Diagnóstico Situacional do Parque Tecnológico do GDF

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Transcrição da apresentação:

Diagnóstico Situacional do Parque Tecnológico do GDF APÓS VIDEO: VOCES SABEM REALMENTE O QUE ESTAO CONTROLANDO? NOS CONHECEMOS O QUE DEVEMOS CONTROLAR ? ESTAMOS CONTROLANDO OU APENAS AUDITANDO ? AO ME FAZER TODAS ESTAS PERGUNTAS, FIQUEI CERTO QUE NÃO SABIA O QUE ESTAVA CONTROLANDO !!!! RESOLVEMOS NOS CONHECER ??/ CONHECER O QUE ESTOU CONTROLANDO E ENTENDER TODO SEU PROCESSO. PARA ISSO, Precisamos inovar, utilizar novas técnicas E PRINCIPALMENTE sermos especialistas. Mostrar o que ganhamos com este serviço, e que o mesmo poderia ser feito para as demais áreas de governo, principalmente obras. Demonstrar que para realizar um efetivo controle, precisamos primeiramente NOS CONHECER!!! Saber quem somos? Como trabalhamos? Nossas falhas? O que temos de bom e ruim? Etc.... 

EMENTA Objetivos do projeto Motivos Abrangência Processos envolvidos Tópicos abordados Situação encontrada Resultados, desafios & perspectivas Fatores de sucesso Proposta – próximos passos Equipe responsável

OBJETIVOS Prover o GDF de uma visão estratégica / gerencial referente a situação computacional, capaz de subsidiar novas auditorias, planejamento estratégico de TI, PDTI, evitar desperdício, melhorar a produtividade e a qualidade dos serviços prestados, etc.; Disponibilizar aos gestores públicos informações suficientes para tomada de decisões; Identificar irregularidades, boas práticas e estimular o compartilhamento de recursos e conhecimento; Iniciar monitoramento contínuo e tempestivo; Especialização dos auditores; Orientação e Assessoria.

MOTIVOS Inexistência de Órgão Central de TI no GDF; Excesso de irregularidades e auditorias; Falta de integração entre Órgãos, sistemas e principalmente das informações; Falta de compartilhamento de recursos de TI; Histórico da TI no GDF; Complexidade técnica nas auditorias em TI; Importância da TI no GDF. O Governo se conhece ? O orgao de controle interno se o que esta controlando???

ABRANGÊNCIA Este Diagnóstico foi realizado em 71 Órgãos e Entidades do GDF; Período: outubro/2010 a maio/2011; Valor total dos contratos: R$ 310.318.058,70; Procedimentos de Contratação: ARP:                   144 Licitação:              76 Dispensa/Inexig:  25 ARP: R$ 164.374.943,21(aprox 53%).

PROCESSOS ENVOLVIDOS Mapeamento dos órgãos, unidades de TI e seus representantes; Definição dos tópicos e assuntos; Elaboração de questionário on-line; Envio de login e senhas a todos os Órgãos; Orientação no preenchimento; Mapeamento dos dados preenchidos e preparação para vistoria/inspeção física; Levantamento de informações auxiliares nos demais sistemas e bases de dados do GDF; Vistoria e inspeção presencial em todas as localidades.

TÓPICOS ABORDADOS Contratos de TI; Orçamento; Segurança da Informação; Equipamentos; Sistemas; Bases de dados; Rede e internet; Infraestrutura computacional; Profissionais de TI.

