Inovação e alimento saudável Visão Acadêmica e da Legislação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MESA REDONDA SOBRE A LEI DE INOVAÇÃO 22 de outubro de 2008 Renê Barreira: Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior - Coordenador Teresa Mota:
Advertisements

Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Cenário Internacional para o P&D Empresarial Crescimento do.
PROPRIEDADE INTELECTUAL 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Sessão IV: Instrumentos, Gestão e Regulação Centro de Convenções do Complexo.
1 Audiência Publica Atuação e desafios das Empresas Startups e incubadoras de empresas no contexto do desenvolvimento econômico brasileiro.
22 ANOS EVOLUINDO COM VOCÊ! Fernando Penna Rodolfo Krautheim.
Recursos Humanos para os NIT’s: Estrutura e Perfil da Equipe Proposta preliminar para discussão no FOPROP Cargo / Qualificação / Atribuições Analista de.
Castelo Mourisco Hugo Defendi Responsável pela área de Biofármacos Assessoria Clínica, Bio-Manguinhos/Fiocruz Agosto, 2016 Parceria para o Desenvolvimento.
2 Associação civil sem fins lucrativos criada em 1997 para promover o desenvolvimento sustentável nas empresas que atuam no país. Tem hoje cerca de 70.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
HYDROTECH SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA. BATIMETRIA Portuária, Costeira e Oceânica ISO 9001 – 2008 ISO – 2015 OHSAS – 2007 “EM PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO“
Objetivos do Milênio: Erradicar a extrema pobreza e a fome.
Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta CBD0264 I NFORMAÇÃO, C IÊNCIA E T ECNOLOGIA.
08 de Agosto de 2016 Seguro Agrícola no Brasil Uma visão estratégica de sua importância para a economia brasileira (Estudo Realizado em Julho de 2012)
Visões de Desenvolvimento para o Brasil e Amazônia: apontamentos para discussão Prof. Mário Vasconcellos Sobrinho.
A importância da PINTEC para a política industrial brasileira. 3 a CNCTI – Painel PINTEC de novembro de 2005 João Alberto De Negri Diretor do IPEA.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Experiência do Assentamento Rural “Novo Pingos”, em Assú/RN Apresentador: Fernando de Sá Leitão.
ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL. REALIDADE BRASILEIRA.
BRASIL P, D&I em Tecnologia da Informação Virgilio Almeida | P&D PARA INOVAÇÃO EM SOFTWARE E SERVIÇOS DE TI | | BRASIL PLATAFORMA GLOBAL | EXPORTAÇÃO |
AUDIÊNCIA PÚBLICA COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA (CCT) UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) Prof. Dr. Antônio Fernando.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Eixo: Desenvolvimento Territorial: Atuação Integrada e Convergente Pacto Novo.
Legislação sobre Incentivos à Inovação Lei de Inovação Estadual.
3.742 pontos de venda e mais de produtos no portfólio 155 pontos de venda e mais de 760 produtos no portfólio Com foco em venda direta, são mais.
78ª 3ª Eleita melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil e Ranking
Roteiro Integrado: Rota das Emoções
A afirmação da Europa.
Uma Plataforma para o brasil
REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Geografando Mato Grosso: A história e a Geografia de Mato Grosso em sala de aula LEPEGA/CAGEO/UFMT/CUA Aula inaugural.
Atuação da ANATER Assistência técnica ao produtor rural em todas as etapas da produção. Atuação integrada com a Embrapa para a transferência de tecnologia.
Comércio Mundial 6,87% do comércio agrícola mundial
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Oportunidades no Agronegócio Plantas e Usinas de Biogás
Seminário Nacional de Saneamento Sustentável
Instituto Federal de São Paulo Câmpus XXXXX
O Banco Instituição financeira múltipla, sociedade de economia mista, de capital aberto; Maior banco de desenvolvimento regional da América Latina;  Maior.
TERCEIRIZAÇÃO - HISTÓRICO
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
“Consolidação de parcerias para inclusão produtiva segura e viável”
Grandes Culturas I Arroz.
Plano Tecnológico.
INOVAÇÃO É SOBREVIVÊNCIA
Unidade de Acesso a Inovação e Tecnologia
Inovações científicas
2 Inovação Mario Neto Borges Presidente do CNPq.
TECNOPOLO (PORTO ALEGRE – RS)
AS EMPRESAS BRASILEIRAS: UM PANORAMA GERAL*
REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS ESTRATÉGIA NACIONAL SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS Livro Azul.
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
INÍCIO DO MOVIMENTO EMPRESÁRIO SUPERMERCADISTA PARTICIPANTE DA COMUNIDADE FORÇA DE TRABALHO NO PROJETO DA LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.
Marcelo Ximenes A. Bizerril
INICIATIVA DE START-UPS EM CIÊNCIAS DA VIDA
Márcio Lopes de Freitas Presidente da OCB Julho/2006 Lima/Peru
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Objetivo: Promover o acesso ao conhecimento, por meio de debate acerca de temas relacionados a novas tecnologias, inovações e sustentabilidade em processos,
IX WORKSHOP Revista Minérios & Minerales
LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Prof. Dr. Sandro Roberto Valentini
RELAÇÕES IFES x FUNDAÇÕES DE APOIO
Guiné Bissau Dos desafios às oportunidades
Setembro 2004.
São Tomé e Príncipe Dos desafios às oportunidades
Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
Ideia SUS Fiocruz em Cooperação com CONASS, CONASEMS e COSEMS RJ
O Papel Social da Profissão Contábil. das crianças dos países em desenvolvimento morrem antes dos cinco anos. 10% Cenário Atual são considerados subnutridos.
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPI
Apresentação Institucional
Transcrição da apresentação:

