Quadros Interactivos na Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projecto: “Espaço – Outra Visão”
Advertisements

Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
Plano formação a distância 2004 Propostas apresentadas pelo CFAEs.
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Biblioteca Escolar Agrupamento Vertical de Escolas de Salir
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 13
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Fundamentação Teórica
Conhecimento e Inovação com as TIC.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Tecnologias de Informação e Comunicação
NÃO É ASSIM TÃO DIFÍCIL CONVIVER EM HARMONIA!
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
RECURSOS DIDÁTICOS.
Capacitação dos professores
Departamento do Ensino Secundário
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Biblioteca Escolar André Soares
Generalidades sobre e-learning
TIC 10º ano de escolaridade
Santarém Março a Julho de 2007
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Seminário Utilização Educativa de Quadros Interactivos Centro CRIE – FCUL 13 Dezembro 2007.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
O mundo globalizado, em constante desenvolvimento, requer das instituições educativas um novo foco de atuação político-educacional. Busca-se a formação.
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
A CTIVIDADE 4 - T RABALHO I NDIVIDUAL - R ELATO, A NÁLISE E R EFLEXÃO DE E XPERIÊNCIAS COM TIC Trabalho Realizado Por: Nuno M.C. Martins E NSINO E APRENDIZAGEM.
Os Quadros na Sala de Aula
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
Profa. Reane Franco Goulart
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
JORNADAS DE ABERTURA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA 2008 Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação com o Magalhães – Centro.
Bruno Ferreira Wiki. O que é? É um website que permite que um grupo crie e edite os seus conteúdos. Não são necessários conhecimentos avançados.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
A NOVA FERREIRA DE CASTRO Algumas notas para o bom funcionamento das instalações e dos equipamentos 19-Abr-15 1 A nova Ferreira de Castro |
"Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher?"
Planejamento da Rotina Semanal
RECURSOS AUDIOVISUAIS
Tecnologias da Informação e Comunicação
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
O computador como Meio e como Fim...
Fundamentos de Sistemas Multimídia
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Como criar uma apresentação em PowerPoint Aprender com a Biblioteca Escolar Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva.
Softwares educacionais Vantagens softwares educacionais nas salas de aula.
Transcrição da apresentação:

Quadros Interactivos na Educação Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação 13 Dezembro 07 FCUL Anfiteatro 8.2.47 Centro de Formação de Entre Paiva e Caima José Paulo Santos jprsantos@gmail.com http://interactsite.blogspot.com | http://interactic.ning.com

Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação http://www.jupiterimages.com/popup2.aspx?navigationSubType=itemdetails&itemID=23210216 http://www.jupiterimages.com/popup2.aspx?navigationSubType=itemdetails&itemID=22850756 José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Como funciona esta tecnologia? Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Como funciona esta tecnologia? José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Adaptar-se constantemente Contar com o imprevisível… Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Com o Quadro Interactivo, o professor deveria Adaptar-se constantemente Contar com o imprevisível… Manter a expectativa no aluno e surpreendê-lo O aluno também quer mostrar que sabe… Precisa de oportunidades! José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Acreditamos que, juntos, em verdadeiro Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação A nossa convicção Acreditamos que, juntos, em verdadeiro trabalho colaborativo, poderemos diminuir as desigualdades sociais, implicando-nos todos na acção educativa e na cidadania... com o poderoso auxílio das tecnologias! José Paulo Santos José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima http://www.flickr.com/photos/cdnphoto/

A nossa convicção Possuir um bom parque informático e Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação A nossa convicção Possuir um bom parque informático e professores motivados não são, por si só, garantias de uma boa integração das TIC em contexto educativo. http://www.flickr.com/photos/cdnphoto/ José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Os mapas no quadro interactivo Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Os mapas no quadro interactivo José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

A Escrita no quadro interactivo Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação A Escrita no quadro interactivo José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

A Leitura no quadro interactivo Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação A Leitura no quadro interactivo José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Os esquemas no quadro interactivo Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Os esquemas no quadro interactivo José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

O Cálculo no quadro interactivo Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação O Cálculo no quadro interactivo José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

O jogo no quadro interactivo Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação O jogo no quadro interactivo José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Os gráficos no quadro interactivo Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Os gráficos no quadro interactivo José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Cor, som e movimento no quadro interactivo Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Cor, som e movimento no quadro interactivo José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Trabalho e aprendizagem colaborativa Partilha entre pares em contexto Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Trabalho e aprendizagem colaborativa Partilha entre pares em contexto É mesmo divertido! José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Algumas tecnologias existentes Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Algumas tecnologias existentes SMARTboard ACTIVboard eBeam Interwrite Magic board José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

O quadro Interwrite alimentação Ligação bluetooth Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação O quadro Interwrite alimentação Ligação bluetooth Indicadores luminosos Ligar / Desligar Interwrite alimentação Controlador Ligação série Ligação USB José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

O software Interwrite Workspace Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação O software Interwrite Workspace José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

