Introdução ao Projeto na Engenharia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Advertisements

EA976 – Engenharia de Software AULA 3 O Processo de Software.
FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
Disciplina: Lógica e Matemática Computacional Professora: Chaiene Minella, MSc chaiene.yolasite.com.
A MUDAN Ç A NO AMBIENTE DOS NEG Ó CIOS. O RESPONS Á VEL PELA Á REA DO MEIO AMBIENTE A expectativa da Alta administra ç ão é de que o respons á vel pela.
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
Introdução e Conceitos.
Administração financeira
Reunião de Início do Semestre Letivo
Mobilidade urbana no Brasil
ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ENGENHARIA
Como escrever um Artigo científico?
Planejamento – Revisão do Projeto Exemplo
Título do projeto Nomes dos autores Local e Data
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
Fábrica de Software.
Artigo Científico Disciplina PPGPE: Elaboração de textos, aula e avaliação Graziela Zamponi Maria Auxiliadora Motta Barreto Sandra Giacomin Schneider.
Exercício completo de especificação de sistemas
Trabalho Final ARH I
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
A Escola Gráfica ou Técnica Professor Newton C. A. da Costa Jr.
Sistemas Baseados no Conhecimento
Docência do Ensino Superior
DESIGN DIDATICO DIGITAL
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Currículo e planejamento
METODOLOGIA DE PESQUISA
Estrutura do Projeto de Pesquisa
PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS
ANATOMIA PATOLÓGICA - AVALIAÇÃO
Tecnologias de Informação e Comunicação
Planejamento de estratégias:
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
Engenharia de Software II
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
4 – Políticas de Segurança
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
Especialização em Administração Hospitalar
EEEM Profª Salomé Carvalho
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
REDE SESI DE EDUCAÇÃO Escola SESI Jundiaí SIMULADO SOMOS.
Aula 08 – CMMI® versus PMBOK
LES Finanças Aplicadas ao Agronegócio
Introdução ao Projeto na Engenharia
Apresentação da Disciplina GPR – Gestão de Projetos
Professor reflexivo: construindo uma crítica
Introdução ao Projeto na Engenharia
Avaliar desempenho de servidores
A Prática do Design Thinking Exercício em equipe Trabalho T3 Resolvendo um problema da Poli Civil - fechamento.
O que é Educação Ambiental?
Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler
Pesquisa científica Marcelo Correa.
Desafio: Sugestões de projetos baratos de melhoria do ambiente no prédio da engenharia civil, não exigindo reformas, envolvendo acústica, aproveitamento.
Trabalho de Conclusão de Curso I
Objetivo, Definições, Significado
Análise Organizacional
Roteiro Histórico sobre Gestão de Projetos
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Avaliar desempenho de servidores
Aula S7 Lição de Casa da Aula S6
Aula S4 definição do problema aperfeiçoamento e geração de soluções
ORIETAÇÃO PARA: Elaboração do PowerPoint
Prof. Lorivaldo Rodrigues Barbosa
Formulários OSM Ariana Barra.
Transcrição da apresentação:

Introdução ao Projeto na Engenharia - 0313102 Aula 01 3 de agosto de 2016 Introdução ao Projeto na Engenharia - 0313102

Programação das aulas Aula Data Assunto 1 03/ago Introdução Geral 2 Processos e projetos - Atributos de um projeto - fases do projeto 3 17/ago Tipos de projetos 4 24/ago A Técnica do Design thinking - conceituação e primeiro exercício 29/ago a 2/set Primeira semana de provas 5 14/set Problem-based learning – PBL1 6 21/set PBL1 - continuação 7 28/set PBL2 8 05/out PBL2 - continuação 13 a 19/out Segunda semana de provas 9 26/out PBL3 10 9/nov PBL3 - continuação 11 16/nov PBL4 12 23/nov PBL4 - continuação 28/nov a 2/dez Terceira semana de provas 5 a 10/dez SUB

Critérios de avaliação 3 provas escritas individuais Trabalhos em equipe T1, T2, T3 e T4, também com notas individuais P = (P1 + P2 + P3) / 3 T = (T1 + T2 + T3 + T4) / 4 Média final: MF = 0,4 P + 0,6T

Dedicação esperada: Aulas – 12 x 2 créditos-aula x 1h= 24h Trabalhos – 12 x 1 crédito-trabalho x 2h= 24h

