Desafios para o Turismo em Meio Rural Novas oportunidades – novas competências Palmela, 7 de Novembro de 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Prof. Alberto Martins Júnior
Manuel de Castells e o impacto da tecnologia na sociedade
Sistemas de Informação
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Acções de Preparação Técnica da Rede de Competências - 1.ª Sessão - SISCOOP (IAPMEI) | Lisboa: 24 de Novembro de 2003 Coimbra: 26 de Novembro de 2003.
A Gestão do Conhecimento como Ferramenta nos Negócios Esportivos
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
Apresentação do Projeto
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
Desafio das novas tecnologias
LOGÍSTICA Grupo 97..
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
O Futuro da Competição Grupo D
Plataforma GIVE4Link Gestão Integrada de Visitantes e Envolvente
A EVOLUÇÃO DE RH Analisando a evolução da função RH no decorrer dos anos, é possível observar seu processo de emancipação acompanhando, lado a lado, pela.
PORTUGAL CRIATIVO, 18 de Junho de 2011 Edgar Secca Palco Principal: Redes sociais, espaços de negócio PORTUGAL CRIATIVO, 18 de Junho de 2011 Edgar Secca.
VI Fórum Telecom e Media Diário Económico Sheraton Lisboa Hotel e SPA José Ferrari Careto
D igita l Estilo de vida Janeiro 2004 vem aí o....
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Introdução ao Composto de Marketing
Portal Corporativo: Conceitos e Características
CURRICULO +.
Tendências em Educação a Distância e Soluções Digitais para o Ensino Presencial e/ou a Distância
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Sistema de Mapeamento de Competências
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
TI em Foco Grupo: Tiago Albuquerque, Werbert Sena.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO
A Busca da Excelência em Gestão. Estamos no meio da revolução da informação Isto é uma guerra... No mundo digital, surgem conteúdos totalmente novos O.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
Iniciando na logística empresarial
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Redes, redes, redes... Empresas e Redes sociais. Redes, redes, redes...? Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, e REDES
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
Desafios para a Inovação Lisboa, 14 de maio de 2015.
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
III – Uso Infraestrutura – Sociedade Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
PLANO DE NEGÓCIOS.
Semana de Comunicação 2010 Comunicação digital: como as comunidades de consumidores estão transformando a relação entre empresas e clientes João Vitor.
Gestão do Conhecimento GC
Lançamento do Edital “Culturas Tradicionais”
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
IPS – Escola s Superior de Educação Discente: Luís Varela Docente: Marli Almeida Curso: 1º ano Comunicação Social.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010 Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Apresentação “Terceirização Estratégica” TERCEIRIZAÇÃO ESTRATÉGICA O Novo Paradigma.
Criação de sites bh A Lytron Brasil é uma Agência de Marketing Digital Completa. Com experiência nesse mercado desde 2001, atendemos com sucesso e consideração.
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
Pbh.gov Por dentro do portal da Prefeitura A Experiência Bhtrans PREFEITURA BELO HORIZONTE Eduardo Amorim - Gerente de Informação Bhtrans.
Marketing digital bh Iniciando seu negócio? Escolha um de nossos layouts e tenha um site profissional e personalizado. Baixo Investimento! #PEQUENA EMPRESA?
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Transcrição da apresentação:

Desafios para o Turismo em Meio Rural Novas oportunidades – novas competências Palmela, 7 de Novembro de 2012

Desafios para o Turismo em Espaço Rural Desenvolver experiências Diferenciar o oferta Posicionar a oferta nos mercados relevantes TIC – instrumento viabilizador Verdadeiros desafios estão na necessidade de novas competências e novos modelos de organização: Diferenciar - Cooperar – Comunicar

Transformação do Turismo A globalização do Mercado Turístico a que se assistiu nos últimos anos foi fortemente marcada pela revolução das tecnologias de informação e comunicação. O seu impacto levou à emergência de novos modelos de organização do negócio turístico, à democratização do transporte aéreo, ao aparecimento de novos destinos e a uma nova geração de clientes mais exigentes, mais informados e com maior capacidade de escolha.

Modelo de produção O modelo de produção em Turismo é distribuído e cooperativo, envolvendo a colaboração ativa de múltiplos atores que fornecem, de forma agregada ou dispersa, o conjunto de serviços que viabilizam a viagem e a fruição do destino. Este modelo distribuído concretiza-se numa rede que se articula à escala global, a escala do processo de produção do turismo. Assim, o desenvolvimento da internet e das tecnologias de informação trouxe consigo a alteração profunda do processo de produção turística, viabilizando o tratamento automático da informação e a sua partilha em grande quantidade, a custos reduzidos.

Clientes Os clientes da atividade turística, protagonistas deste novo paradigma da sociedade do conhecimento e do relacionamento, tornaram-se consumidores (e mais recentemente produtores) de informação, em todas as fases do ciclo de viagem: Na preparação da viagem, para informar a decisão e limitar o risco; Durante a viagem, facilitando a sua permanência no destino e a sua vivência experiencial; No regresso, partilhando a experiência da viagem nas suas redes de relacionamento ou prolongando sob novas formas a experiência vivida.

Aumentar a eficiência da cadeia de produção (destinos e empresas) reduzindo os custos, maximizando a visibilidade no mercado e a capacidade de relacionamento com o cliente. Generalizar o acesso das empresas à tecnologia, especialmente PME

Assegurar a publicação regular de conteúdos digitais diferenciadores (web site otimizado para a boa visibilidade nos motores de pesquisa, redes sociais e blog, plataformas e aplicações móveis)

Interagir e monitorar a relação com o cliente

Assegurar a gestão do inventário e dos canais de distribuição e do pricing de forma integrada, inteligente e flexível, permitindo a reação rápida às solicitações do mercado. Integrar dinamicamente os componentes da experiência

Novas oportunidades – novas competências Que caminhos

Criar e gerir conteúdos - comunicar em comunidades, criar contextos Desenvolver experiências – criatividade, conhecimento, parcerias Gerir a distribuição de forma integrada – coerência, relevância Criar escala e agrupar competências que permitam

Colaboração Partilha de conhecimento Partilha de recursos Construção de experiências holísticas Agregação de novas competências (novos atores?) gestor de comunidades gestor de experiências Identidade digital Uma presença – múltiplas redes

Palmela,