EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Msc. Marta Ouchar de Brito
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
1 e-Learning Fábrica de Educação a Distância (04/2005)
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Como capacitar nossos colaboradores com sucesso, usando tecnologia
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
O Cenário Virtual.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
E-Learning e as Novas Tecnologias
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM AMBIENTES TELEMÁTICOS
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Generalidades sobre e-learning
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Tipos de Tutoria.
Conceitos e Gerações de EAD
Histórico/ Evolução da EaD
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Portais de Ensino Plataforma Moodle.
Curso de Treinamento de Tutores Sat
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Aplicações de Colaboração Visual a Distância na Empresa Visão Geral Modalidades Educação a Distância Edumed.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Desenvolvimento de educação continuada a distância em Oncologia Pediátrica Dra. Silvia Helena Cardoso Dr. Renato M.E. Sabbatini.
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Projeto Rede de Educação e Tele- Saúde Via Satélite.
Ensino e Treinamento Via Satélite. O Instituto Edumed Associação de pesquisa, desenvolvimento e educação, sem fins lucrativos, estabelecida em Campinas,
Educação a Distância no Ensino Superior Renato M.E. Sabbatini, PhD Presidente, Instituto Edumed Campinas, SP.
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
Projeto de Educação à Distância para Universidades
Papel do Tutor em EAD.
Desenvolvimento de educação continuada a distância em Oncologia Pediátrica Dra. Silvia Helena Cardoso Dr. Renato M.E. Sabbatini Instituto Edumed.
Contact Center Modelo: 100% presencial, com metodologia voltada para solução de problemas práticos (webquest)*. Carga horária: 400 horas mais.
Modelo Sistêmico para Educação a Distância
Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI
EduCorp Tecnologia e Educação Plataforma Integrada de Ensino a Distância para Instituições de Ensino Superior.
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
Projeto de Educação à Distância da Universidade Bandeirante de São Paulo.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
1 O Monitoria Somos um grupo de profissionais cujo objetivo é promover o ensino a distância em nossa nação. Estamos inseridos no contexto da economia do.
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)

Treinamento à distância Foco no aluno; Respeito individual de aprendizagem; Diminuição de necessidade de deslocamentos;

Modalidades Aula telepresencial; Aula on-line (e-learning); Conferência integrada de vídeo via web; Teleaula (vídeo).

Aula telepresencial Os alunos e professores estão em salas diferentes e interagem através de perguntas e respostas ao vivo, possibilitadas pela transmissão via satélite oriunda de equipamentos de vídeo e voz instalados em ambas as salas.

Aula on-line (e-learning) Os cursos são realizados pela internet, disponibilizados aos alunos através de uma plataforma de LMS, podendo ser com ou sem tutoria, de forma rápida, flexível e eficaz.

Conferência integrada de vídeo via web Possibilita o treinamento virtual, seminários e palestras, também em tempo real, com a transmissão de vídeo e voz via web, independente da dispersão geográfica.

Teleaula (vídeo) Modalidade onde um curso é gravado em DVD e depois assistido pelo aluno, ou seja, não há interatividade entre aluno e professor.

Mitos do E-learning Economia de tempo – mais trabalho para o tutor e quem vai gerenciar; Tecnologia- Só é o meio; e-learning x presencial- tende ao erro.

Estratégias do projeto E-learning O mercado oferece vários recursos cabe ao líder decidir a escolha; Importância de entrevistar vários fornecedores; Manter a liderança para dar continuidade ao projeto.

Estrutura do E-learning Sistema de gestão: software; Todos os relatórios para o e-learning; Tutoria: mediador do processo; Scorm: padrão adotado para falar a língua da plataforma; Aulas: conteúdo dos cursos que serão oferecidos.

Estrutura dos cursos Conteúdo: Transmitir/foco Professor Desenvolver/foco aluno Exercitar/foco aluno O aluno entra como o ator e constrói (método construtivista).

Síncrono x assíncrono Acontece na hora exata; Uma idéia na cabeça uma câmera na mão; Textos para leitura, perguntas colaborativas etc.; E-mail, cd room, cursos de prateleira;

Treinamento misto Ambiente web e aulas presenciais; LMS Plataformas completas com padrão scorm; Onde acontece o e-learning; Na mesa de trabalho; Computador isolado; Centro de auto treinamento; Em casa.

Lançamento A importância de se ter um forte aliado na hora da implantação; Ex: secretária para a instituição. Hoje o e-learning tem adesão da maioria das grandes empresas; São associado as metas.