LOGÍSTICA Disciplina do curso de Métodos de Melhoria da Produtividade - Engenharia de Produção 30 horas Dayse Regina Batistus Profa. da UTFPR Dra . Eng.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Advertisements

Fundamentos da Logística
Cadeia logística integrada supply chain
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
Grupo 14B subgrupo X Nomes:Gustavo Barroso Coutinho Ana Luiza Alves
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
Turma 19 Grupo C Subgrupo Y:
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Logística Empresarial
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Logística e Gerenciamento da
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
Atividade R05 Grupo 3 Turma 19.
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Administração de Recursos Materiais
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
Universidade de Brasília – UnB Administração de Recursos Materiais Grupo – jaq Páginas 20 a 28.
Repensando a Logística Pág. 55 a 82
As decisões estratégicas da Logística
Estrutura da cadeia de logística
LOGÍSTICA Disciplina do curso de Métodos de Melhoria da Produtividade - Engenharia de Produção 30 horas Dayse Regina Batistus Profª. da UTFPR Drª . Eng.
Gestão De Estoque Na Cadeia De Logística Integrada
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E A LOGÍSTICA
ECR:Alternativa de aceleração do suprimento Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo Asper Turma/Grupo: 14B Subgrupo:
Estrutura da Cadeia Logística
Grupo 8H: Gabriela Batista Gustavo Macedo Mariana Rosa Marina Évora
LOGÍSTICA INTEGRADA GRUPO 19X.
GRUPO 6.
Administração de Recursos Materiais Diego de Souza Santos 08/27801 Fernando Ferreira Bueno 08/28815 Pedro Henrique Cubel Queiroz Gonçalves 08/38331 Victor.
A disciplina foi estruturada para capacitar o aluno para atuar com os mais modernos conceitos de logística O conteúdo do curso foi definido considerando.
Estrutura da Cadeia de Logística Unidade 3
Repensando a Logística 14 C Subgrupo 2 Elisa Carrer Paulo Ricardo.
Grupo 14c Subgrupo 01 Unidade 01.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Pato Branco/Pr – 05 de julho de 2013
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Pato Branco/Pr – 02 de agosto de 2013
Aula 2 - A Logística .A LOGÍSTICA
“Integrando o país, com logística de resultado.”
Definição de Logística
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA LOGISTICA REVERSA
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
Alunos: Adelaide Amorim Daniel Oliveira Fillipe Janiques Rafael Figueiredo.
Logística Empresarial
Controle de estoque.
Iniciando na logística empresarial
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.
Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais
Conceitos; Todos ganham com a Logística; Os 3 certos da Logística;
- LOGÍSTICA - UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Impacto da Logística na Indústria Integrantes do grupo: R.A Bruno Baraldi Bullio Rodrigo Barbosa Carlos Henrique P. Pinheiro César Grilo.
Administração da Produção e Operações
Estratégia competitiva através da Cadeia de suprimentos
Logística e Gerenciamento da
Adriana, Cláudia e Marcelo
Logística Empresarial
Logística Empresarial
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Estratégias de Ponto Aula 10.
Canais de Distribuição
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
Logística e Gerenciamento da
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Prof. Paulo Roberto Leite BOWERSOX e CLOSS, Cap. 6; BALLOU, Cap.5; FLEURY et al, Cap. 9; NOVAES, Cap. 4; LEITE, Cap. 1,2.
Logística Integrada Fabricante Fornecedor de Insumos Distribuidor
PROCESSOS LOGÍSTICO Prof. Vagner Olegário PLT.
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
Transcrição da apresentação:

LOGÍSTICA Disciplina do curso de Métodos de Melhoria da Produtividade - Engenharia de Produção 30 horas Dayse Regina Batistus Profa. da UTFPR Dra . Eng. Produção – Logística e Transporte

LOGÍSTICA Ementa: - sistema logístico - logística reversa - modelos de inventário - determinísticos - probabilísticos - Supply Chain Management Dayse Regina Batistus Profa. da UTFPR Dra . Eng. Produção – Logística e Transporte

LOGÍSTICA Avaliação da disciplina: - apresentação de seminários – assuntos - abordagem - preparação Dayse Regina Batistus Profa. da UTFPR Dra . Eng. Produção – Logística e Transporte

LOGÍSTICA Conceito: “A logística pode ser caracterizada como a parte da arte de guerra que trata do planejamento e da realização do projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de materiais.” (Ferreira, 1986) O conceito de logística está em constante evolução, acompanhando a evolução das organizações.

LOGÍSTICA Conceito: “Parte do processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos que planeja, implementa, e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de produtos, serviços e informações correlacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às necessidades dos clientes.” (CSCM, 2005) Uso incorreto do termo logística.

LOGÍSTICA Objetivo: Dispor as mercadorias ou serviços apropriados nos locais certos, nos momentos precisos e nas condições desejadas pelos clientes, proporcionando a máxima contribuição para a empresa. (Ballou, 2001) prazo de entrega ... a um preço justo. - Condições desejadas

LOGÍSTICA Empresas manufatureiras Empresas de transporte Organizações que se utilizam de serviços logísticos: Empresas manufatureiras Empresas de transporte Empresas alimentícias Forças armadas Serviços postais Distribuição de petróleo Transporte público (Ballou, 2001)

- Ampliação do número de fontes de abastecimento Tendências das organizações - horizontalização - Ampliação do número de fontes de abastecimento Dificulta a administração Aumenta gastos com planejamento Por que então horizontalizar? - A atividade logística passa a agregar valor melhorando os níveis de satisfação dos usuários. Especialização das empresas fornecedoras Investimento em tecnologia de ponta Ganho de escala na produção

Gerenciamento da cadeia de abastecimento Como agregar valor e, ao mesmo tempo, reduzir os custos, garantindo o aumento da lucratividade? Supply Chain Management Logística extrapola as áreas funcionais da empresa Logística integrada

Gerenciamento da cadeia de abastecimento “Consiste no estabelecimento de relações de parceria, de longo prazo, entre os componentes de uma cadeia produtiva, que passarão a planejar estrategicamente suas atividades logísticas de forma integrada, através e entre suas organizações”. Neto e Kuehne Jr. Melhoria do desempenho conjunto Implementação de toda a cadeia Redução de custo Valor agregado

Gerenciamento da cadeia de abastecimento Dificuldades de implementação - cultural -informações precisam ser compartilhadas (custos) Confiança mútua longo prazo - elemento humano Escassez de profissionais nessa área Visão sistêmica Conhecedor de toda a atividade logística

Gerenciamento da cadeia de abastecimento Implementação da Logística no Brasil Forma embrionária Indústria automobilística supermercados

Logística e competitividade Vantagem competitiva As metas da logística são as de disponibilizar o produto certo, no momento certo, na quantidade certa, no local certo, no momento certo, nas condições adequadas para o cliente ao preço justo.

Logística e competitividade Agregar valor Entregas confiáveis e frequentes Em menores quantidades Maior variedade de produtos Melhores serviços de pós-venda. Diferenciar-se Cooperação >>>> lucratividade

Logística Uma opção real para se aumentar a competitividade. Logística e competitividade Logística Uma opção real para se aumentar a competitividade.

Aplicações Logísticas -de quem adquirir materiais e componentes? -onde se vai produzir, quando se deve produzir. -onde armazenar, quanto armazenar -para qual mercado será oferecido o produto?

Apresentação baseada no texto intitulado Logística Empresarial, de autoria de Francisco F. Neto e Mauricio K. Jr. FIM