Inovação e alimento saudável Visão Acadêmica e da Legislação Filipe Geraldo de M. Teixeira Chefe da Assessoria de Inovação Tecnológica 20 de outubro de 2011 - São Paulo-SP

Novos Desafios A população mundial saltará de Total de nascimentos por segundo: 4.17 Total de mortes por segundos: 1.80 _______________________ Crescimento populacional 2.37 pessoas por segundo ou 4266 por palestra! A população mundial saltará de 6,8 bilhões em 2010 para 9,3 bilhões em 2050

Os 10 principais desafios das próximas 4 décadas Novos Desafios Os 10 principais desafios das próximas 4 décadas Alimento Doenças Água Democracia Pobreza Qualidade de vida Energia Educação Alan Graham MacDiarmid Nobel em Química 2002 Em visita a miniusina de craqueamento de óleos vegetais para produção de biodiesel (2006). Parceria Embrapa - UNB Meio Ambiente Guerras

Novas Oportunidades Fonte: OECD-FAO Agricultural Outlook 2009-2018 A disponibilidade total de terra, de moderada a alta aptidão para produção agrícola, é de cerca de 43 milhões de Km². Atualmente 14 milhões de Km² são cultivados. Mais da metade da terra disponível para ampliação da produção agrícola é encontrada na África e na América Latina. 4

O Brasil tem disponibilidade de Novas Oportunidades O Brasil tem disponibilidade de ÁGUA, LUZ, TERRA 5

O Brasil tem TECNOLOGIA Novas Oportunidades O Brasil tem TECNOLOGIA O Brasil é o único país com território localizado quase integralmente no cinturão tropical que foi capaz de desenvolver agricultura de alta performance 6

Embrapa Missão Perfil Institucional Fundada em 1973 “Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira.” Perfil Institucional Fundada em 1973 47 Centros de Pesquisa e Serviços 9.506 empregados Cooperação Internacional: Américas, Europa, Ásia e África 2.355 pesquisadores 2061 Doutores (PhD) Orçamento: US$ 1 bilhão

Embrapa

Embrapa

Inovação Inovação é o resultado positivo e sustentável de um processo integrado, endógeno e exógeno, de pesquisa, desenvolvimento e transferência de soluções para/com a sociedade.

Inovação

Qualidade Nutricional Genes Específicos Qualidade Nutricional Teor de Proteína Adaptabilidade Teor de Óleo Rusticidade Resistência a Doenças Tamanho de Semente Ciclo de Produção Inovação Produtividade Lucratividade Valor Agregado

Inovação e Propriedade Intelectual Parcerias Acesso a Tecnologias de Terceiros Retorno sobre o Investimento de Pesquisa Proteção de Cultivares como Modelo de Negócios

Parcerias Retorno sobre o Investimento de Pesquisa Acesso a Tecnologias de Terceiros Retorno sobre o Investimento de Pesquisa Proteção de Cultivares como Modelo de Negócios

Inovação Lei Federal nº. 10.973, de 02.12.2004 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. Estímulo à construção de ambientes especializados e cooperativos de inovação Estímulo à participação das ICT no processo de inovação Estímulo à inovação nas empresas

Lei de Inovação Tecnológica Parcerias Lei de Inovação Tecnológica Art. 9º É facultado à ICT celebrar acordos de parceria para realização de atividades conjuntas de pesquisa científica e tecnológica e desenvolvimento de tecnologia, produto ou processo, com instituições públicas e privadas. As partes deverão prever, em contrato, a titularidade da propriedade intelectual e a participação nos resultados da exploração das criações resultantes da parceria, assegurando aos signatários o direito ao licenciamento, observado o disposto nos §§ 4o e 5o do art. 6o desta Lei. $ Recurso do Tesouro Pesquisa $ / P&D Parceiro $ Desenvolvimento $ / P&D $ $ Transferência Licenciado C/ ou S/ Exclusividade