Marketing em Saúde: Criando estratégias para obter mercado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com ProfªSimony
Advertisements

Crescimento de 79% no total de empregos.
CONCEITO DE MARKETING Philip Kotler:
Administração de Marketing
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Daciane de Oliveira Silva
Marketing: Introdução
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
9 - Sistemas de Informação & Marketing
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Gestão da Qualidade A DIMENSÃO ESTRATÉGICA
Marketing Marketing de Serviços: Produtividade e Qualidade
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Propaganda Global Mkt Internacional Marketing Internacional
Planejamento Estratégico do PGQP
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Orientação da Empresa Orientação para a PRODUÇÃO
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
O que está mudando na atividade de Marketing ?
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA EMPRESAS DE SERVIÇOS
Glossário de Marketing
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PESSOAS – O que é e como fazer?
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Administração de Marketing I
Prof. Cárbio Almeida Waqued
FUNDAMENTOS DE MARKETING PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Introdução Ao Marketing
RMP Consultoria de Negócios
Mix de Marketing O Produto
RMP Consultoria de Negócios
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
O processo de decisão de compra
“Integrando o país, com logística de resultado.”
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
MODELO SERVQUAL: os 5 gap’s da qualidade
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
QUALIDADE.
Planejamento Estratégico de MKT
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO
O que significa Marketing ?
Formação e Desenvolvimento de Equipe de Vendas
Qualidade dos serviços - SERVQUAL
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Comunicação e Expresssão | Departamento de Expressão Gráfica disciplina: egr5187 – marketing Professor.
Instituto Federal de Santa Catarina Técnico em Agronegócio Turismo Rural MARKETING TURÍSTICO Prof. Thiago Meneghel.
Marketing de Serviços Qualidade dos serviços Natália Xavier Bueno.
Disciplina de marketing
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
Qualidade em Serviços Aula 2
MARKETING E VENDAS NO SÉCULO XXI As Razões Pelas Quais Todas as Pessoas Precisam Entender Um Pouco de Marketing e De Vendas Quanto Mais as Empresas Se.
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Prof. Paulo Barreto  Em serviços, a avaliação da qualidade surge ao longo do processo de processo de prestação de serviços. Cada.
Aulas Prof. Rafael de Paiva Lima Administrador prof. Pág. 1 Estratégia de Marketing de Serviços Normalmente não é realista uma.
Transcrição da apresentação:

Marketing em Saúde: Criando estratégias para obter mercado Prof. Nilton de Paula Pereira Mestre em Administração pelo Uni-FACEF Graduado em Marketing pela ESPM

Professor e Coordenador da FAE Business School. Marketing em Saúde Doutor; "aperte o cinto" que o paciente sumiu! – (Douglas Zela *) Aumento da quantidade de profissionais. A população com renda mais elevada, com possibilidade de pagamento de consultas particulares ou por Seguro Saúde, vem tendo um crescimento cada vez menor. A quantidade de Empresas de Seguro de Saúde vem aumentando. A quantidade de consultas particulares vem diminuindo. A quantidade de faculdades de medicina vem aumentando. Professor e Coordenador da FAE Business School. Mestre em Administração, Doutorando em Gestão de Negócios e Consultor.

Marketing em Saúde Exigências requeridas nas ações: Estratégia na captação e preservação de clientes / pacientes.

Marketing em Saúde Classe médica Manter situação confortável de uma grande quantidade de clientes / pacientes. Clientes / pacientes Oportunidade de escolha e busca de melhor atendimento

Marketing em Saúde DESAFIO - necessidade de mudança na sua forma de pensar e agir com relação aos seus clientes / pacientes. Forma: - Ética. - Qualidade dos serviços prestados. - Satisfação das necessidades e dos desejos dos clientes / pacientes CONHECER MARKETING

Marketing: Definição Kotler: é uma atividade direcionada para satisfazer necessidades e desejos por meio de processo de trocas: SAÚDE $ Perceber OPORTUNIDADES - quais atrativos facilitam a troca voluntária.

O que falta na área da saúde: propaganda ou marketing? Conselho Federal de Medicina proíbe a prática da propaganda – Deve ser revisado O marketing na medicina ainda é visto de forma negativa porque muitas vezes está relacionado a propaganda enganosa. Nós somos os provedores e nós sabemos o que é melhor para você. Uma orientação de produto conduz à “comercialização da miopia”, focalizando o produto em vez das necessidades do cliente .

