MARKETING PESSOAL Prof. Ellen Thaís Azevedo. Belém – PA 2011.

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Transcrição da apresentação:

MARKETING PESSOAL Prof. Ellen Thaís Azevedo. Belém – PA 2011

MARKETING PESSOAL

Marketing. Técnicas, ferramentas, metodologias que permitem que as organizações se relacionem com o mercado. É o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor.

Marketing. Pode ser: Produtos, bens e serviços; Pessoas ou pessoal; entre outros.

Marketing de produtos ou 4 P’s. Estuda: Produto; Preço; Praça (sua distribuição); Promoção (propaganda).

4 P’s. Produto:  toda ação de marketing deve ter um produto consistente (entenda por produto qualquer coisa que você pretenda vender, uma mercadoria, um serviço, ou uma idéia). O importante deste produto é ter atributos que desperte o interesse do público provocando a compra.

Preço:  não poderia faltar o principal ingrediente de toda negociação, não basta ter um produto e fazer uma promoção atraente, é necessário que o preço esteja adequado com o mercado.

Praça:  este “P” se preocupa com a distribuição do produto, ou seja, o produto deve estar no local certo na hora exata. Envolve toda a logística de distribuição e entrega do produto.

Promoção:  neste caso a promoção deve ser entendida como a comunicação total do produto, ou seja, propaganda, publicidade, promoção de venda, exposição e merchandising. Enfim, ela reúne todas as estratégias usadas para tornar o produto conhecido do público comprador.

Produtos.

Serviços.

PESSOAS ≠ PRODUTOS OU SERVIÇOS

Valoriza o ser humano em todos os seus atributos e características. Complexa estrutura física, intelectual e espiritual. Possibilitar a utilização plena das habilidades e potencialidades humanas na área profissional e na vida pessoal.

Marketing Pessoal. Estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, bem como para dar visibilidade a características, habilidades e competências relevantes na perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte de outros.

Em outras palavras... Conjunto de práticas que uma pessoa apreende aperfeiçoando de acordo a maneira que ele quer mostrar sua imagem. 

Quando bem praticado, o marketing pessoal é uma ferramenta extremamente eficaz para o alcance do sucesso social e profissional. Como conseguir um marketing pessoal positivo ou favorável?

Elementos fundamentais. Posicionamento emocional; Comunicação interpessoal; Rede de relacionamento; Posicionamento de imagem; Ações de apoio, ajuda e incentivo.

Posicionamento emocional . Maneira com que as pessoas se lembrarão de um individuo. Cuidado em como se dão os contatos interpessoais. Atitudes que remetam à atenção, simpatia, assertividade, ponderação, sinceridade e demonstração de interesse pelo próximo, de uma forma autentica e transparente. Dica de marketing pessoal: atenção personalizada a quem quer que seja nunca é investimento sem retorno.

Comunicação interpessoal. O modo de se expressar (escrito ou oralmente), quando cria vínculos de comunicação continuada, o individuo externa o que tem de melhor em seu interior. Dica de marketing pessoal: usar um português adequado a cada contexto, escrever bem, vencer a timidez, usar diálogos motivadores e edificantes e manter um fluxo de comunicação regular com as pessoas.

Rede de relacionamentos. contatos, nos mais variados níveis, fundamentais para o individuo se situar socialmente, tanto de forma vertical (com relações em plano mais elevado que o seu) quanto horizontalmente (com seus pares, em plano semelhante). Dica de marketing: rede de relacionamentos requer a capacidade de se buscar/agregar novos contatos em qualquer nível e também manter ativamente essa rede.

REDE de RELACIONAMENTOS  dimensionar os relacionamentos de forma plural, isto é, ser capaz de se relacionar em qualquer nível, tornando-se lembrado por todos de forma positiva; e manter a rede de contatos, enviando mensagens periodicamente, fazendo-se presente em eventos sociais e tratando aos outros com atenção e cordialidade.

Posicionamento de imagem. adequação visual ao contexto social. o traje correto e adequado ao momento, a combinação estética de peças, cores e estilo, bem como os cuidados físicos fundamentais (o corte do cabelo, a higiene, a saúde dentária, entre outros) são importantes para uma composição harmônica e atrativa da imagem. Dica de marketing pessoal: o princípio do cuidado visual.

