PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ESPELHO.
Advertisements

CONSUMISMO.
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
Escola Estadual Angelina J
Escola Estadual Angelina J
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
O Aluno a Distância.
Prof.a Andréia Chagas Pereira
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
Elena Dias – 2º ano PP Matutino
Caso Homero: Metodologia da problematização
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
INTRODUÇÃO  A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente.
Os PCDs e as Tecnologias Assistivas
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
QUERO PAZ NA MINHA ESCOLA
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
Relatório da atividade
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
“Seminário é pesquisar e ensinar a pesquisar”
Fundamentos de economia
Comportamento do consumidor
Como fazer a leitura de obra de arte?
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
RODA DA VIDA Qual o grau de satisfação que você tem nestas áreas?
Comportamento do consumidor
PROJETO DE LEITURA - ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS - PÓLO “Projeto destinado aos alunos do ensino fundamental, tendo como objetivos incentivar o hábito.
Práticas Investigativas em Publicidade Lançamento de Produto
QUEM É O CONSUMIDOR.
Tendências da Linguagem Publicitária
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Percepção.
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Redação publicitária I
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Trabalho de Mídia-Educação: a leitura crítica dos meios da comunicação
Branca de Neve: versões e visões de uma história
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
E E Profª Júlia Macedo Pantoja
Uma WebQuest de português para o 1º ano
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Equipe responsável pela produção
1. Identificação da atividade e do aluno
Professor(es) Apresentador(es):
A construção do sentido
QUANDO A AMIZADE É UM PRESENTE
 Literatura Visual II Fernanda Machado.  Função das narrativas Porque, quem, quando e onde?
O cinema na vida de cada um
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
O movimento do Abinv na Escola
Diferenças na recepção da imagem feminina em propagandas comerciais
Metodologia da Problematização
Saúde & Alimentação Saudável:
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
ENERGIA HIDRELÉTRICA: CONFORTO X DESENVOLVIMENT O SUSTENTÁVEL Prof. Dennys Christian Atividade para alunos da III fase do II Ciclo.
Fábio Da Silva 2016 Projeto PIBID. Objetivo do Trabalho Desenvolver uma sequência didática sobre óptica alicerçado no cinema. Objetivo Educacional Que.
Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis Conselho Federal de Psicologia.
Transcrição da apresentação:

PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO

OBJETIVOS CONHECER A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA; COMPREENDER OS MODOS DE FAZER ARTE EM CADA ÉPOCA, EM PARTICULAR A ARTE RUPESTRE E SEU SUPORTE, ATÉ OS DIAS ATUAIS; A FUNÇÃO DA ARTE PARA O HOMEM E A SOCIEDADE EM QUE ESTÁ INSERIDO; IDENTIFICAR A RELAÇÃO DA ARTE COM A PROPAGANDA; PERCEBER O USO E A INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA E SER CRÍTICO NO QUE SE REFERE AS INTENCIONALIDADES DESTA MÍDIA.

Vídeo: Abertura do desenho OS FLINTSTONES de Hanna Barbera. http://www

O conteúdo que deu início ao estudo da propaganda e o consumo, foi à pré-história. Dialogamos questões referentes ao uso da arte e de períodos, em campanhas publicitárias e no cinema. Após expor aos alunos a teoria sobre a arte rupestre e a função da arte na pré-história, levei para os alunos um vídeo, com um trecho de um desenho animado e perguntei: quem conhecia aquele desenho? Onde se passava a história? Os fatos apresentados condizem com a realidade que estudamos? Quem eram os criadores do desenho? Qual a intenção de trazer algo do passado para o tempo presente?

Num segundo momento passei o vídeo novamente, solicitando aos alunos que agora observassem todos os detalhes que pudessem e fossem anotando suas observações.

A discussão resultou em opiniões diversas, a que mais me chamou atenção, foi o comentário a respeito de como ele assistia e gostava do desenho, sem perceber o quanto de informações e questionamentos àquele desenho trazia consigo (tecnologia), que diversas leituras podiam ser feitas, sobre diversos aspectos sociais e econômicos (trabalho e lazer), inclusive trazendo características do cotidiano dele (família, cachorro e amigos), nas ações dos personagens, tantos elementos em um único desenho. Fazer com que os alunos percebam e consigam olhar novamente atentos a percepções que antes não observavam, foi ótimo.

Pesquisamos outros desenhos famosos que pertenciam a Hanna Barbera para deleite da galera. Na sequência, solicitei que encontrassem uma propaganda que utilizasse personagens conhecidos em campanha publicitária, colocando a imagem em seu caderno e realizando uma crítica e incluindo em seu comentário qual a relação do personagem com a propaganda em específico.

Apresentei o vídeo arte e publicidade. http://www.youtube.com/watch?v=A-Xj5a_Pxig

Conversamos sobre qual era o público alvo destas propagandas Conversamos sobre qual era o público alvo destas propagandas. Se qualquer indivíduo que as assistisse compreenderia a mensagem atribuída a ela, o que era necessário conhecer para compreendê-las. Em seguida os alunos apresentaram sua imagem publicitária e sua crítica, sendo discutido com os demais colegas de classe.

O anúncio a seguir, foi interessante, pois pudemos tratar de assuntos como moda, cultura, vaidade, e principalmente sobre a capacidade de induzir o indivíduo a acreditar em milagres...

o que modificou na sua forma A última etapa após todos os comentários e conclusões finais sobre a função da propaganda, indaguei: O que leva o indivíduo ao consumo? A propaganda influência ou não em nossa decisão de compra? Somos capazes de refletir e analisar sobre o que realmente queremos adquirir ou não? Quais as atitudes que precisamos ter para não sermos escravos do consumo? Depois de nossas discussões o que modificou na sua forma de ver uma propaganda?