Competências na EC3 E G/E Níveis de domínio cognitivo mínimos segundo a Taxonomia de Bloom alcançados em todas as habilitações / ênfases da Escola Politécnica da USP, nos três momentos de formação 1. Conhecimento 2. Compreensão 3. Aplicação 4. Análise 5. Síntese 6. Avaliação 1: Matemática G 2: Ciências Naturais 3: Ciências humanas e ciências socialmente aplicáveis 4: Experimentos 5: Identificação de Problemas e Formulação de Soluções MF 6: Gerenciamento de Empreendimentos (Project Management) 7: Projeto (Design) 8: Operação e Manutenção 9: Perspectivas Históricas e Questões Contemporâneas (Sustentabilidade e Globalização) 10: Visão Aprofundada em Áreas da Habilitação / Ênfase 11: Especialização Técnica 12: Comunicação 13: Política pública 14: Administração 15: Atitudes, Liderança e Trabalho em Equipe E 16: Aprendizagem contínua 17: Responsabilidade Profissional e Ética G/E

Objetivo da disciplina : desenvolvimento de competências em cinco pilares 4: Experimentos (algo que é feito para testar uma hipótese de modo disciplinado) 5: Identificação de Problemas e Formulação de Soluções (esta é a praia do engenheiro) 6: Gerenciamento de Empreendimentos (Project Management) (só pode ser controlado o que pode ser medido) 7: Projeto (Design) (concepção de um artefato ou de um serviço) 15: Atitudes, Liderança e Trabalho em Equipe (parceria e colaboração mútua – capacidade para desenvolver capital social)

Continuação da disciplina Introdução à Engenharia Civil ATÉ ONDE FOI: Alunos organizaram-se em equipes para levantar dados sobre um determinado problema. Os assuntos vinham pré-definidos como importantes para o cliente que estava contratando. A equipe buscou investigar soluções existentes para cada um dos problemas encontrados. Não foi pedido que desenvolvessem novas soluções.   A equipe lidou com a questão da classificação das soluções. Talvez tenham ficado preocupados com a subjetividade na definição dos índices comparativos de critérios. A equipe lidou também com a necessidade de ser claro e se comunicar bem - o jargão próprio de cada área da engenharia. FICARAM FALTANDO: DEFINIÇÃO DO PROBLEMA E A ENTREGA DA SOLUÇÃO (que é distinta da entrega da especificação da solução)

Um tópico importante de vocabulário O que é um projeto? Depende... Projeto = um esforço focado = Project (inglês) Projeto = design (inglês) Como se distingue um do outro? Um problema do projeto (do esforço) Um problema de projeto (de como resolver, de design)

Definição de projeto (project) Um esforço com data de início, data de término, com um objetivo final bem claro Design (concepção): a primeira fase de um projeto Elaboração (planejamento): a segunda fase de um projeto Execução: a terceira fase de um projeto Fechamento: a quarta fase de um projeto

Foco deste curso: design thinking e PBL (problem-based learning) 4 desafios que serão enfrentados: Um problema interno ambiental Um problema dos alunos da Poli Um problema dos alunos da USP Um problema de engenharia civil Todos os problemas são reais, com clientes reais PBL é mão-na-massa

Trabalho colaborativo em equipe Usar os ativos existentes Exemplo de bom uso de ativos existentes: Exercício de empreendedorismo em Stanford: quem consegue gerar mais valor partindo de um investimento de 20 dólares em 88 horas de trabalho? 3a. colocada: 250 dólares (consertar bicicletas) 2a. colocada: 320 dólares (guardar lugar em fila de restaurante) 1a. colocada: 650 dólares (vender seus 10 minutos de tempo para uma empresa de recrutamento)

Como fazer boas perguntas

Projetos apoiam-se em premissas Premissa – um pressuposto que limita o escopo de um projeto; Uma premissa já comprovada é um fato Uma premissa ainda não comprovada é uma hipótese.

Exemplo de uma má pergunta (Inclue premissas ainda não comprovadas) A mulher da figura trabalha numa lavanderia? Perguntas boas: A pessoa da figura é uma mulher? O ambiente da foto é uma lavanderia? A pessoa da figura está trabalhando naquele local? Procure testar apenas um fato em cada pergunta. Todo o restante da pergunta precisa ser comprovado impiricamente pela foto ou por respostas anteriores.