Modelos de negócio na Internet (aplicação em e-Gov)

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Transcrição da apresentação:

Modelos de negócio na Internet (aplicação em e-Gov) Acrescentar nome do professor, local e data Explicar o formato diferente desta aula: exposição 5 GTs de discussão Apresentação pelos relatores dos GTs Discussão coletiva Prof. Eduardo Moreira da Costa

Taxonomia proposta por Michael Rappa Corretagem Propaganda Infomediário Loja Venda direta Afiliação Comunidade Assinatura Michael Rappa apresenta um longo catálogo de tipos de negócio na Internet, com uma qualificação muito simplifcada. As nove categorias principais se desdobram em muitas sub-categorias, com distinção às vezes muito pequena. Os modelos reais são, frequentemente, um mixto de diversos modelos. A apresentação completa e detealhada deste catálogo de modelos de negócios é interessante para uma turma de alunos com pouca vivência de Internet, que têm a oportunidade de conhecer o espectro de possibilidades existentes. Para uma turma com maior experiência com a Internet, a apresentação pode se aprofundar na exploração de alguns dos casos mencionados, analisando elementos específicos de determinados modelos, abreviando a descrição de todas as sub-categorias da taxonomia de Rappa. As categorias propostas por Michael Rappa não incluem os negócios que tocam a própria Internet, apenas o que se utilizam dela.

1. Corretagem Encontro oferta-demanda (Mercado livre) Grupo de compradores (Groupon) Serviços comprador (Buscape) Crowd-sourcing (Wedologos)

2. Propaganda portais genéricos (Terra) máquinas busca (Google) redes sociais (Facebook) midia (Globo)

3. Infomediário info na web (zahpee) opinião (epinions) crowd-sourcing (itsnoon) ()

4. Loja loja mundo real (americanas) loja virtual (submarino) loja bits (itunes) ()

5. Venda direta produtos físicos (saojorge) produtos virtuais (gil) produtos web (taikodom) ()

6. Afiliação referência c/compra (amazon) referência (dropbox) ()

7. Comunidade voluntário (npr) crowd funding (evoke) ()

8. Assinatura midia (folhaSP) gillete, pornografia () ()

9. Indireto agregar massas (google) redes sociais () serviços (climatempo) ()

Muito obrigado ! Eduado da Costa Projetar ao final dos trabalhos para referência Especificar claramente qual a sua disponibilidade real para os alunos após o curso. Eduado da Costa