Orientação inicial: Marketing na medicina deve estar diretamente relacionado ao benefício à saúde pública (Marinho Jorge Scarpi, coordenador do MBA em Saúde da Escola Paulista de Medicina, ligada à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). - Atendimento aos desejos de conforto, bem-estar e necessidade de saúde da comunidade (Regina Rosaly e Paola Zucchi – médicas UNIFESP)

Orientação inicial: Mudar o conceito de paciente / cliente para cliente / paciente – orientação para o MERCADO. Um orientador de qualidade de vida, de qualidade de assistência, levando o produto ao melhor uso e à clientela mais segurança. Disponibilizar recursos (Bens e Serviços) requer estrutura financeira adequada = Sucesso.

Kotler e Clarke. In: Rosaly e Zucchi “a tarefa principal da organização é determinar as necessidades e o que quer do mercado alvo”, requerendo: uma administração que reconheça a primazia das necessidades dos clientes e expectativas, moldando os planos da organização e operações. Método: que use a pesquisa e mercado para obter informações para determinar as necessidades presentes e futuras do mercado-alvo = TRABALHAR INFO.

Pesquisar: Desenvolvimento de uma Mix de serviços que seja apropriada ao mercado-alvo e a restrição ou corte de serviços que já não satisfazem necessidades. Identificar que responsabilidade há para com segmentos excluídos (não atendidos) que possam gerar receitas.

Equilíbrio Melhor serviço Resultados Financeiros Relacionamento com o cliente Melhor serviço Resultados Financeiros

Considerações “A saúde é um estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença ou enfermidades” (Nilson de Almeida – Presidente do Hospital e Maternidade Santa Marina – premiado com o Hospital Best 2004 pela ABMS AssociaÇão Brasileira de Marketing em Saúde). Manter nível de atendimento e assegurar a satisfação continuada através de novos negócios = Maximiza Lucro e ROI (Regina Rosaly e Paola Zucchi).

Ferramental: Estratégias CRIAR CANAL DE COMUNICAÇÃO EXCLUSIVO: - Como forma de relacionamento. - Como forma de viver experiências. - O desenvolvimento de atividades de promoção (relações públicas, anúncios, promoção de vendas e vendas pessoais) e de comunicação regular com o mercado-alvo.

Ferramental: Estratégias Ações na INTERNET – Medir desempenho FOLDER com informações constantes sobre doenças e saúde pública. Utilizar EVENTOS como estratégia de comunicação.

Padrão de Serviços ESCALA SERVQUAL - Na hora da verdade que dimensões os consumidores avaliam e usam para formar as suas impressões sobre qualidade. Há 5 critérios na percepção da qualidade: - Confiabilidade – prestar o serviço prometido de forma confiável e preciso. -  Presteza – disposição e agilidade para ajudar.

Padrão de Serviços - Segurança – demonstrar cortesia, conhecimento do serviço e transmitir confiança. -  Empatia – atenção e tratamento individualizado aos clientes. - Tangibilidade – instalações, ambiente, material de comunicação, equipamentos. FALHAS – deriva de hiatos de desempenho entre interrupções ou falhas na produção de qualidade.

Dimensões de qualidade Dimensão técnica (o que o cliente recebe) Dimensão funcional (como o cliente recebe) Dessas duas qualidades percebidas, influenciadas pela imagem da empresa, resultaria a qualidade experimentada, e da comparação entre esta e a que o cliente esperava surge a percepção de qualidade.

Dimensões de qualidade Em qual nível estamos ? Encantamento Satisfação Nível desejado – o que o cliente espera receber. ÁREA de TOLERÂNCIA o que o cliente acha aceitável receber Nível Adequado Insatisfação Decepção

SUCESSO: Qual é o meu negócio?????? Considera-se como sendo assistência médico-hospitalar de qualidade, aquela inovativa, de alto padrão tecnológico, mas, ao mesmo tempo humanizada, diferenciada ao nível de cliente-paciente, mas que no plano geral, apresenta-se como integral, a fim de garantir a tranqüilidade assistencial da população.

Clip – como o evento atua em nossa mente. Viver experiências