O SISTEMA BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

O SISTEMA BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO 23/10/2006

Aspectos Relevantes da Acreditação Busca voluntária da qualidade Acreditação Educação da direção e corpo funcional Processo de construção de equipe Instrumento de gerenciamento 23/10/2006

Iniciativas Nacionais de Acreditação no Brasil 1991 1999 23/10/2006

A Organização Nacional de Acreditação Sociedade civil sem finalidade econômica; Funções: Coordenar o Sistema Brasileiro de Acreditação; Definir sistemática de avaliação; Elaborar padrões de qualidade; Capacitar multiplicadores e facilitadores. 23/10/2006

Entidades Fundadoras - Conselho de Administração 23/10/2006

Parceiros do Governo – Conselho de Administração 23/10/2006

Instituições Acreditadoras Credenciadas 23/10/2006

A LÓGICA E O MÉTODO 23/10/2006

Vantagens do Processo de Acreditação Caminho para a melhoria contínua Segurança para os pacientes e profissionais Útil instrumento de gerenciamento Critérios e objetivos concretos, adaptados à realidade brasileira 23/10/2006

A Organização de Saúde Como um Sistema Liderança e Administração Organização Profissional Atenção ao Paciente/Cliente Diagnóstico Apoio Técnico Abastecimento e Apoio Logístico Infra-Estrutura Ensino e Pesquisa 23/10/2006

23/10/2006

Os 3 Níveis Nível 3 Nível 2 Nível 1 RESULTADO PROCESSO ESTRUTURA 23/10/2006

Os Padrões Expectativas desejáveis de desempenho de uma organização; Elaborados com base na existência de 3 Níveis; Devem ser integralmente cumpridos. 23/10/2006

ATRIBUTO GERAL: Segurança (estrutura) NÍVEL 1 ATRIBUTO GERAL: Segurança (estrutura) NÍVEL 2 ATRIBUTO GERAL: Organização (processos) NÍVEL 3 ATRIBUTO GERAL: Práticas de Gestão e Qualidade (resultados) 23/10/2006

Conformidade com os padrões de Nível 1 ACREDITADO PLENO NÃO ACREDITADO ACREDITADO Conformidade com os padrões de Nível 1 ACREDITADO PLENO Conformidade com os padrões de Nível 1 e 2 ACREDITADO COM EXCELÊNCIA Conformidade com todos os padrões (Nível 1, 2 e 3) 23/10/2006

nas Organizações de Saúde? Gestão da Qualidade Porque implantar um Sistema de Qualidade nas Organizações de Saúde? 23/10/2006

Casos de Incidentes CASO 1: Esquecimento de uma régua de metal de 33 cm. O que: Retirada de tumor no abdômen. Onde: Hospital Universitário (EUA) 23/10/2006

Casos de Incidentes CASO 2: Queimadura grave após lipoaspiração O que: Lipoaspiração. Onde: Clínica de Estética (Brasil) 23/10/2006

Estima-se que 50 a 60% são evitáveis Risco x Eventos Adversos “Complicações indesejadas decorrentes dos cuidados prestados ao paciente, não atribuídas à evolução natural da doença de base” (Gallotti, 2004) Estudos das décadas de 50 e 60 já apresentavam relatos de eventos adversos Estima-se que 50 a 60% são evitáveis 23/10/2006

Magnitude dos Eventos Adversos Estudos de Harvard / 1991 4% dos pacientes sofrem algum tipo de dano no Hospital 70% dos eventos adversos provocam uma incapacidade temporal 14% dos incidentes são mortais Fonte: World Alliance for Patient Safety : forward programme. World Health Organization 2004, apud: To err is human: building a safer health system by the Institute of Medicine, 1999. USA 23/10/2006

Magnitude dos Eventos Adversos Grupo de Trabalho sobre a Qualidade da Atenção Hospitalar/2000 Um a cada dez pacientes dos hospitais europeus sofrem danos evitáveis e efeitos adversos ocasionados por cuidados recebidos. Fonte: The quality of health care/hospital activities: Report by the Working Party on quality care in hospitals of the subcommittee on coordination. September 2000. 23/10/2006

Causas de Mortes nos EUA 44.000 43.458 42.297 16.516 Óbitos Erros Médicos Acidentes Auto Ca de Mama Aids Fonte: The Institute of Medicine. To Err is Human: Building a Safer Health System, 1999 citado por Antônio Quinto Neto 23/10/2006

Ocorrências de Falhas na Assistência à Saúde A maioria das falhas médicas pertencem a cinco categorias: Falhas de equipamento Leitura incorreta dos exames de laboratórios Engano do tipo de sangue durante a transfusão Leitura incorreta de prescrições Cirurgia em parte errada do corpo 23/10/2006

Gestão da Qualidade Assistencial Fatores que interferem e fazem variar a Qualidade: Variabilidade e localização; Treinamento, experiência, especialização e a idade dos profissionais; Condições do local onde se realiza o trabalho; Financiamento e organização da assistência; Características da Organização de Saúde; Características dos clientes. 23/10/2006

Buscando a Competitividade CONSCIENTIZAÇÃO + INICIATIVA AVALIAÇÃO QUALIDADE ACREDITAÇÃO COMPETITIVIDADE 23/10/2006

“ Em serviços de saúde qualidade e risco são indissociáveis” Qualidade x Risco Qualidade Risco “ Em serviços de saúde qualidade e risco são indissociáveis” 23/10/2006

PORTAL ONA Informações sobre o SBA Notícias Agenda da Saúde Educação a distância Biblioteca Virtual Loja virtual 23/10/2006

Edifício Palácio do Rádio – Bloco 3 / 5° andar Brasília/DF www.ona.org.br ona@ona.org.br Edifício Palácio do Rádio – Bloco 3 / 5° andar Brasília/DF 23/10/2006