Ações de apoio, ajuda e incentivo para com os demais. é o grande elemento do marketing pessoal e, como destaque social, a melhor forma de se destacar ou se fazer lembrar um lugar nas mentes e corações dos que nos cercam. O segredo, portanto, é sempre se perguntar: de que maneira posso ajudar? De que forma posso apoiar? Como posso incentivar o crescimento, o progresso e o bem-estar do próximo?

Marketing pessoal Eficaz nos relacionamento profissionais, o marketing também nos ajuda a valorizar o lado pessoal.

Qualidades É um conceito subjetivo que está relacionado diretamente às percepções de cada indivíduo. Diversos fatores como cultura, modelos mentais, crenças, estereótipos, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição.

Qualidades a serem desenvolvidas: Integridade: ser justo, ter boa conduta. Visibilidade: saber quando, como agir. Empatia: se colocar no lugar do outro, identificação. Otimismo: ser positivo. Paciência: manter-se equilibrado.

Liderança: maneira de conduzir idéias ou grupos de pessoas. Confiança: acreditar em si e no próximo. Visão: “olhar além”. Equipe: coletividade. Maturidade: ser responsável.

Pessoas. Crenças; Valores; Objetivos ou metas; Necessidades (físicas, espirituais, emocionais, materiais, financeiras, entre outros). Laços (familiares, sentimentais, amoroso, etc).

Auto conhecimento.

Auto conhecimento. Missão: propósito de vida. Valores: crenças. Visão: direcionamento daquilo que se busca. Pontos fortes/Oportunidades. Pontos fracos/Ameaças.

Metas mal definidas. Exemplos: Perder peso ≠ perder 3 em 2 meses. Passar de ano ≠ ser o melhor aluno melhorando o aprendizado naquelas matérias que menos gosto.

Atitudes e habilidades Auto conhecimento Atitudes e habilidades

Conhecimento externo : mercado Visão Missão Valores. Conhecimento externo : mercado Conhecimento interno: pontos fortes e fracos. Mix de marketing.

Visão: objetivo maior, direcionamento daquilo que se busca. Missão: propósito de vida, como vou conseguir o que quero, meios e métodos. Valores: crenças, idéias, opiniões, credo, o que considero certo ou errado. Conhecimento externo: mercado, ambiente que me rodeia. Conhecimento interno: EU, meus pontos fortes e fracos. Mix de marketing ou 4 p’s: como o marketing pessoal entra efetivamente na minha vida.

CONDIÇÃO Social Familiar Profissional Quais conhecimentos que preciso adquirir? Quais habilidades que preciso desenvolver? Quais sentimentos que tenho que desenvolver? Qual comportamento adequado/positivo para minhas relações?

O que me impede? CRENÇAS LIMITANTES MEDO TEMPO

Medo. Estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por sentir-se ameaçado, de alguma maneira, tanto psicologicamente quanto fisicamente.

Tempo Um determinado período, associado a sua influência na vida e atividades do ser humano. Pode ser: cronológico ou psicológico. O que faço com meu tempo; Reorganize-se; Priorize-se; Desista do que não é tão importante.

Crenças limitantes. ▪ Aquilo que eu acredito e passa me impedir de fazer algumas coisa ou tomar outras atitudes. Exemplos: Nada é fácil. Ninguém é confiável. Riqueza traz felicidade. Tudo que vem fácil vai fácil. Não nasci para isso. Não tenho facilidade de aprendizagem. Os outros são melhores do que eu.

Marketing pessoal também é comportamento. falar demais; mascar chiclete; fumar; consumir bebidas alcoólicas durante jantares e almoços; colocar objetos na mesa do entrevistador não desligar o telefone celular ou atendê-lo durante a entrevista; falar sem olhar nos olhos do interlocutor; assediar o entrevistador;  ser arrogante e autoritário; demonstrar ansiedade; não estar adequadamente vestido com a formalidade que a situação exige; chegar atrasado; falar mal de ex-empregadores; invadir o espaço do entrevistador com palavras ou gestos;

MARKETING PESSOAL “Aposte nos componentes que possibilitem o seu sucesso e invista no seu potencial para viabilizar a sua ascensão profissional e pessoal”. Belém – PA 2011