LOGÍSTICA Disciplina do curso de Métodos de Melhoria da Produtividade - Engenharia de Produção 30 horas Dayse Regina Batistus Profa. da UTFPR Dra . Eng. Produção – Logística e Transporte
LOGÍSTICA Ementa: - sistema logístico - logística reversa - modelos de inventário - determinísticos - probabilísticos - Supply Chain Management Dayse Regina Batistus Profa. da UTFPR Dra . Eng. Produção – Logística e Transporte
LOGÍSTICA Avaliação da disciplina: - apresentação de seminários – assuntos - abordagem - preparação Dayse Regina Batistus Profa. da UTFPR Dra . Eng. Produção – Logística e Transporte
LOGÍSTICA Conceito: “A logística pode ser caracterizada como a parte da arte de guerra que trata do planejamento e da realização do projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de materiais.” (Ferreira, 1986) O conceito de logística está em constante evolução, acompanhando a evolução das organizações.
LOGÍSTICA Conceito: “Parte do processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos que planeja, implementa, e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de produtos, serviços e informações correlacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às necessidades dos clientes.” (CSCM, 2005) Uso incorreto do termo logística.
LOGÍSTICA Objetivo: Dispor as mercadorias ou serviços apropriados nos locais certos, nos momentos precisos e nas condições desejadas pelos clientes, proporcionando a máxima contribuição para a empresa. (Ballou, 2001) prazo de entrega ... a um preço justo. - Condições desejadas
LOGÍSTICA Empresas manufatureiras Empresas de transporte Organizações que se utilizam de serviços logísticos: Empresas manufatureiras Empresas de transporte Empresas alimentícias Forças armadas Serviços postais Distribuição de petróleo Transporte público (Ballou, 2001)
- Ampliação do número de fontes de abastecimento Tendências das organizações - horizontalização - Ampliação do número de fontes de abastecimento Dificulta a administração Aumenta gastos com planejamento Por que então horizontalizar? - A atividade logística passa a agregar valor melhorando os níveis de satisfação dos usuários. Especialização das empresas fornecedoras Investimento em tecnologia de ponta Ganho de escala na produção
Gerenciamento da cadeia de abastecimento Como agregar valor e, ao mesmo tempo, reduzir os custos, garantindo o aumento da lucratividade? Supply Chain Management Logística extrapola as áreas funcionais da empresa Logística integrada
Gerenciamento da cadeia de abastecimento “Consiste no estabelecimento de relações de parceria, de longo prazo, entre os componentes de uma cadeia produtiva, que passarão a planejar estrategicamente suas atividades logísticas de forma integrada, através e entre suas organizações”. Neto e Kuehne Jr. Melhoria do desempenho conjunto Implementação de toda a cadeia Redução de custo Valor agregado
Gerenciamento da cadeia de abastecimento Dificuldades de implementação - cultural -informações precisam ser compartilhadas (custos) Confiança mútua longo prazo - elemento humano Escassez de profissionais nessa área Visão sistêmica Conhecedor de toda a atividade logística
Gerenciamento da cadeia de abastecimento Implementação da Logística no Brasil Forma embrionária Indústria automobilística supermercados
Logística e competitividade Vantagem competitiva As metas da logística são as de disponibilizar o produto certo, no momento certo, na quantidade certa, no local certo, no momento certo, nas condições adequadas para o cliente ao preço justo.
Logística e competitividade Agregar valor Entregas confiáveis e frequentes Em menores quantidades Maior variedade de produtos Melhores serviços de pós-venda. Diferenciar-se Cooperação >>>> lucratividade
Logística Uma opção real para se aumentar a competitividade. Logística e competitividade Logística Uma opção real para se aumentar a competitividade.
Aplicações Logísticas -de quem adquirir materiais e componentes? -onde se vai produzir, quando se deve produzir. -onde armazenar, quanto armazenar -para qual mercado será oferecido o produto?
Apresentação baseada no texto intitulado Logística Empresarial, de autoria de Francisco F. Neto e Mauricio K. Jr. FIM