SITUAÇÃO ENCONTRADA CONTRATOS/VALORES

CONTRATAÇÕES EM TI

MODALIDADES DE LICITAÇÃO

CONTRATADOS E NÃO UTILIZADOS NATUREZA DO OBJETO CONTRATADO VALOR SERVIÇOS R$ 7.179.473,09 EQUIPAMENTOS R$ 9.263.298,34 SOFTWARES R$ 18.940.417,30 TOTAL R$ 35.383.188,73 75% FOI CONTRATADO POR MEIO DE ARP

SEM COBERTURA CONTRATUAL Quem pratica? Explicar: Qaunato menor a capacitação, maior a procura por facilidades

FORNECEDORES

FORNECEDORES vs. ARP

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Mecanismos de proteção – Data Center Mecanismos preventivos

PROFISSIONAIS DE TI Falar da alta rotatividade que dificulta muito a gestão do conhecimento (principalmente a sua retenção!). ex: troca de governo, baixa capacitação dos profissionais, falta de planos de carreiras, etc... Necessidade, capacitação, especialização, rotatividade dos servidores, comissionados( gasto com treinamento dos comissionados) etc... Vou acrescentar esse assunto no final quando mostrar o nome da equipe e explicar o motivo de alguns nomes estarem em azul Demonstrando que com um baixo salário, não estamos conseguindo manter os bons profissionais.

EXECUTORES DE CONTRATO

EXECUTORES DE CONTRATO CONTRATOS DO GDF COM VALOR SUPERIOR A R$ 150.000,00

LOCAÇÃO X AQUISIÇÃO

Servidores Computacionais Equipamentos de Backup LOCAÇÃO X AQUISIÇÃO Tipo de Equipamento Tipo QTDE % Computadores Aluguel 24087 66% Aquisição 12420 34% Outro 0% Impressoras 2197 70% 897 29% 43 1% Equipamentos de Rede 930 36% 1393 54% 253 10% Servidores Computacionais 62 16% 318 83% 1 Storage 2 13% 13 87% Equipamentos de Backup 3 25% 9 75% Motivo para : Criação de ARP para aquisição de desktops e impressoras

DESAFIOS & PERSPECTIVAS Desenvolvimento do Sistema de Informações Gerenciais – SIG; Varredura diária do DODF e providências; Elaboração de Instrução Normativa específica para o GDF; Padronização dos métodos e técnicas de auditoria em TI; Monitoramento dos gastos e da utilização dos recursos em TI; Redução das “surpresas” !!!!; Melhoria no planejamento das auditorias: OS 158 de 14/julho/2011 – Auditoria Especial Secretaria Saúde(6 contratos); OS 159 de 14/julho/2011 – Inspeção Secretaria Educação (4 contratos); OS 160 de 14/julho/2011 – Inspeção Secretaria Trabalho (6 contratos); Decreto Nr. 32.753, de 04/02/2011, que regula a execução de contratos em TI; Criação do comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação do DF. Decreto Nº 33.050, de 19 de julho de 2011.

FATORES DE SUCESSO Criação do GTAFI - Grupo de Trabalho de Auditoria e Fiscalização na Área de Tecnologia da Informação - GTAFI, em 05 de abril de 2010; Patrocínio das autoridades; Contratação de auditores de controle interno especialistas na área de TI; Equipe capacitada e especializada; Comprometimento e dedicação da equipe.

PROPOSTA PRÓXIMOS PASSOS Especialização dos auditores e das auditorias; Elaborar novos diagnósticos nas demais áreas do Governo, como: Obras, Compras, Saúde, Educação, Transporte etc; Divulgar e dar transparência de como os gestores estão investindo e gastando o dinheiro público; Manter auditores qualificados, capazes de realizar auditorias em curto prazo e principalmente realizar o monitoramento contínuo e tempestivo. Estreitar o relacionamento do Órgão de Controle com as unidades executoras;

EQUIPE RESPONSÁVEL Auditor Adalberto Pereira da Silva Inspetor Dreyfus de Andrade Santana Auditor Gustavo Longo Poppius Auditor Mateus de Souza Rocha Auditor Vitor Teixeira Pessoa Auditor Vladimir Wuerges de Souza Auditor Fabio Bianchi Campos * Auditor Osvaldo Mazzola Junior * Auditora Debora Rodrigues Gonçalves** Auditor Marcelo Herbert de Lima**

Marcelo Herbert de Lima Auditor de Controle Interno Assessor - Gabinete 2108-3220 Marcelo.lima@stc.df.gov.br