Trabalho realizado por
Business to Business – B2B
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico E-business.
B2B: Comércio eletrônico
E-commerce Pedro Vasconcelos e Oraci Pinheiro Jr..
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
OBJETIVOS DE ESTUDO Demonstrar como os sistemas integrados ajudam a conquistar a excelência operacional ao integrar e coordenar diversas funções e processos.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Gestão da Tecnologia da Informação
Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Princípios de Sistemas de Informação
Primeiro Técnico Navegadores.
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Sistemas de Informação
E-COMMERCE COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Conceitos Sistemas de Informação Prof. Marcelo Siedler
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
Aplicações de redes em sistemas de informação
Definição de marketing para o século XXI
Princípios de Sistemas de Informação
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
E-commerce e E-business
Colégio Agrícola “José Bonifácio” Redes – Classificação de redes de computadores Prof. Carlos Eduardo Caraski.
Administração Eletrônica de Negócios ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS Apresentação 1 NEGÓCIOS NO AMBIENTE DIGITAL Capítulos 2 e 6 LIMEIRA,Tania.
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA WEB
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
Compra coletiva via internet
Objetivos do Capítulo Identificar as principais categorias e tendências das aplicações de e-commerce. Identificar os processos essenciais de um sistema.
O que é Web 2.0?. Web 2.0 Há alguns anos, os sites eram disponíveis como livros: as pessoas acessavam, liam e viam o que era de seu interesse; Hoje os.
9- COMÉRCIO ELETRÔNICO 9.1- Comércio eletrônico Conceitos relacionados e-procurement: compra de suprimentos na internet, utilizando seus recursos.
Introdução ao Comércio Eletrônico.
Administração de Empresas Gestão de Negócios Virtuais Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 10 Gestão de Negócios Virtuais Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 10.
E-COMMERCE X E-BUSINESS Prof Franklin da Costa. E-COMMERCE X E-BUSNESS.
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Transcrição da apresentação:

Tecnologia da Informação Gildo de Almeida Leonel

Internet x Intranet x Extranet

Internet É o maior conglomerado de redes de comunicações em escala mundial e dispõe de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/ IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Tornou-se o sistema de comunicação público mais abrangente. É o maior exemplo de redes interconectadas e computação cliente/servidor no mundo, conectando centenas de milhares de redes individuais em todo o planeta. Com a internet se pode transmitir texto, fotos, vídeos, fazer ligações por voz ou vídeo com pessoas do outro lado do mundo instantaneamente.

Internet É o maior conglomerado de redes de comunicações em escala mundial e dispõe de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/ IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Tornou-se o sistema de comunicação público mais abrangente. É o maior exemplo de redes interconectadas e computação cliente/servidor no mundo, conectando centenas de milhares de redes individuais em todo o planeta. Com a internet se pode transmitir texto, fotos, vídeos, fazer ligações por voz ou vídeo com pessoas do outro lado do mundo instantaneamente.

Intranets: São simplesmente sites internos da empresa acessados somente por empregados. O termo intranet é utilizado para referir-se ao fato de que se trata de uma rede interna, diferente da internet, que é uma rede entre empresas e outras redes. Intranets usam uma área de acesso privado no portal da organização, ou seja, uso da tecnologia da Internet (interfaces similares àquelas desenvolvidas para as homepages) em seu espaço privado, sem estar necessariamente ligada à Internet. Compartilhamento de informações restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa.

Extranet: Uma extranet seria a transposição através da Internet de dados e funções administrativas para os funcionários de uma empresa. Isso seria efetuado de maneira restrita e controlada, evitando o acesso irrestrito e indevido. Em uma extranet, as informações e funções disponíveis na intranet seriam dispostas na Internet, possibilitando o acesso mesmo por aqueles funcionários localizados em outras regiões

Negócios pela internet: E-commerce e E-Business

E-Business: O conceito de negócios eletrônicos, ou e-business, refere-se ao uso de tecnologia digital para executar os principais processos de negócios em uma empresa. O e-business inclui atividades para a gestão interna da empresa e para sua coordenação com fornecedores e outros parceiros de negócios. Inclui também o comércio eletrônico, ou e-commerce.

E-commerce E-commerce é a parte do e-business que lida com a compra e venda de mercadorias e serviços pela internet. Tal conceito abrange atividades que apoiam essas transações, tais como propaganda, marketing, suporte ao cliente, segurança, entrega e pagamento.

Benefícios às empresas Organizações mais eficientes e flexíveis em suas operações internas. Aproximação com seus fornecedores e maior agilidade para atender às necessidades e às expectativas dos clientes, em caráter externo. Inserção instantânea no mercado: de empresas, produtos e serviços. Mais horas de operação: 24 por dia; 7 dias por semana; 365 dias ao ano. Maior mercado.

Benefícios às empresas Análise mercadológica facilitada: Ticket médio (média do valor gasto pelos clientes no seu estabelecimento. Seu valor é determinado pela média entre o montante de vendas e o número de clientes que geraram esse volume de compras). Análise geográfica Meio de pagamento Público alvo Maior relação comercial: não existem fronteiras.

Benefícios às empresas Menores custos operacionais: infraestrutura, funcionários, tributários e logísticos. Acesso instantâneo ao mercado global. Eliminação de intermediários: representantes, lojas, vendedores. Facilidade de novos negócios com pouco investimento inicial. Percepção de ser “grande” mesmo sendo pequeno.

Benefícios aos clientes Maior acesso à informação dos produtos: fabricante, características técnicas, restrições de uso, preço. Maior acesso à informação da empresa: suporte, documentos técnicos. Acessível de qualquer lugar. Entrega em qualquer lugar. Melhor avaliação comparativa: preços, características técnicas, opinião de outros consumidores. Conveniência de compra: do trabalho, de casa, em loja de outra cidade ou país.

Riscos do negócio eletrônico Insatisfação. Tributários. Logísticos. Tecnológicos. Segurança da informação

Tipos de E-business

WEB 2.0

WEB 2.0 Em decorrência das especulações em volta da internet, ocorreu o que foi chamado de “estouro da bolha”, uma crise das empresas “ponto-com” nas bolsas de valor, em abril de 2000. A rede se tornou mais robusta do ponto de vista econômico e por parte da mídia. Alguns entenderam que tal crise era comum e mostrava que a tecnologia utilizada poderia ascender e assumir um lugar importante no mercado.

WEB 2.0 A quantidade de sítios se multiplicou e muitas empresas que sofreram uma queda devido ao estouro da bolha investiram em novas aplicações e sítios mais dinâmicos com o objetivo de aumentar o número de usuários. Esta tendência foi denominada por O’Reilly e pela MediaLive International como Web 2.0.

WEB 2.0 “A mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva”

WEB 2.0 Os sites atuais não contêm somente conteúdo estático – eles permitem que as pessoas colaborem, compartilhem informações e criem novos serviços e conteúdos online. O termo ‘Web 2.0’ refere-se então a essa segunda geração de serviços iterativos da Web. Se você possui fotos compartilhadas pela Internet no Flickr ou em outro site de fotos, posta um vídeo no You Tube, cria um blog, usa a Wikipedia ou incluiu um widget em sua página no Facebook, certamente utiliza alguns recursos desses serviços da Web 2.0.

WEB 2.0 A Web 2.0 possui quatro características que a definem: interatividade, controle do usuário em tempo real, participação social ( compartilhamento ) e conteúdo criado pelo usuário. As Tecnologias e os serviços por trás desses recursos incluem computação em nuvem, aplicativos virtuais, blogs, RSS, wikis e redes sociais.