A barra de ferramentas O Modo Interactivo Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação O Modo Interactivo A barra de ferramentas José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação O quadro interactivo facilita as aprendizagens Os resultados são quase universalmente positivos, sobretudo quando conjugados com outras tecnologias e quando existem objectivos pedagógicos claros para a sua utilização. Conteúdos interactivos, software de apresentação, animações e simulações, com o Quadro Interactivo, ajudam os alunos a compreender melhor conceitos abstractos, através de exemplos concretos e gráficos. José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Vantagens de utilização do QBI Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Vantagens de utilização do QBI motivação e concentração dos alunos participação activa dos alunos maior interacção e interesse pelas actividades propostas elevada diversidade de propostas de actividade acesso à Internet em banda larga conteúdos animados, coloridos, atractivos e interactivos armazenamento de toda a informação regulação imediata de conhecimentos obriga a uma nova postura e práticas diferentes do professor impõe renovados e constantes desafios ao professor (…) José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Sala de aula colaborativa Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Sala de aula colaborativa Os conteúdos no Q.I. não devem indicar o que é correcto ou incorrecto; deixar abertura para a discussão; Os conteúdos interactivos devem ter espaços para completar; objectos para deslocar; imagens para legendar; etc. Colocar questões directas. As palavras ou frases em destaque no Q.I. focam a atenção do aluno. José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Sala de aula colaborativa Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Sala de aula colaborativa Não produzir materiais interactivos que “façam tudo”! O aluno fica excluído do processo…; (a participação do aluno restringe-se ao clique num botão ou ao controlo do software?) Mapas, esquemas, documentos interactivos para completar com participação da turma Envolver a turma toda. Os materiais para o Q.I. devem ser desenhados para esse efeito. José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Sala de aula colaborativa Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Sala de aula colaborativa Construir conteúdos interactivos que contemplem todos os estilos de aprendizagem (visual, auditivo, cinestésico,…) José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Para uma utilização do Q.I. com sucesso Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Para uma utilização do Q.I. com sucesso Formação, acompanhamento e assistência na própria escola e assinatura de protocolos com empresas fornecedoras criar equipas pedagógicas multidisciplinares com projecto e critérios de utilização dos Q.I. (para uma turma, um ano, um ciclo,…) elemento(s) responsável(éis) na escola pela manutenção, actualização, reparação do computador multimédia ligado ao Q.I. (servidor recomendável) pertencer a Comunidades de Prática (CdP) (INTERACTiC 2.0, Interact Portugal, por exemplo) José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

… e o computador – portátil ou de secretária? Que cenário(s) escolher? Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Para uma utilização do Q.I. com sucesso Quadro Interactivo fixo ou móvel? … e o videoprojector? … e o computador – portátil ou de secretária? Que cenário(s) escolher? José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Escolha da sala Para uma utilização do Q.I. com sucesso Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Para uma utilização do Q.I. com sucesso Escolha da sala Sala de aula normal? Sala TIC ou multimédia? Centro de Recursos / Biblioteca? Auditório / Anfiteatro? (em todos os casos, garantir acesso à net por cabo ou wifi) José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Para uma utilização do Q.I. com sucesso Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Para uma utilização do Q.I. com sucesso Escolha do videoprojector 3 características essenciais: distância de focagem curta para cobrir toda a superfície do Q.I, - videoprojector mais perto do quadro; com focagem curta, 2000 lúmens podem ser suficientes; menos potência, mais silencioso (menos de 30 dB) (a fonte de luz do videoprojector pode prejudicar a visão. Evitar exposição directa) José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

…e a lâmpada? Para uma utilização do Q.I. com sucesso Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Para uma utilização do Q.I. com sucesso Escolha do videoprojector Ligação VGA entrada e saída Correcção da deformação (“keystone”) e inversão da imagem Resolução: XGA (1024x768) …e a lâmpada? 5000 horas / 400 € (prender equipamentos com cabo de aço anti-furto ou dentro de caixa ou mesas Uni_Net) José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Para uma utilização do Q.I. com sucesso Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Para uma utilização do Q.I. com sucesso Quadro negro Vs. Q.I. na sala Evitar a coabitação entre o quadro negro e o quadro interactivo na mesma sala Recomenda-se a adopção de pequenos quadros brancos de porcelana Evitar escrever com marcadores normais no Q.I. Fazer recomendações claras às Auxiliares de A. Educativa sobre a limpeza dos equipamentos José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Para uma utilização do Q.I. com sucesso Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Para uma utilização do Q.I. com sucesso Altura de fixação do Q.I. Colocação/fixação planeada e adaptada aos utilizadores (alunos do pré-escolar, 1º ciclo, 2º e 3º ciclos ou secundário?) Será necessário estrado? José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Para uma utilização do Q.I. com sucesso Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Para uma utilização do Q.I. com sucesso O Q.I. com outras tecnologias Câmara fotográfica digital Câmara de filmar digital Digitalizador Webcam DVD/RW Pen-drive USB Microfone com auriculares (headset) …Caderno diário! José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Para uma utilização do Q.I. com sucesso Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Para uma utilização do Q.I. com sucesso O Q.I. e outros aplicativos Instalar: enciclopédias, dicionários, software educativo diverso software de produção freeware (tratamento de imagem, conversores áudio e vídeo, mapas mentais,…) José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Como manter a magia do QBI? Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Como manter a magia do QBI? José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Esta imagem ainda é estranha para si? Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Para utilizar mais e melhor o quadro interactivo... O que preciso de saber ou fazer? Esta imagem ainda é estranha para si? A Web 2.0, os serviços e ferramentas que fomentam a interacção e discussão entre os intervenientes, estão disponíveis em formato open source e ao serviço da Educação, podendo potenciar a construção de uma sociedade melhor para o século XXI. Uma abordagem interactiva e também “virtual”, numa perspectiva educativa, proporciona uma capacidade de elaboração cognitiva muito rápida, a aquisição de conhecimentos em simultâneo e não exige grande competência tecnológica. José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | jprsantos@gmail.com | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima